Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Gostaria de ter o vosso parecer na seguinte questão.

    Tenho um negócio em vista de um lote já com projecto aprovado para uma moradia terrea com cave mas esse projecto data de Dezembro de 2007.

    Como me interessa por questões de empréstimo, resolver as coisas rapidamente, quer a escritura do lote quer o inicio da obra, gostaria de saber que atraso poderei vir a ter devido a este projecto antigo. Se já não tem qualquer tipo de validade prefiro fazer um novo à nossa maneira. Será que apenas necessita de uma reavalição? Quanto tempo poderá demorar?

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Provavelmente, ou só foi aprovada a Arquitectura e faltam os projectos de especialidades (para o que existe um prazo para serem entregues), ou já foi tudo entregue e falta levantar a licença.

    O projecto até pode ter 20 anos. O que interessa é a data e o prazo de validade da licença de construção.
    Suponho que a licença ainda nem foi levantada, pois não?

    É ver a carta que a Câmara enviou a comunicar que o projecto foi aprovado ou, melhor ainda, IR À CÂMARA PERGUNTAR COMO ESTÁ O PROCESSO.

    De qualquer maneira, se o projecto aprovado estiver «válido», pode sempre alterá-lo. Tem é aquela treta dos direitos de autor...
  3.  # 3

    Depende das câmaras, há algumas em que basta apresentar um requerimento, pagar e levantar a licença, mas outras há em que esse projecto, e uma vez que não houve levantamento da licença de construção, estará caducado sendo necessário proceder à apresentação de novos elementos à luz da presente legislação. Ocorre-me os projectos de comportamento térmico e acústico que já não estão válidos por exemplo. O melhor é informar-se junto da respectiva câmara.
  4.  # 4

    Srº Luis,

    Segundo percebi, a licença chegou a ser levantada mas caducou. O proprietário do terreno chegou a levantar a licença e a adjudicar a obra a um empreiteiro mas depois não começaram.
  5.  # 5

    Se a licença caducou em principio terá que apresentar um projecto novo cumprindo agora todas as condiccionantes legislativas que entretanto entaram em vigor depois de 2007
  6.  # 6

    ndias4,
    Há várias vertentes:
    1. Saber na Câmara o que é necessário e quanto se paga para renovar a licença. Para umas Câmaras basta um requerimento, para outras é um processo todo novo - com o pagamento das respectivas TAXAS todas.

    2. Falar com um Arquitecto (ou com o autor do original) sobre o que fazer para pôr a casa ao seu gosto.

    3. Tendo em conta que a licença caducou, afinal o lote NÃO TEM PROJECTO APROVADO nenhum. Teve!!
    E consoante o que lhe disserem na Câmara e o Arquitecto com que você vai falar, deverá renegociar o preço do Lote com o vendedor.
    Aliás, creio que para o Banco também é importante a questão do projecto aprovado. Sem ele o lote vale MESMO menos.

    4. A questão dos "prazos" depende MUITO das Câmaras.

    Exemplo:
    Há cerca de 2 anos, numa Câmara da costa Alentejana, fui levantar um documento que ficou pronto em 8 dias. A senhora que mo entregou, muito penalizada, pediu desculpa pela demora porque sabia que nas Câmaras vizinhas levavam apenas 1 ou 2 dias.
    A parte cómica é que de onde vos escrevo (Lisboa) levam cerca de SEIS MESES para exactamente o mesmo! :-))
    • naar
    • 5 novembro 2009

     # 7

    Colocado por: zedasilvaSe a licença caducou em principio terá que apresentar um projecto novo cumprindo agora todas as condiccionantes legislativas que entretanto entaram em vigor depois de 2007


    Ora é exactamente assim que eu tenho um lote de terreno para venda, tal e qual!

    Cada vez gosto mais deste Fórum, :) As pessoas ficam mais "espertas", lol
  7.  # 8

    Sendo assim, considerando o pior caso que será criar um projecto novo, quando poderá demorar e quanto custará?

    Obrigado
    • naar
    • 5 novembro 2009

     # 9

    Colocado por: ndias4Sendo assim, considerando o pior caso que será criar um projecto novo, quando poderá demorar e quanto custará?

    Obrigado


    Isso agora!

    Já existem tantas discussões sobre isso, :)

    Pesquise aqui no Fórum e acho que tem muito para ler.


    Cump.
  8.  # 10

    Quanto pode custar?
    Depende do técnico que contratar! E aqui voçê pode escolher.
    Quanto pode demorar?
    Deepnde do técnico que vá fazer a apreciação do projecto.
    E aqui é que a porca torçe o rabo pois voçê já não tem voto na matéria
    :))
  9.  # 11

    Colocado por: ndias4Sendo assim, considerando o pior caso que será criar um projecto novo, quando poderá demorar e quanto custará?

    Obrigado


    primeiro de tudo...veja a qualidade e identificação sua e da sua familia com o projecto que está lá.
    se não existir esqueça esse projecto e avance para outro projecto.
  10.  # 12

    Bom dia a todos,

    Decidimos avançar para um novo projecto e reunimos com um arquitecto que tinha projectado algumas casas de que gostámos muito e sabendo que é um questão dificil de responder gostava de ter uma ideia da vossa parte se é um preço justo ou não.....

    Projecto da arquitectura + especialidades = 4000 euros + 50 euros /mês para vestorias à obra nos 1ºs 6 meses.

    Relativamente ao prazo, disseram que demorariam 1 mês, para ter tudo pronto para entregar à Câmara.

    Trata-se de uma moradia térrea de 220 m2 com cave em toda a área da casa, com um terreno de 550 m2.

    Obrigado desde já pela vossa atenção
  11.  # 13

    Essas vistorias são o acompanhamento técnico e neste caso pk só nos 1ºs 6 meses ous são fiscalização.
    È que se for fiscalização essa tem que ser até ao final da obra.
  12.  # 14

    Pelo que entendi são apenas apoio técnico durante o levantamento das estruturas. Falaram-me que no 1º mês talvez seja necessário ir umas 6 vezes à obra....
  13.  # 15

    ndias4,

    Um arquitecto é mais competente e muito mais necessário na fase FINAL da obra, e não na inicial.
    No início, do que a obra precisa é de fiscalização técnica (engenheiro). Confesso que nunca vi um arquitecto numa obra (minha) durante o primeiro mês...

    O valor parece-me adequado (para dizer a verdade, acho barato).

    1 mês parece-me curto, a não ser que o arquitecto acerte no que o cliente pretende logo à primeira.
  14.  # 16

    A nova legislação obriga a que o dono de obra contrate uma fiscalização. Compete a essa fiscalização fazer o controlo da obra e caso tenha dúvidas pedir esclarecimentos aos autores do projecto. Esclarecimentos esses que podem ser dados em gabinete e não necessáriamente em obra.
    O que pareçe é que nos 1ºs 6 meses está a ter um custo duplicado.
  15.  # 17

    Onde se contrata esta fiscalização e quanto custa em média?

    Confesso que desconhecia essa legislação.
  16.  # 18

    O Director técnico da obra é um técnico do quadro da empresa do empreiteiro alínea c do nº 4 do artgº 22 da lei 31/2009.
    O fiscal é um técnico contratado pelo Dono de obra nº 1 do artgº 18 da mesma lei.
    Já agora o coordenador de segurança em obra é igualmente da responsabilidade do dono de obra alínea a) do artgº 17º do DL 273/2003

    O fiscal e coordenador de segurança podem ser a mesma pessoa e a sua habilitação está defenida na portaria 1379/2009
    Onde contrata estes serviços junto dos profissionais da área da sua zona (ou não)
    Quanto custa? Isso já é relativo pois tem a ver com a frequênncia dessas visitas o tempo que estão em obra os relatorios que apresemtam etc etc.
 
0.0204 seg. NEW