Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    ando on and off neste fórum há muitos anos e tem sido em muitos momentos das melhores ajudas que já encontrei na internet. E agora chegou o momento da maior ajuda.

    Herdei uma casa térrea com cerca de 80 m2 brutos. Quero recuperar a casa e para tal contratarei um arquitecto, mas antes de avançar tenho algumas hipóteses que gostava de discutir aqui.

    Não vejam esta discussão como um projecto, porque ainda não o é, mas mais como uma discussão sobre métodos a usar e suas mais e menos valias.

    A casa: Cerca de 80m2 brutos em formato rectangular. Tem apenas um acréscimo de arrumos mas que continuará assim. É uma casa antiga de aldeia com paredes de pedra e telhado de madeira. O telhado foi arranjado há menos de 10 anos e está em óptimo estado aparente. Tem algum salitre nas paredes e um canto junto ao telhado com humidade.

    Orientação solar quase nascente poente, quota razoavelmente baixa e zona de bastante amplitude térmica.

    As condições: a casa será uma casa essencialmente de férias para um casal. Eventualmente a lotação pode subir para 4, no máximo dos máximo 6 pessoas, não mais. Ainda assim, com as possibilidades de teletrabalho, que felizmente para alguns se abriram, pode ser mais que uma casa de fim de semana/férias e passar a ser uma casa para passar algumas temporadas.

    Opções que contemplo:

    Opção 1: Deitar a maioria das paredes a baixo mas aproveitar as existentes para uma configuração T2 com uma sala/cozinha em open space, sendo que um dos quartos seria suite. Refazer instalação eléctrica e canalização abrindo os rossos nas paredes originais. Mudar janelas e abrir uma janela/porta na zona da sala para as traseiras da casa, para terreno privado.

    Perguntas: Como se poderá resolver as questões do salitre? Pode ser fácil numa casa assim? Que isolamento seria recomendável colocar? E pode, sendo a casa térrea mandar-se paredes interiores a baixo sem grande "preocupação"?

    Opção 2: Mandar todas as paredes interiores a baixo, isolar com membrana plástica as paredes interiores e construir uma estrutura interna de pladur tanto nas paredes exteriores como na divisão dos espaços interiores. Passar toda a canalização/electricidade pelos perfis de pladur e colocar isolamento de lã de rocha em rolo nas paredes.
    Abrir na mesma uma porta para as traseiras.

    Perguntas: Perde-se muita área útil fazendo esta estrutura interna? Têm ideia de quanto? Uma barreira anti humidade e o isolamento de lã de rocha seria suficientes para uma boa inércia térmica na casa? E o pladur? Eu sei que há hidrófogo e anti-fogo, mas da vossa experiência, porta-se mesmo bem com águas/humidades e por exemplo uma salamandra acesa?


    Perguntas para ambas as opções: É possível abrir a tal porta para as traseiras sem ter que entrar com um projecto de alteração na Câmara local, ou é recomendável que se faça o projecto? E o telhado? Como isolar? Também lã de rocha e tapar com pladur? Há alguma possibilidade de isolar térmicamente um telhado mantendo a vista da armação de madeira? (é das características da casa que mais aprecio mesmo não sendo já a original)

    E já agora, se fossem vocês a fazer a obra, qual opção escolheriam e porquê? E se houver uma opção 3 estou perfeitamente disponível e até agradecido que a tragam

    Obrigado a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  2.  # 2

    Colocado por: pacferreiraOpção 1:Perguntas: Como se poderá resolver as questões do salitre? Pode ser fácil numa casa assim? Que isolamento seria recomendável colocar? E pode, sendo a casa térrea mandar-se paredes interiores a baixo sem grande "preocupação"?
    salitre tem de identificar a origem e tratar na origem (fale com o arq) mas passará sempre por algum tipo de grenagem perimetral à casa e a impermeabilização das paredes exteriores.
    as paredes interiores, nao sei , depende. pode ser possivel ou nao deitar tudo a baixo.

    Colocado por: pacferreiraÉ possível abrir a tal porta para as traseiras sem ter que entrar com um projecto de alteração na Câmara local, ou é recomendável que se faça o projecto?
    não, qq alteração à fachada ou estrutura requer licenciamento.

    Colocado por: pacferreiraE o telhado? Como isolar?
    depende da solução que irá dar .. pode isolar com lã mineral e fechar com pladur, mas quel lhe dará a melhor solução para si será o arq encarregue da reabilitação.

    Colocado por: pacferreiraHá alguma possibilidade de isolar térmicamente um telhado mantendo a vista da armação de madeira?
    sim, mas depende da dimensão da estrutura.

    Colocado por: pacferreiraqual opção escolheriam e porquê?
    nao sei, nao conheço a casa, nem o sitio, ponha umas fotos.. o mais certo vai ser algo entre as duas opções.
  3.  # 3

    Como já fi respondido.. è mesmo com o arquteicto, em visita à obra e em outras consideraçõess que isso tudo terá de ser pensado e repensado. Afinal é mesmo por isso que se fazem as visitas técnicas, levantamentos do existente e se idealizam os projectos...

    Quanto á estrutura de madeira à vista, é perfeitamente possível e cumprir com os requisitos de termica e acustica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
 
0.0116 seg. NEW