Colocado por: ParamonteBom, ontem foi o dia em que a minha lareira (com recuperador) veio abaixo.
A equipa de demolição chegou e passados 30 minutos estava tudo demolido, só tinha 1 buraco no tecto e o chão para rematar.
Fiquei impressionado com a quantidade de lixo que havia dentro da lareira. Poeira, poeira e mais poeira, quase todo devido à lã de rocha.
O alumínio de isolamento da lã de rocha estava todo "comido" pelo calor e a lã de rocha estava à mostra. Núvens de pó por todo o lado---muito pouco saudável. E pensar que estive 7 anos a usar este recuprador com uma criança em casa!
Pude verificar que para um recuperador com saídas de ar, o ar é puxado do recuperador, entra por baixo dele vindio da hote, portanto carregado de particulas de lã de rocha.
Acho que relativamente a lareiras c\ lã de rocha estou aviado, nunca mais. Pelo que ví é muito pouco saudável!!
Quanto ao recuperador (agora na garagem arrumado) algo interessante: apesar de 7 anos, a superfície exterior está como se nunca tivesse levado calor, na verdade surpreendente, diria que está como novo. Grande marca a Chazelles !!. Estou a pensar usá-lo como salamandra mas para isso vou ter que mandar fazer uma superficie exteriorem ferro ou aço e uns pés, alguem sabe quem me pode fazer isto?
Esquecia-me de dizer que vou substitrur o dito recuperador por uma salamandra