Iniciar sessão ou registar-se
    • KLM
    • 9 outubro 2020

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Como o próprio título indica, venho procurar as vossas opiniões relativamente à opção de investir em moradia antiga para requalificar vs construir uma moradia nova.

    Bem sei que com esta pergunta estou a encetar um tema bastante complexo e que vou ter respostas do tipo "depende do estado da moradia", "depende do valor patrimonial da mesma", "depende por quanto a comprou", "depende dos materiais que lá quiser meter" etc etc etc, mas, de uma forma geral: qual a vossa opinião "média" relativamente a este assunto?

    Ou seja, na maioria dos casos que conheceram, e tendo em conta o montante investido para aquisição+obras, veio ou não a compensar esta opção, face à opção nova construção?

    Obrigado por eventuais opiniões.
  1.  # 2

    Seria para investir em habitação própia?
    Já habitou numa moradia antiga reabilitada e numa moradia moderna? O que prefere?
  2.  # 3

    Colocado por: KLM
    Como o próprio título indica, venho procurar as vossas opiniões relativamente à opção de investir em moradia antiga para requalificar vs construir uma moradia nova.
    tudo depende de si e dos seus gostos.

    regra geral se o fizer pensando que vai ser muito mais barato pode desde já esquecer. regra geral nao andará muito longe de construir novo, por vezes até mais.. mas isso tudo depende das obras que o im´vel necessita para reabilitar. pode ser pouca coisa, pode ser muita.. é quase como perguntar se um carro vermelho custa mais que um carro novo...

    nao existe uma regra geral média que está a procurar pois embora nao seja a resposta que quer a resposta mais verdadeira (pela minha experiencia no assunto) que se pode dar é mesmo 'depende'.

    se for para si diria que se quer uma casa dessas, seja pelo charme que tem em relação às novas.. ou outro tipo de preferencia pessoal diria firça.. faz bem reabilitar.. mas se for estritamente por uma questão de valores tenha cuidado porque pode ser mais barato ou nao. regra geral mais caro nao fica, mas lá está.. ninguem lhe vai poder afirmar isso.
    • KLM
    • 9 outubro 2020

     # 4

    Boa tarde,

    Seria para investir como segunda casa. Não sou muito exigente com os materiais, pretendo apenas habitabilidade com as mínimas condições. Vejo no mercado muitas casas antigas com terreno à volta a preço apetecível, mas tenho receio do valor para as requalificar.

    Para dar um exemplo, tenho em vista uma moradia térrea de 1941 de 140 m2 por 90.000 com um belo terreno à volta, supostamente "habitável" mas é claro que a necessitar de obras. Na mesma localidade há terrenos para construir, à venda por 20.000. Deixa-me a pensar qual será a melhor alternativa em termos de investimento.
  3.  # 5

    Colocado por: KLMBoa tarde,

    Seria para investir como segunda casa. Não sou muito exigente com os materiais, pretendo apenas habitabilidade com as mínimas condições. Vejo no mercado muitas casas antigas com terreno à volta a preço apetecível, mas tenho receio do valor para as requalificar.

    Para dar um exemplo, tenho em vista uma moradia térrea de 1941 de 140 m2 por 90.000 com um belo terreno à volta, supostamente "habitável" mas é claro que a necessitar de obras. Na mesma localidade há terrenos para construir, à venda por 20.000. Deixa-me a pensar qual será a melhor alternativa em termos de investimento.

    Se objectivo será gastar o minimo $$$ faça as contas, desconte o valor das obras + projecto + licenciamento + a parte sentimental e faça uma proposta.
  4.  # 6

    Colocado por: KLMVejo no mercado muitas casas antigas com terreno à volta a preço apetecível, mas tenho receio do valor para as requalificar.
    pois entendo.. o que aconselho a fazer nestes casos é caso a caso ter algum arqº ou técnico experiente que o possa ajudar a avaliar os imóveis.
  5.  # 7

    Colocado por: bluewingslicenciamento
    uma reabilitação nao necessita sempre de licenciamento, no entanto deve ser sempre apoiada por um projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
  6.  # 8

    É mais facil/barato construir uma moradia de raiz sem projeto que fazer uma recuperação.
    As recuperaçoes são sempre uma caixinha de surpresas, quanto mais defenido e estudado estiver o pretendido mais fácil é barata é a obra.
    • KLM
    • 10 outubro 2020

     # 9

    Obrigado a todos pelas opiniões.
  7.  # 10

    não esquecer que se vender daqui a 15 anos tudo o que lá gastou paga mais valias.
  8.  # 11

    Quer uma casa de férias para daqui a uns 6 meses ou 2 anos?

    Eu no seu lugar comprava uma usada habitavel, fazia as obras básicas (como disse) e não me chateava com projectos nem licenças.
    (nota: eu sou parcial neste tema, só compro imoveis devolutos e dou-lhes nova vida. :)
    • RMPG
    • 11 outubro 2020

     # 12

    Boa noite da pouca experiencia que tenho, ate agora não tive grande desilusões, mas também não ia iludido é certo... adquiri ´ha uns 5 anos uma casinha pequena T1, com 57m2, que necessitava obviamente de obras, levou telhado novo com projeto de alteração a volumetria do edifício, foi feito por empreiteiro, restantes obras foram feitas por mim e amigos, tudo novo, canalização, eletricidade, esgotos, todas as paredes, picadas e rebocadas, caixilharia em alumínio duas portas e uma janela. fiz um investimento pequeno, la esta sem luxos, mas com o básico, esta agradável. tenho dito sempre alugada..

    Agora bem recente, adquiri outro imóvel, este já maior, T2, mais aproveitamento de sótão, cerca de 80 m2, mais um quintal com anexo... ainda por intervir... neste obras idênticas ao anterior, mas aqui o telhado estava em boas condições, sem necessidade de intervenção, tal como na anterior tudo o que são eletricidade, aguas esgotos é novo, desta vez recorri ao pladur em todas as paredes, tive metade do trabalho da anterior a obra é bem mais limpa, o chão também em vez de cerâmico foi em flutuante. tudo também sem luxo mas com o básico, para um conforto de quem para la va viver..

    Claro esta fartei-me de trabalhar, ha imperfeições próprias de quem não é profissional, mas não posso acusar ninguém pois fui eu que as fiz, e da gosto ver o fruto do nosso trabalho... por isso digo-he que investir numa moradia antiga vale a pena, agora claro que depende sempre das expetativas que se tem, do que se pretende...

    As duas casa são numa aldeia, "comprei barato", investi pouco, trabalhei muito, tenho a certeza que se fosse vender ia ganhar uns trocos.. neste momento tenho alugadas, amanha se quiser vender já sei, tenho as mais valias á perna... Espero deixar isso para os meus filhos... eheehehe eles que se desenrasquem ;)
    Concordam com este comentário: DonaRute
 
0.0161 seg. NEW