Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    venho solicitar a vossa opinião para uma situação que não me parece normal, mas também é a primeira vez que tenho a uma lareira com recuperador.

    o problema é a parede das costas da lareira que é a parede do corredor aquece muito e estou com algum receio porque tenho uma tomada mesmo ao nível da lareira nessa parede.

    comprei a casa a poucos meses e esta é a segunda vez que meto isto a trabalhar e só dei conta agora. a casa já é de 99 se fosse para existir algum stress com o derreter de fios e afins ja teria acontecido certo?

    será isto normal?

    cumprimentos,
    RS
  2.  # 2

    Não tem problema. obviamente que não irá derreter. para derreter você nem poderia tocar na parede.

    A radiação térmica na parede do corredor, é que está a climatizar a casa... ainda bem, imagine a perda térmica se tivesse encostada a a uma parede exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsantoz
  3.  # 3

    Tenho uma situação idêntica mas parede-meia com o escritório. O aquecer muito, é mesmo não poder por a mão...
    Também tenho tomadas, duas, nessa parede do escritório, mas os fios passam abaixo da zona que aquece e as tomadas estão afastadas; o chão da larareira está 30 com acima do piso... logo os cabos passam abaixo da zona que aquece mais
    Tente perceber onde passam os seus just in case
    Quando renovar o fundo da lareira vou colocar lã de rocha antes dos tijojolos
  4.  # 4

    boa tarde,

    obrigado pelo feedback, realmente fica quente como se fosse um saco de agua quente, consigo la meter a mao mas deve de estar a volta dos 40 a 50º sem muito esforço.

    mas sendo normal ainda bem.

    obrigado
  5.  # 5

    Menos mal... no meu caso já se queimou uma almofada que tinha atrás do sofá, e encostada à parede. Tipo ter deixado o ferro quente em cima. Tirei tudo dessa parede. Tenho bem mais que 40/50º
  6.  # 6

    pois isso para mim parece-me estranho porque não estou habituado
  7.  # 7

    No meu caso foi porque ficou mal feito. Não tenho recuperador, tenho lareira à moda antiga. Devia ter levado um isolamento entre o fundo da lareira (zona da chama)e o tijolo da parede...

    No seu caso parece-me mais normal, a avaliar pela temperatura na parede. E é bom, aquece o corredor
  8.  # 8

    Boa noite,

    Em ambas as situações descritas, existem grelhas no saco da chaminé ? Estas grelhas ajudam a "tirar" algum calor no interior da instalação.
  9.  # 9

    Não tenho... mas o calor do fogo "encostado à parede" não seria a grelha a resolver, digo eu. julgo que só isolamento entre o fundo e a parede
  10.  # 10

    Para a hotte não aquecer muito, deve ter uma entrada de ar em baixo e uma saída em cima. Essa renovação de ar ajuda a arrefecer a hotte.
    Não coloque lã de rocha, existe outras formas de isolar do calor sem ser com isso.
  11.  # 11

    A minha lareira não pode ter essas entradas e saídas. Só partindo e fazendo de novo...
    A não ser lã de rocha, seria o quê?
  12.  # 12

    Silicato de cálcio.
  13.  # 13

    Como? Tipo uma argamassa antes do fundo?
  14.  # 14

    Lol, já fui cuscar
  15.  # 15

    Veja no sítio das lareiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonorb
  16.  # 16

    Ou coloca uma placa de silicato de cálcio no fundo da parede dentro da lareira ou uma argamassa própria refratária.

    Veja no Leroy pelo menos a argamassa já lá vi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonorb
  17.  # 17

    Argamassa refractária sei o que é e onde comprar. O silicato é que só conhecia em pó... silicato tricalcico... daí a estranheza
  18.  # 18

    Colocado por: leonorbArgamassa refractária sei o que é e onde comprar. O silicato é que só conhecia em pó... silicato tricalcico... daí a estranheza

    veja aqui...
    https://www.mestrebras.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonorb
  19.  # 19

    Obrigada. Já cusquei na net... já vi o que é
 
0.0223 seg. NEW