Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    " Regulamento de acesso

    Com a publicação da Portaria n.º 201-A/2020, de 19 de agosto, é criada e regulamentada uma nova e 3ª geração do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, denominado PARES 3.0 e cujo regulamento de acesso é publicado em anexo à citada portaria.........Oportunamente será publicado o aviso de abertura de candidaturas ao PARES 3.0, com vista a apoiar a concretização de projetos de investimento em equipamentos sociais ainda em 2020."

    Tenho na familia uma casa secular desabitada com 14 divisoes, e há ja algum tempo, que tenho ideias de transformar aquilo numa residencia senior. A ideia, nao explicita aqui, tem por base os moldes da Casa do Artista, mas direcionada a uma outra classe de trabalhadores.
    Acontece que neste momento, nao consigo reunir dinheiro para uma aventura destas, e queria tentar o programa PAES...nunca se sabe.
    Alguem tem conhecimento da data de abertura para candidaturas?

    Ja agora, se fossem vocês, tentavam arranjar financiamento onde?
  2.  # 2

    Não se meta nisso.

    É um processo lento e complexo. Já fizemos vários. Pode demorar 3 anos. Necessita de parecer positivo de camara, delegação de saúde, bombeiros e seg. Social. As exigências técnicas são equivalentes em custo a um hotel de 4 estrelas. Este facto faz com que a generalidade da...
    ... população portuguesa fique arredada do acesso a um lar legal. Ao mesmo tempo é pouco atrativo para os privados competirem com os apoios que as misericórdias recebem por utente. Isto acaba por criar a necessidade de lares ilegais para os mais pobres.
    A segurança social sabe dos lares ilegais mas eles suprem uma necessidade e por isso não os fecha. Então, "sinaliza-os". Pode fecha-los apenas quando abre um da misericórdia ou privado com preços competitivos.
    Este é o cenário. Não é máfia, é uma tragédia bem portuguesa.

    Leia a conversa toda: https://twitter.com/joaomiranda/status/1308844838750769160
  3.  # 3

    14 divisões é o quê... isso so tem viabilidade economica com 59 utentes... ou menos, mas se for uma ERPI de luxo.. que os utentes paguem uns 2000 ou 3000€/Mês. fora extras...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas14 divisões é o quê... isso so tem viabilidade economica com 59 utentes... ou menos, mas se for uma ERPI de luxo.. que os utentes paguem uns 2000 ou 3000€/Mês. fora extras...

    Sem saber o mintante investido, como chegou á conclusao quecsao necessarios 59 utentes para a viabilidade economica?
  5.  # 5

    Colocado por: kolchak
    Sem saber o montante investido, como chegou á conclusao quecsao necessarios 59 utentes para a viabilidade economica?
  6.  # 6

    ... não é só construir. É manter... com todas as obrigações legais, humans e materiais exigidas.
    conheço muitas direcções de instituições com valência de ERPI... diversas Misericordias e IPSS..
  7.  # 7

    Colocado por: kolchakAlguem tem conhecimento da data de abertura para candidaturas?


    isso está tudo à espera, mas não vai conseguir tratar de tudo a tempo. faço parte dos corpos gerentes de uma IPSS e temos um projecto aprovado pela camara, pela segurança social, com os 1001 pareceres que são precisos pedir, tudo à espera que saia a candidatura para começarmos.

    agora estes apoios chegam, mas com atraso, se não tiver dinheiro para andar à frente, vai ter que se financiar na banca para a obra nadar. e depois existe sempre um valor residual 20% a 30% que terá que assumir. Estes 20% a 30% ainda são uma pipa de massa.

    acho muito dificel um lar ter viabilidade financeira com menos de 30 utentes, os quartos tem que ter tamanhos minimos, tem que haver um determinado numero de wc por utentes, os espaços comuns tem que ter um determinado espaço por utente, mais cozinha, mais lavandaria, mais enfermaria, mais isto, mais aquilo, etc. Assim um lar para 30 utentes ocupa facilmente uma area de 1000m2, ficando sempre um investimento na casa de 1 milhao de euros.
  8.  # 8

    ERPI com 40 utentes, só com acordos, fica ele muito curto...
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasERPI com 40 utentes, só com acordos, fica ele muito curto...


    sim o nosso calculo de 30 utentes é com acordo com a segurança social.

    sem acordo com a segurança social ou dispara a mensalidade dos utentes ou tem que aumentar o número de utentes para conseguir pagar os ordenados dos funcionarios.

    um dos problemas na minha zona foi que houve algumas IPSS pequenas que fizeram lares com 18 camas, 20 camas e nunca sairam do vermelho, só quando aumentaram para as 30 camas é que as contas equilibraram.
 
0.0149 seg. NEW