tenho uma varanda que dá sobre parte da minha sala e , sempre que chove, chove também nos pontos de luz e na lareira em ferro que atravessa a dita cuja varanda. Impermeabilizei-a primeiro com fibra de vidro, chovia, deitei tudo abaixo e pus uma tela com borracha liquida e passei todos os escoadoros com uma pele elástica da sikka e esperei pelas primeiras chuvas. Qual não foi o meu espanto quando me começou a chover, ainda mais depressa e com mais intensidade nos mesmos exactos sítios. HELP! Já não sei o que fazer!
Mal acaba um trabalho de impermeabilização deve TESTÁ-LO (tapa os buracos todos e INUNDA o terraço). Não precisa de esperar pela chuva para ver se resultou...
Já agora: TEM A CERTEZA que a água atravessa a impermeabilização, ou poderá vir de outro lado?
É que, aqui há uns anos, pediram-me para "tratar" de um terraço(1) sobre uma sala+quarto, mas quando lá chegou a minha malta "deu-me" um palpite e mandei testar (inundar) o terraço. Não passava nem uma gota. Após alguma pesquisa, descobri que, afinal, a infiltração era provocada por um cano roto.
Se tiver a certeza que é a "impermeabilização" que não está a funcionar, volte à solução tradicional: 2 telas asfálticas cruzadas.
(1)Nota: isto implicava, remover as tijoleiras, betonilha, etc., impermeabilizar com tela, e repor tudo. Em vez disso, abriram-se uns roçozitos na parede exterior para descobrir o tal tubo, e resolveu-se em duas penadas.
Eu confirmo que a verdadeira origem das infiltrações por vezes pode ser uma surpresa...
Há uns anos atrás, num apartamento do Algarve, começou a chover num ponto de luz... a infiltração era no andar superior, mas a uns 20 metros de distância desse ponto de luz.