Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Quilleute
    Desde que submeta a intenção de vender no site Casa Pronta ( direito de preferência) , e aguarde o tempo devido ( 15 dias salvo erro ) , a CM já não poderá imputar

    Eu estou a falar do ponto de vista de compradora, nao de vendedora!
  2.  # 22

    Este direito de preferencia das CM's são válidas para todas as casas ?
  3.  # 23

    Acho que não. Pelo menos as de interesse municipal tem de se informar, pelo que li.
    Comprei uma em 2012 e desconheço se o antigo proprietário fez isso. Até à data nao tive chatices nesse aspeto. Por isso é que gostava de saber se a CM pode vir chatear depois da compra.
  4.  # 24

    Colocado por: CarvaiEste direito de preferencia das CM's são válidas para todas as casas ?

    Só as que estão em centros históricos e junto a monumentos nacionais ... talvez mais um ou outro caso.
  5.  # 25

    Têm direito a preferência em ARU.
    No entanto mais vale fazer o documento do que ter problemas depois.
    Concordam com este comentário: DonaRute, Quilleute, zed
  6.  # 26

    Bom dia,
    algumas questões que me surgiram entretanto pois em princípio poderei na segunda feira ter um comprador que tem urgência em fazer a escritura:

    O apartamento localiza-se em Lisboa e quando comprei penso que a Câmara de Lisboa teve de renunciar ao seu direito de preferência.
    - poderei anunciar a venda no site da Casa Pronta antes de saber quem será o comprador? Ou terei sempre de aguardar esses 15 após a definição do valor e do comprador? Há aguma forma mais expedita de obter a renuncia do direito de preferencia da Câmara de Lisboa?
    - relativamente ao documento da Licença de Utilização não o encontro, penso que não me deram esse documento quando fiz a escritura da compra há uns anos atrás. Contudo na escritura de quando comprei o apartamento vem mencionado o numero da licença de utilização. Basta ter esse numero ou preciso mesmo de uma copia dessa licença? Se for preciso a copia como a posso obter?
    - o que necessito tratar com o banco para poder vender a casa? Eles costumam ser rápidos neste processo?


    Neste momento tenho os seguintes documentos:
    - caderneta predial urbana (obtida atualizada no portal das finanaças)
    - certidão predial desatualizada (irei fazer pedido no predial online)
    - ficha tecnica habitação
    - certificado energetico valido
    - numero da licença de utilização (não tenho o documento)

    Há mais algum documento que precise de ter para poder efetuar a escritura?
    Obrigado desde já pela vossa ajuda.
    -
  7.  # 27

    Tem que saber qual o valor pelo qual vai vender, para fazer o anuncio no site casa pronta.
    Tem que ler a licença de utilização. Peça junto da camara municipal.
  8.  # 28

    Pelo que estive a pesquisar o pedido da licença de utilização na câmara de Lisboa terá de ser feito através do portal lojalisboa.pt.

    Alguém me poderá informar quanto tempo demora até que seja obtida uma cópia da licença a partir do momento em que esta é pedida?
  9.  # 29

    Se a licença de utilização estiver averbada na Certidão Permanente poderei fazer a escritura sem apresentar a licença de utilização? Referindo apenas o seu número e mostrando a certidão permanente?
  10.  # 30

    quais os procedimentos para se poder fazer a escritura de uma casa que tem um empréstimo?
  11.  # 31

    Colocado por: mln2cSe a licença de utilização estiver averbada na Certidão Permanente poderei fazer a escritura sem apresentar a licença de utilização?

    Sim
    Concordam com este comentário: zed
  12.  # 32

    Em Lisboa o melhor é anunciar no site casa pronta, as entidades com direito de preferência tem dez dias úteis para se manifestar.
    Tem de indicar a identificação do comprador e o valor da transação.
    Concordam com este comentário: zed
  13.  # 33

    Colocado por: mln2cSe a licença de utilização estiver averbada na Certidão Permanente

    Nunca vi uma situação destas.
  14.  # 34

    Colocado por: Palhava
    Nunca vi uma situação destas.


    Na Certidão Permanente da minha casa em Lisboa tem este texto :

    Conservatória do Registo Predial de Lisboa
    OFICIOSO
    OF. de 2010/09/02 2010/09/02 10:20:53 - Autorização de Utilização
    Nº AUTORIZAÇÃO : XXXX
    DATA AUTORIZAÇÃO : 1973/01/09
    ENTIDADE EMISSORA : CÂMARA MUNICIPAL

    Tanto para o Certificado Energético como para o arrendamento não pedi nenhum documento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  15.  # 35

    O alvará de autorização de utilização costuma surgir na certidão predial permanente, sempre que se tenha havido lugar a obras com projecto, que tenham conduzido à obtenção do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  16.  # 36

    idealista.pt/news: Vender a casa sozinho? 6 motivos para que corra mal.
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/17/45311-quando-vender-a-casa-sozinho-sem-a-ajuda-de-um-agente-imobiliario-se-revela-uma-ma

    Obrigado pelas dicas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  17.  # 37

    Colocado por: Palhavaidealista.pt/news: Vender a casa sozinho? 6 motivos para que corra mal.
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/17/45311-quando-vender-a-casa-sozinho-sem-a-ajuda-de-um-agente-imobiliario-se-revela-uma-ma


    Discordo, mas vindo de um consultor imobiliário nao se esperava outra coisa.
    Concordam com este comentário: Palhava, eu, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  18.  # 38

    • NLuz
    • 1 março 2021

     # 39

    Colocado por: PalhavaNão conhecia este conceito, mas acho que é uma coisa elementar...pelo menos arrumar a casa.

    Home staging
    https://observador-pt.cdn.ampproject.org/v/s/observador.pt/opiniao/home-staging-a-nova-tendencia-do-setor-imobiliario/amp/?amp_gsa=1&_js_v=a6&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16146108897135&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2Fopiniao%2Fhome-staging-a-nova-tendencia-do-setor-imobiliario%2F


    Tenho um amigo que só coloca as casas no mercado mobiladas, e o que é certo é que vão num instante e compram-lhe as casas com as mobílias.
    Obvio que não é chegar lá e despejar mesas, camas, etc. Tem que ser algo pensado, um conceito que faça as pessoas quererem aquela vivência.
  19.  # 40

    Isso não é nada que não se faça lá fora (EUA por exemplo) há bastante tempo. É a falta desse brio que caracteriza grande parte dos "agentes" na base da piramide.
    Assim de cor, lembro-me do filme "American Beauty" do século passado onde isso é patente.
 
0.0238 seg. NEW