Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Vou tentar colocar a minha questão de forma simples, e não "divagar" muito, de forma a que, se houver quem me saiba ajudar, me consiga dar respostas o mais directas possível.

Penso adquirir uma casa, e não me vejo a comprar uma feita, nem a entregar uma obra a alguém, devido aos valores envolvidos!

Há muito tempo que me surgiu a ideia de fazer eu próprio, com ajuda de familiares e amigos, e à medida daquilo que me vá sendo possível, a minha casa.

Tendo em conta as "exigências" actuais, esta minha ideia torna-se um pouco complicada de levar a cabo, pois há normas, prazos, etc, etc, que têm de ser cumpridos. O que torna a ideia de construir ao longo de 3 ou 4 anos, complicada de levar a cabo.

Portanto, surgiu-me a ideia de construir de "dentro para fora"! Ou seja, e simplificando: é possível construir uma estrutura 18,00 x 11,00 m, com um pé direito de cerca de 3,00/3,50 m, tudo isto de forma legal, e com as ligações necessárias a electricidade, água, esgotos, e gás, com o argumento de ser um "barracão" e, depois de construído, ir fazendo as obras no interior, à medida das minhas possibilidades para o transformar numa habitação e, consequentemente, legalizá-la como tal?

Obviamente que haveriam coisas que teriam de ser vistas na altura da legalização da casa... Mas era mais para saber se esta é uma ideia sobre a qual me vale a pena debruçar, ou se é de chutar imediatamente para canto?

Cumps, e obrigado desde já por qualquer ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

Colocado por: Rui Gameiroé possível construir uma estrutura 18,00 x 11,00 m, com um pé direito de cerca de 3,00/3,50 m, tudo isto de forma legal, e com as ligações necessárias a electricidade, água, esgotos, e gás, com o argumento de ser um "barracão" e, depois de construído, ir fazendo as obras no interior, à medida das minhas possibilidades para o transformar numa habitação e, consequentemente, legalizá-la como tal?
    a resposta simples é nao. primeiro porque um barracão dessa envergadura requer também ser licenciado.
    o segundo é porque existem normas para construir, PDM,s etc que têm de ser erespeitadas
    e terceiro porque nem tudo é legalizável.. já imaginou fazer isso e depois na altura de 'legalizar' vc ser obrigado mas era a demolir? .. pois.. o caminho mais simples, e mais barato será fazer as coisas direitinhas. contrate um arqº local e informe-se das opções que tem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Gameiro
  3.  # 3

Obrigado pela resposta antonylemos.

A ideia seria o próprio barracão estar legal! Não pretendo estar a fugir a nada, a não ser a despesas desnecessárias. Obviamente que, ao fazer esse "barracão", já desde o início que iria ter em conta o local onde estava inserido, e se seria hipoteticamente possível legalizá-lo.
    Eu não sou entendido em PDMs, nem nada que se pareça... Mas não é possível levantar uma estrutura deste género numa zona em que o PDM permita fazer moradias?! (provavelmente esta questão nem fez muito sentido, pois imagino que haja muitas condicionantes acerca desta questão!)
    • AMVP
    • 9 outubro 2020

# 4

Colocado por: antonylemosa resposta simples é nao. primeiro porque um barracão dessa envergadura requer também ser licenciado.
    o segundo é porque existem normas para construir, PDM,s etc que têm de ser erespeitadas
    e terceiro porque nem tudo é legalizável.. já imaginou fazer isso e depois na altura de 'legalizar' vc ser obrigado mas era a demolir? .. pois.. o caminho mais simples, e mais barato será fazer as coisas direitinhas. contrate um arqº local e informe-se das opções que tem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui Gameiro

há uma quarta razão, se nada estiver legal e for legalizando ao longo de anos no final pode concluir que todo o processo saiu mais caro ainda, é obvio que se lá tiver vivido durante esses anos as contas são outras pq tb não pagou rendas, mas é só para alertar para o custo do processo de legalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcc7
  4.  # 5

Colocado por: Rui Gameiroa não ser a despesas desnecessárias.
    é precisamente aqui .. quer dizer, vai pagar os projectos e licenciamento de um barracao ... e daqui por uns tempos vai pagar os projectos e licenciamento de uma casa?? porque nao faz isso uma vez direitinho em vez de desnecessáriamente pagar dois projectos (três se contar com o projectos que terá de seguir para transformar o barracão), dois licenciamentos e duas vezes taxas...

nao entendo essa de para ser mais barato vai entrar em mais despesas que as necessárias.

uma coisa construida hoje mesmo cumprindo a legislação daqui por uns anos pode nao ser legalizável pois as leis mudam.
  5.  # 6

18,00 m x 11,00 m= 198,00m2

Faça metade, tudo legal.
    No futuro, poderá ampliar. Peça ao arquitecto que contemple essa possibilidade.

Primeiramente, afira bem se pode construir todas essas áreas no seu terreno.
  6.  # 7

Quer poupar e para isso quer fazer dois processos de licenciamento!!!!
  7.  # 8

Colocado por: ADROatelier18,00 m x 11,00 m= 198,00m2

Pois, não tem dinheiro mas querem casas grandes.
  8.  # 9

Faça um Open space t0
  9.  # 10

Eu não quero ensinar a missa ao vigário!
    Eu entendo tudo o que me estão a dizer. A sério que entendo. E provavelmente até têm toda a razão! Mais razão terão ainda se assumirmos que todos os que me estão a responder têm conhecimento do assunto, seja por já terem passado por alguma situação minimamente semelhante, ou por serem profissionais da área.

Eu não estou a tentar descobrir a pólvora. Apenas sei que, sobre licenças, autorizações, etc, tudo o que é questões legais, sou "um zero à esquerda", daí ter vindo ver se haveria, eventualmente, alguém que me conseguisse dar umas luzes sobre esta questão.

Sobre o(s) licenciamento(s), não sei se ficam em 100, 1000, ou 5000€ cada um. Obviamente que também isso terá peso numa eventual decisão de avançar com isto...

Mas também sei que, construindo o barracão (telhado e paredes, tudo o resto ser feito aos poucos), e fazendo eu mesmo tudo o que me for possível, só entregando a profissionais o estritamente necessário, ou que tenha de ser feito por técnicos qualificados, como gás, água, etc, a construção no global iria ficar-me muito mais em conta! Quanto mais não seja, pelo que pouparia em mão-de-obra.

E, mesmo não sabendo os valores das licenças, etc, duvido muito que aquilo que iria poupar na construção não compensasse o valor desse licenciamento extra.

Tudo isto é uma questão hipotética! Eu não tenho nada decidido, não tenho terreno, nem tenho nada além de uma "ideia"... Apenas vim questionar se seria possível "transformar" um barracão numa habitação. Isto, legalmente falando...

Colocado por: PicaretaPois, não tem dinheiro mas querem casas grandes

.

Obrigado pelo seu comentário altamente construtivo e por tentar ajudar alguém que é leigo na matéria e veio humildemente pedir ajuda.

Não é que tenha de o fazer, mas vou-lhe explicar como cheguei a este valor, e o que é que ele contempla:
    - 1 bloco de 4 x 7 = 28 m2
    - 1 bloco de 5 x 5 = 25 m2
    - 1 bloco de 8 x 11 = 88 m2

Área total 28 + 25 + 88 = 141 m2

Área do "barracão" - (8 + 5 + 4) x 11 = 187 m2. Há pouco fiz as contas à pressa e por erro deu-me os 18 x 11 = 198 m2.

Isto porque fazer um barracão rectangular, além de mais rápido, também ficaria mais em conta... Sim, ficaria com área coberta no exterior desnecessariamente, mas seria uma questão com a qual teria de viver!

Não acho, honestamente, que seja a área de um palácio! E certamente que não estará a ver uma casa com 5 quartos, 4 casas-de-banho duas cozinhas, garagem para 3 carros, sala de jantar, de estar e lavandaria nesta tão absurdamente enorme área...

Esteja à vontade para intervir sempre que achar oportuno e que tenha algo para acrescentar à discussão.

Cumps, e obrigado a todos

0.0150 seg. NEW