Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 5 novembro 2009

# 1

Esta é a minha primeira participação neste fórum e gostava de felicitar todos os seus membros e a sua administração pelo excelente espaço de discussão e ajuda que é o Fórum da Casa.

Não sou profissional do sector da construção (a minha área é o design e publicidade) mas tenho tido algumas experiências com “obras” e é uma área que me desperta muito interesse.

A questão em que agradecia a vossa ajuda é a seguinte: estou em vias de comprar uma casa térrea para remodelar e parte da sua fachada está revestida a azulejo que queria substituir por reboco para poder ser pintada. O meu pedreiro disse-me que a melhor forma seria arrancar os azulejos e depois rebocar. Talvez ele tenha razão, mas às vezes eu gosto de “inventar” e neste caso para evitar o trabalho de picar os azulejos e remover o entulho, imagino que poderá haver outra solução. Tipo rebocar directamente por cima dos azulejos com cimento-cola para azulejo ou com outra massa apropriada para o efeito.

Se calhar estou a “inventar” um disparate, porque isso poderá provocar fissuras ou outros problemas que como leigo na matéria nem consigo imaginar. Agradecia a vossa prestimosa ajuda nesta questão.

Obrigado a todos.
  1.  # 2

Está mesmo a inventar, porque imagine que os azulejos existentes estão assentes num reboco que já deu o que tinha a dar, ou que a cola dos azulejos está na mesma? (provavelmente será isso que está a acontecer)

Vai rebocar por cima de uma base em mau estado e dentro de pouco tempo, terá de picar de qualquer maneira. Não é que não possa ser feito e existem massas para barramentos, mas terá de garantir que esse suporte está em bom estado
    Como renovar uma fachada em cerâmica ou pastilha com um novo revestimento decorativo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
    •  
      MRui
    • 5 novembro 2009

# 3

No caso, será mesmo melhor não inventar porque terei de dar 5 anos de garantia.

Muito obrigado Paulo Correia pela sua informação.
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 4

Colocado por: PauloCorreiaEstá mesmo a inventar, porque imagine que os azulejos existentes estão assentes num reboco que já deu o que tinha a dar, ou que a cola dos azulejos está na mesma? (provavelmente será isso que está a acontecer)

Vai rebocar por cima de uma base em mau estado e dentro de pouco tempo, terá de picar de qualquer maneira. Não é que não possa ser feito e existem massas para barramentos, mas terá de garantir que esse suporte está em bom estado
    Como renovar uma fachada em cerâmica ou pastilha com um novo revestimento decorativo?

Mas se o suporte está bom, o capotto seria uma boa solução, ou não?
  2.  # 5

é convem mesmo retirar os azulejos, pode dar problemas no futuro, até num futuro proximo.
    se quiser uma opção rápida e menos interventiva digamos, é mesmo pintar por cima dos azulejos,
    mas depende muito do estado da ligação dos azulejos à parede.
  3.  # 6

Colocado por: naar
    Colocado por: PauloCorreiaEstá mesmo a inventar, porque imagine que os azulejos existentes estão assentes num reboco que já deu o que tinha a dar, ou que a cola dos azulejos está na mesma? (provavelmente será isso que está a acontecer)

Mas se o suporte está bom, o capotto seria uma boa solução, ou não?

não me parece mesmo, é sempre um risco colocar algo por cima de azulejos exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  4.  # 7

Colocado por: naarMas se o suporte está bom, o capotto seria uma boa solução, ou não?

A crise é que o capotto tem sempre uns 4 ou mais centímetros de espessura, o que iria colocar muitos problemas nos remates com as cantarias das janelas e das portas
    •  
      MRui
    • 5 novembro 2009 editado

# 8

Colocado por: Fernando Gabriel...
    se quiser uma opção rápida e menos interventiva digamos, é mesmo pintar por cima dos azulejos...

Agradeço mais esta sugestão, mas pessoalmente penso que iria ficar uma coisa esquisita, os azulejos pintados na fachada.
  5.  # 9

A crise é que o capotto tem sempre uns 4 ou mais centímetros de espessura, o que iria colocar muitos problemas nos remates com as cantarias das janelas e das portas

Daí eu achar que o ETICS é especialmente indicado para construções novas e pensadas de raiz... E mesmo assim, ainda se apanham os pilares de 25x25 nos projectos com ETICS... :|

Coisas da Casa
  6.  # 10

Colocado por: MRui
    Colocado por: Fernando Gabrielé convem mesmo retirar os azulejos, pode dar problemas no futuro, até num futuro proximo.
    se quiser uma opção rápida e menos interventiva digamos, é mesmo pintar por cima dos azulejos,
    mas depende muito do estado da ligação dos azulejos à parede.

Agradeço mais esta sugestão, mas pessoalmente penso que iria ficar uma coisa esquisita, os azulejos pintados na fachada.

então porque? é como pintar uma parede/reboco o resultado é pintura. é como se tivesse colocado novos azulejos.
    •  
      MRui
    • 5 novembro 2009 editado

# 11

Colocado por: Fernando Gabriel...
    então porque? é como pintar uma parede/reboco o resultado é pintura. é como se tivesse colocado novos azulejos.

Mas a ideia é precisamente iliminar o aspecto de azulejo na fachada. Se pintasse por cima, ficaria sempre a ver-se que estavam lá ajulezos, a sua forma seria visivel mesmo que pintados.

Genericamente não sou muito favoravel a azulejos em exterior. Salvo raríssimas excepções, o resultado final não costuma ser brilhante.
  7.  # 12

há azulejos bonitos, por exemplo as das casas almadinas do porto, aqueles para o rectangular.
    mas faça isso retire então os azulejos, não convém mesmo colocar nada por cima
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 13

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: naarMas se o suporte está bom, o capotto seria uma boa solução, ou não?

Falei no capotto pq o meu sogro anda com vontade de isolar a casa de férias de Tomar que é muito fria e claro como quase todas as casas de 1975 teem azulejo e feio nas fachadas; E como não sou eu que pago :) estava a pensar no capotto que não sendo barato é rápido, resolve a térmica e sempre se poupa no entulho.

Tem razão tb já me tinha lembrado disso, na casa do meu sogro por acaso dava " á pele" porque ele na altura quando construía era tudo à grande, pedras a 5 com nariz de 5, de outra forma só dobrando as cantarias e colocando uns perfis largos nas caixilharias.

Cump.
  8.  # 14

Ainda sobre azulejos mas no interior? Tenciono adquirir uma casa, e das que vi, todas têm azulejos com fartura nos corredores, colados de tal maneira que sò com um martelo pneumatico ou um belo martelo e escopro e muito exercicio è que eventualmente poderäo sair.
    Serà mais barato arrancar 30 a 40mts de azulejo ou rebocar por cima picando apenas, tendo em atençäo que rebocando por cima terà que ser atè ao tecto para nao ficar com um desnivel da passagem dos azulejos para a parede?

Obrigado e atè breve!!!

JPSetoca
  9.  # 15

Se o estuque tiver uma pequena alheta ou estiver à face dos azulejos, e tratando-se de zonas secas no interior (lambrins em corredores) parece-me que pode evitar remover os azulejos, sem necessidade de reboco, aplicando um barramento.
    • naar
    • 16 janeiro 2010

# 16

Colocado por: Luis K. W.Se o estuque tiver uma pequena alheta ou estiver à face dos azulejos, e tratando-se de zonas secas no interior (lambrins em corredores) parece-me que pode evitar remover os azulejos, sem necessidade de reboco, aplicando um barramento.

Para mim é a melhor opção!
  10.  # 17

deixe de inventar vá pelo pedreiro e pelo paulo

que tal arranjar alguem para o suportar em termos tecnicos? até podia ser o seu pedreiro...

ab
    •  
      MRui
    • 23 janeiro 2010

# 18

Anonimo16062021,

Penso que a resposta do "bettencourt" se referia ao meu primeiro post e não à sua proposta de solução.

Quanto à sua resposta, que muito agradeço, não a entendi tecnicamente por deficiência minha. É a primeira vez que me deparo com a eliminação de azulejos numa fachada e fiquei com dúvidas quanto à solução. Já percebi que a ideal é a sugerida pelo "meu" pedreiro, pelo Paulo Correia e pelo Fernando Gabriel, a quem reitero os meus agradecimentos. Só que não é a ideal para o orçamento da obra.

A minha dúvida quanto ao capoto é a mesma levantada pelo Paulo Correia por causa dos remates junto das cantarias (que eu quero aproveitar). As soluções de aplicação do capoto propostas, provocariam o "enchimento" da fachada de uma forma que se sobreporia às cantarias, apesar de ter sugerido uma solução para isso, mas que eu não percebi (só mesmo com um desenho).

No meu primeiro post, esqueci de mencionar que os azulejos estão bem fixos sem aparente perigo de se descolarem. A fachada também não tem problemas de infiltrações nem de isolamento de qualquer tipo (térmico, acústico, etc.). Acho que um barramento com massa apropriada para azulejos, será suficiente para alcançar o objectivo de pintar a fachada eliminando a visualização dos ajulejos.

Se por acaso tiver alguma imagem da solução proposta e a puder colocar aqui, fico agradecido.
    •  
      MRui
    • 24 janeiro 2010

# 19

Bom sistema. Mas como resolveria o problema das cantarias existentes?
    •  
      MRui
    • 25 janeiro 2010

# 20

Muito obrigado Anonimo16062021 pelos exemplos e soluções. Não há dúvida que existem sempre várias alternativas para o mesmo tipo de "problema" numa obra. Aqui o fórum é pródigo em tópicos que isso demonstram e ainda bem que assim é.
    Depois, cada um tem de ver qual a melhor para o seu caso. E cada caso é um caso.

0.0216 seg. NEW