Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom, ontem foi o dia em que a minha lareira (com recuperador) veio abaixo.
    A equipa de demolição chegou e passados 30 minutos estava tudo demolido, só tinha 1 buraco no tecto e o chão para rematar.

Fiquei impressionado com a quantidade de lixo que havia dentro da lareira. Poeira, poeira e mais poeira, quase todo devido à lã de rocha.

O alumínio de isolamento da lã de rocha estava todo "comido" pelo calor e a lã de rocha estava à mostra. Núvens de pó por todo o lado---muito pouco saudável. E pensar que estive 7 anos a usar este recuprador com uma criança em casa!

Pude verificar que para um recuperador com saídas de ar, o ar é puxado do recuperador, entra por baixo dele vindio da hote, portanto carregado de particulas de lã de rocha.

Acho que relativamente a lareiras c\ lã de rocha estou aviado, nunca mais. Pelo que ví é muito pouco saudável!!

Quanto ao recuperador (agora na garagem arrumado) algo interessante: apesar de 7 anos, a superfície exterior está como se nunca tivesse levado calor, na verdade surpreendente, diria que está como novo. Grande marca a Chazelles !!. Estou a pensar usá-lo como salamandra mas para isso vou ter que mandar fazer uma superficie exteriorem ferro ou aço e uns pés, alguem sabe quem me pode fazer isto?

Esquecia-me de dizer que vou substitrur o dito recuperador por uma salamandra
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 2

E a pedra trocou-a pelo trabalho? ou está tb na garagem e vc teve que ajudar a equipa de demolição? :)
  2.  # 3

LoL,

Não quizeram a pedra, porque, aparentemente, não não é a área deles.

Cobraram aquilo que me pareceu ser o preço justo, e com toda aquela poeira...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • eu
    • 5 novembro 2009

# 4

E com essa poeira toda de lã de rocha, algum de vocês adoeceu ?
  3.  # 5

Bom, estas poeiras são como o tabaco: não matam logo.

É a exposição ao longo dos anos que faz mal...muito mal.
  4.  # 6

A lã de rocha é composta por fibras silicosas obtidas por centifrugação a altas temperaturas de rochas vulcânicas. Ou seja são agulhas microscópicas agarradinhas umas ás outras. O grande problema é quando estas fibras se livertam e são inaladas indo alojar-se (espetar-se) nos pulmões.
    Toda a gente sabe o que aconteçe se espetarmos uma agulha na pele e não a retirarmos. Ao fim de algum tempo temos um foco de infecção naquela zona.
    È exactamente o mesmo que aconteçe nos nossos pulmões. São esta pequenas mas milhentas infecções que podem desenvolver entre outras coisa um cancaro
  5.  # 7

Ontem pude tocar na lã de rocha e efectivamente é uma fibra àspera..

Felizmente já tenho a casa livre de tal coisa.

O amianto tb era obtido a partir de um produto natural e deu no que deu... agora é proíbido
    • eu
    • 5 novembro 2009

# 8

Eu não acredito que exista um perigo muito elevado, pois caso fossem assim, os instaladores de lareiras andavam aí cheios de tumores.

Mas felizmente, para os mais receosos, existem alternativas à lã de rocha.
  6.  # 9

Colocado por: euEu não acredito que exista um perigo muito elevado, pois caso fossem assim, os instaladores de lareiras andavam aí cheios de tumores.

Mas felizmente, para os mais receosos, existem alternativas à lã de rocha.

Isto leva anos a fazer efeito, e às vezes as razões das doenças das pessoas não são obvias, ou seja se um instalador de lareiras tiver um cancro por causa da lã de rocha isso não fica escrito na sua testa, ele/ela pode fumar, trabalhar com outros materias agressivos, e tal como muitos casos de cancro niguem tem a certeza qual a origem.

Se tem dúvidas aqui vai tirado da wikipédia:

"Precautions need to be taken when handling a fibre product as it can be absorbed into the body by inhalation. It can also irritate the eyes, skin and respiratory tract. Prolonged exposure could lead to long term effects and it is considered a possible carcinogen to humans, similar to asbestos. This effect may depend upon the fibre diameter and length, chemical composition and persistence within the body."

ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Mineral_wool
  7.  # 10

O problema é que estas doenças geralmente chamadas de asbestose (pk são provocadas pelos asbestos, as tais agulhas que de falei) tem um periodo de latência de mais ou menos 20 anos podendo este periodo ser diminuido ou aumentado dependendo do grau de exposição.
      abestose.jpg
    • eu
    • 5 novembro 2009

# 11

Caro Paramonte, eu também defendo que em caso de dúvida, o melhor é não arriscar... porque dúvidas, existem muitas. Aliás, o amianto é proibido por lei mas a lã de rocha não. Porque será?
  8.  # 12

LOL , o amianto foi autorizado por lei durante mais de 20 anos? Assim como o tristemente famoso DDT, e agora pergunto eu: porque seria?

Mas haja pessoas com fé ...
  9.  # 13

mais uma
      Dscn7288++.jpg
    • ng3
    • 5 novembro 2009

# 14

e agora a pergunta e o que utilizar para substituir esse material para isolar os recuperadores de calor
  10.  # 15

Pelo que sei as alternativas parecem ser igualmente más...
  11.  # 16

Pois esse tem sido o problema. Entre umas e outras venha o diabo es escolha
  12.  # 17

Cortiçaaaaaa!!!!!!
  13.  # 18

Colocado por: lobitoCortiçaaaaaa!!!!!!

A corticite apesar de bom isolador não aguenta a gama de temperaturas que se desenvolvem no interior de uma hote de recuperador.
    Pode até arder. Não é o material próprio para esta aplicação, mais para outros isolamentos térmicos, pavimentso etc
  14.  # 19

Imagino que sim :-) De que temperaturas falamos?
    • eu
    • 5 novembro 2009

# 20

Colocado por: ParamonteA corticite apesar de bom isolador não aguenta a gama de temperaturas que se desenvolvem no interior de uma hote de recuperador.

Olhe que não sei... qualquer dia vou fazer aqui umas experiências caseiras... depois digo os resultados.

0.0210 seg. NEW