Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou com algumas dificuldades em resolver uma situação que tenho vindo a arrastar, a todos os que me ajudarem, muito obrigado!

    Em minha casa toda a instalação, quer seja elétrica ou de canalização foi feito por uns bêbedos que o meu pai, também ele um bêbedo arranjou no café. Agora sou eu que tenho de lidar com os outcomes dessas escolhas pensadas de forma a que sobrasse mais dinheiro para vinho. Enquanto isso ele vai estragando o que pode, e fica como burro a olhar para o palácio quando dá mer$%.

    Desculpem lá o desabafo, estou a escrevê-lo de forma franca porque sei que ninguém aqui tem a obrigação de me ajudar. Já tive dois técnicos lá em casa para me tentarem solucionar esse e outros problemas, como terem instalado um radiador com os canos trocados no quarto da minha irmã, enfim, dava para escrever um livro o que uns bêbedos pagos a 7€/hora conseguem fazer. Chamo os técnicos com grande vergonha minha pois o meu pai sempre que um técnico chega lá a casa ele é que fala, ele é que é o expert na matéria, eles estão ali para aprender, então com toda a razão, os senhores querem é fugir daquele filme porque o dinheiro não compra tudo, portanto não arranjo ninguém que lá queira meter os pés.

    Neste momento estou a ter uma quantidade enorme de problemas e tenho de ir por exclusão de partes. Uma delas é o esquentador que não funciona sem pressão de água, até aí tudo bem, mas para ele funcionar tenho de meter o pressostato a disparar aos 7bars, o que não é normal porque ele funcionava perfeitamente bem a disparar aos 4bars há uns anos. Metendo nos 7bars tenho uma pressão tão grande que dá cabo das vedações da torneira da cozinha, a coitada até levanta, isto na água fria, na água quente (passando pelo esquentador) é completamente diferente, tem muito menos pressão. Um colega falou-me no "redutor de caudal" que supostamente tem em todas as instalações de um esquentador, mas como a minha instalação foi feito por quem you know who, bêbedos, será que tem? Costuma estar na torneira que liga ao esquentador?... ou dentro do esquentador?

    IMG-0406
    Instalação do balão e arrecadação para tudo o quanto é mer%$

    Tenho também um recuperador de calor, que, agora com o frio tenho usado. Tem tido uma boa pressão de água (porque não passa pelo esquentador). Outra situação é a descrita na imagem em baixo. Tirando toda a água e ar do balão, não baixa dos 2.5bars... é normal?

    IMG-0407

    Muitas vezes dou conta dele a ir do mínimo ao máximo (por exemplo 4-6bar) a uma velocidade louca, isto sem entrar ou sair água, só ouço ding*ding*ding de 15-25s em 15-25s. A solução que arranjei passa por desligar o motor do poço no geral e abrir a torneira (visível na primeira imagem) e voltar a encher o balão. Outras vezes estou a tomar banho e a água vem em rajadas, pouca-muita, pouca-muita, tenho lá de ir eu de toalha tirar a água do balão. Isto obviamente faz com que o esquentador não funcione. Será uma fuga de água?

    Estou carregadinho de dúvidas, a instalação dos canos foi feita que é uma vergonha, nem sei por onde começar. Tenho algum receio porque tenho um recuperador de calor, não quero que ele rebente. Já agora, alguém me sabe dizer para que é que serve o botão que roda neste termostato (imagem em baixo)?... tenho o meu nos 70 celsius, por norma a temperatura chega aos 80 celsius. Tenho radiadores em quatro divisões, se eles estiverem abertos a temperatura não sobe tanto. O vermelho da "Tensão" está sempre vermelho, o da bomba liga para um alaranjado quando a temperatura passa dos celsius que tenho nesse botão, deve de ser a bomba a ligar, espero que não seja bomba de bomba-bomba, tipo bum! Eu tenho a certeza que os senhores que instalaram isto explicaram tudo ao meu pai, mas vocês não imaginam o que é perguntar ao meu pai alguma coisa.



    Obrigado!
    Cumprimentos,
    João Rodrigues
  2.  # 2

    No seu balão do poço, deve ter uma fuga de ar. Ao perder o ar, perde a capacidade de armazenar pressão , o ar é comprimível.

    Coloque uma fotografia da peça que está no topo, sff.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ikilledkenny
  3.  # 3

    O termostato da caldeira/recuperador parece-me trabalhar bem.

    Se conseguir esquematizar as ligações da caldeira pode-se tentar ver se está tudo conforme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ikilledkenny
  4.  # 4

    Colocado por: mtavaresNo seu balão do poço, deve ter uma fuga de ar. Ao perder o ar, perde a capacidade de armazenar pressão , o ar é comprimível.

    Coloque uma fotografia da peça que está no topo, sff.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ikilledkenny

    Agora que menciona isso, eu de facto ouço um barulho de ar a sair da peça em cima, a peça que carrego para sair o ar quando desvazio o balão. Eu mais tarde anexo-lhe fotografia.

    Colocado por: mtavaresO termostato da caldeira/recuperador parece-me trabalhar bem.

    Se conseguir esquematizar as ligações da caldeira pode-se tentar ver se está tudo conforme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ikilledkenny

    O único problema do termostato, e não sei se é um problema de maior, é não estar ligado com o fio terra. Eu abri aquilo e vi que quem meteu aquela porcaria não meteu o fio terra a passar naquele cano.

    Porque ele funciona bem, eu meto a temperatura (neste momento nos 70 celsius) e quando chega a essa temperatura liga, ouço o barulho.
  5.  # 5

    AH , tem um purgador de ar no topo do balão, fotos disso para a malta se divertir um pouco.
    Substitua isso por uma simples valvula de esfera , para resolver o problema.
    Depois só tem de esvaziar o deposito de agua, deixar entrar ar, fechar o todo , e ligar a bomba.
    E ir controlando mensalmente se não perde ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ikilledkenny
  6.  # 6

    IMG-0313
    IMG-0308

    Comprei um pressostato novo, um medidor de pressão e uma válvula de retenção.

    No fim de semana vou mudar tudo e posto aqui se resolveu.

    Outra questão: O termostato no recuperador não estar ligado com o fio terra - algum problema de maior?

    Imagino que seja uma m$%& se vier as trovoadas, posso queimar o aparelho. Tirando isso?
  7.  # 7

    Isso é uma valvula anti retorno,
    Coloque um passador de esfera , resolve o assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ikilledkenny
  8.  # 8

    O pressostato não baixar dos 2,5bars e chegar aos 7bars... é normal?
    • SrR
    • 30 outubro 2020 editado

     # 9

    .
    • SrR
    • 30 outubro 2020 editado

     # 10

    Se estiver assim regulado é normal
  9.  # 11

    Troquei o pressostato, a válvula e o manómetro conforme tinha falado. Resolveu o problema, neste momento dispara nos 2,5 bars, boa pressão de água. Como o mtavares tinha sugerido, troquei a válvula e parece que resolveu o problema da perda de ar, não noto ar a fugir, só se for mínimo. Estou agora com o problema do esquentador, o meu pai desregulou totalmente aquilo, o botão de ligar e desligar já nem dá sinal. Vou levar a um técnico aqui à beira. Continuo com a questão do fio terra. Neste momento tenho electrodomésticos que tomo precauções, como a máquina de lavar, ou a máquina de café, desligo na ficha antes de sequer tocar nela. Tenho seguro em casa, se queimar alguma coisa com a trovoada, o seguro salta. Estou receptivo quanto ao termostato, não sei se é problemas de danificar o aparelho ou de segurança, tipo explosão. Não sei se os recuperadores de calor explodem, como dizem que acontece com as salamandras. Não deixo a lareira a arder quando vou dormir, se houver uma trovoado e mandar a luz abaixo, se tiver lenha é coisa minima.
  10.  # 12

    relativamente ao recuperador de calor,

    Coloque fotos da instalação para se tentar conseguir avaliar a situação.
  11.  # 13

    Por acaso meti balao no meu poco e quando chego aos 2 bar o esquentador nao arranca vou ter de aumentar para 2,5? É que 2,5 ele volta arranca mas tem atingir os 2.5 e ainda demora e enche nos 4 algum problema?
  12.  # 14

    Vou abastecer a piscina com água de um furo comunitário, mas as vezes não há água dessa rede e terei de encher com água da rede pública. Necessitava de meter um pressostato na água da rede do furo, para em caso de falha me avisar para um shelly por exemplo, como fazer? Recomendam alguma coisa?
  13.  # 15

    • SrR
    • 7 abril 2024

     # 16

    Basta um mecânico
  14.  # 17

    Colocado por: SrRBasta um mecânico


    Mas queria associar um shelly ou similar para me enviar uma notificação. Não sei se há algo no mercado que faça isso tudo (medidor de pressão com alarme para o telemóvel)
  15.  # 18

    É só ter o pressostacto a dar o contacto ao shelly
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
 
0.0248 seg. NEW