Boa tarde, recentemente comprei uma casa. Tenho uma lareira/recuperador de calor que aquece a casa toda através de radiadores. Essa lareira/recuperador tem um aspeto muito antigo e quero remodelar e tornar mais moderno. Gostava de endireitar as paredes laterais e da frente. Não sei qual a melhor opção, se tentar cortar a pedra é encher com tijolo e massa ou se ponho pladur. Se tiverem alguma sugestão agradecia
sou um pouco radical. do meu ponto de vista, demolia tudo, e no recuperador criava uma bela caixa metalica em preto mate lacado , ficando o recuperador com 1/2 altura da porta, ( para as saidas de ar e ventiladores ) e por debaixo pelo menos 1/2 altura da porta tudo aberto suspenso.
1º vai ter mais potencia de aquecimento 2º limpeza é mais fácil , só passar a esfergona por baixo 3º dá para guardar uma lenhazinha num cesto por baixo ( cesto com rodinhas ) para rolar até á porta e buscar próxima carga.
nao estava a pensar em tanta pedra, mas a pedra até dá aquele toque ,
sim é uma solução , o que importa é que goste, e não tenha uma aberraçao técnica, que isso será literalmente queimar dinheiro.
a minha visão incluia aproveitar o recuperador existente, tenho receio que esse recuperador não recupere calor uma vez que a convecção é a maior fonte de energia do recuperador normal.
Esse em vidro será a radiação a fonte de energia, e para isso necessita de ter "luz" á vista , ie , chama grande.