Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde,

Estou a planear construir uma casa e acho que neste momento a construção em LSF esta a frente em termos de escolhas.

Após uma conversa com um Engenheiro Civil fiquei com a questão de quantos anos "duraria" uma casa LSF, sendo que a estrutura irá sempre ter os perfil aparafusados será que os parafusos ao longos dos anos com vibrações poderão se desenroscar e perder a "força" ?

Gostaria de saber a vossa opinião, o que dizem é que a de alvenaria tem por normal uma vida de 50-100 anos e a LSF será que é igual ?

Obrigado
    •  
      RRoxx
    • 22 outubro 2020 editado

# 2

Obviamente, a legislação a que obedece é a mesma... isso é uma não questão...

Mas tem de cumprir os regulamentos, não pode ser em liga ilegal como grande parte das que se fazem por ai.

O mesmo para todos os materiais estruturais (parafusos, esquadros, osb, paineis diversos com funçao estrutural etc)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
  2.  # 3

Colocado por: TmcPericaoGostaria de saber a vossa opinião, o que dizem é que a de alvenaria tem por normal uma vida de 50-100 anos e a LSF será que é igual ?

depende da qualidade com que será executado e do seu brio na manutenção ao longo da vida do edificio.

Colocado por: TmcPericaosendo que a estrutura irá sempre ter os perfil aparafusados será que os parafusos ao longos dos anos com vibrações poderão se desenroscar e perder a "força" ?

Concerteza que o sistema foi estudado para que isso não aconteça.
    Saber que esse tipo de construção, face o tradicional, acaba sempre por ser mais caro e com maior risco de correr mal.
    Basta pesquisar aqui no forum por essa mesma questão/ duvida.
    Algum motivo em particular para querer esse método construtivo?
    •  
      RRoxx
    • 22 outubro 2020

# 4

Colocado por: Pedro Barradasdepende da qualidade com que será executado e do seu brio na manutenção ao longo da vida do edificio

Pedro, isto vou ter de discordar. É impensável que uma estrutura de betão dure menos ou mais que o exigível consoante o brio do artista. Os 50 anos não são negociáveis. Os 100 até posso concordar parcialmente...

É mais dificil controlar o lsf? É, neste momento como as coisas estão é, mas.nao é impossivel.
  3.  # 5

Colocado por: RRoxxsto vou ter de discordar. É impensável que uma estrutura de betão dure menos ou mais que o exigível consoante o brio do artista. Os 50 anos não são negociáveis. Os 100 até posso concordar parcialmente...

Eu so estava a referir-me ao LSF...

Actualmente, é suposto uma estrutura de betão durar >70 anos, estarei errado?
    •  
      RRoxx
    • 22 outubro 2020 editado

# 6

Mas pedro, a legislação é a mesma, se é uma estrutura os requisitos são os mesmos. Se o betão tem de durar 50 anos, o lsf ou outra estrutura tem de durar o mesmo.

Se o betão tem de resistir a combinação de acções mais gravosa para o zonamento aplicável, o lsf tem de fazer o mesmo.

Não pode é ser aceitável fazer estruturas com ligas que nem sequer constam do EC3 como estruturais, ou por parafusos que não cumprem com os requisitos. E há aí muito engenheiro a projectar em dx51d como se fosse normal, ou a por parafusos e osb sem os mínimos... Não há know how para avaliar isto e isso é grave.
  4.  # 7

Sim isso, para mim é obvio. Mas eu não tinha escrito em comparação a... Estava somente a referir-me ao LSF.
    E eu tenho a ideia, que, a construção em betão e alvenaria, "perdoa" muito mais que o LSF... no que concerne a patologias que venham a ter consequencias estruturais.
    •  
      RRoxx
    • 22 outubro 2020

# 8

Claro,.mas nunca é demais frisar a ideia, porque as pessoas não têm mínima noção e há que aproveitar todos os espaços para vincar ideias e conceitos.

Colocado por: Pedro BarradasE eu tenho a ideia, que, a construção em betão e alvenaria, "perdoa" muito mais que o LSF... no que concerne a patologias que venham a ter consequencias estruturais.

Eventualmente.. não tenho essa percepção sinceramente, nem para confirmar nem para desmentir.

Sei é que o betão é muito mais user friendly quando ao que se pode fazer que o lsf,.há a ideia que o lsf é super.moldavel e se pode fazer tudo,.quando na realidade não é bem assim, pode-se fazer muita coisa mas tem de acautelar muito mais coisas. Aumentar a dimensão de um vão,por exemplo, no betão não há problema nenhum, no lsf altera muita coisa.

Vende-se a ideia que o lsf se podem mexer paredes á vontade e mais tarde se pode aumentar a casa se apetecer sem grandes problemas. É completamente falso, se altera isto desvirtua todo o comportamento do edifício, é uma gaiola estrutural, não se pode mexer assim sem mais nem porque.

Terracos levantam uma série de questões e dificuldades na execução... no betão é corriqueiro. Consolas? Palas? Elementos pendurados? Tudo mais complicado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0149 seg. NEW