Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,

Calha-me a mim, pela primeira vez, ter bastantes dúvidas e não saber por onde começar. Ora, pretendo adquirir uma moradia no concelho de Loures, com cerca de 100m2 de área de implantação, com 2 pisos, construída nos anos 70 e inserida num terreno com sensivelmente 250m2. As minhas dúvidas prendem-se sobretudo na construção civil e em todos os procedimentos necessários para promover obras suficientes para a actualizar aos padrões dos dias de hoje, com todo o conforto e comodidade para a minha família.

Sendo a construção dos anos 70, com estrutura de betão armado e alvenaria (o típico em Portugal), pretendo adaptar as divisões existentes de modo aproveitar ao máximo a estrutura existente, abrindo paredes não estruturais para melhor aproveitar a área da casa, e evitar demolir elementos estruturais que obriguem a outro tipo de reforço pesado. A casa dispõe de placa (perdoem-me o jargão, mas desconheço o termo correto) entre o R/C e o 1º Andar, sendo depois o telhado em vigas de madeira com telha cerâmica (que pretendo renovar).

Tendo já uma ideia do que pretendo fazer (ainda que careça de validação profissional para aferir a sua executabilidade), e gostaria de pedir a vossa opinião (sobretudo dos profissionais da área), sobre qual o orçamento que devo considerar para a renovação, se estarei a considerar todos os pontos importantes, se me estou a esquecer de algo importante, etc, tendo em conta (+/-) as seguintes características:

-Renovação de telhado (mantendo-se em telha cerâmica mas substituindo a madeira por, eventualmente, se for recomendado, vigas pré esforçadas com tijoleira de esferovite + malha de aço e cimento);
    -Revestimento térmico das paredes (agradeço recomendações sobre a solução a tomar);
    -Janelas oscilobatentes em PVC e vidro duplo;
    -Revestimentos cerâmicos na cozinha e WCs, soalho de madeira (flutuante ou não) nas restantes divisões;
    -Cozinha de 25m2;
    -3 casas de banho (1 delas de serviço, sem banheira/duche);
    -4 quartos (com áreas entre os 13 e os 20m2);
    -Canalização nova, com pré instalação de aquecimento solar de águas;
    -Pré instalação de aquecimento central e ar condicionado;
    -Instalação eléctrica nova, com novo quadro de corte e circuitos independentes de protecção;
    -Instalação de telecomunicações, com ligaçóes ponto-a-ponto entre todas as divisões e armário técnico por onde se dá entrada dos serviços de operador (RF coaxial e Rede CAT6), bem como a alguns pontos exteriores para video-vigilância;

É claro que cada um destes componentes daria depois outra discussão sobre materiais e métodos, que estou certo que terei convosco em breve! Por agora e por simplicidade, assumamos que os matérias e técnicas serão os mais comuns nas obras recentes.

Além da requalificação da moradia, pretendo também construir uma garagem de sensivelmente 40m2 (2 carros) em parte do terreno libre, não tendo ideia que tipo de construção a adoptar. O que recomendariam e que se enquadre com a moradia (pelo menos mantendo a continuidade visual do telhado com telha cerâmico)? (estrutura em vigas de aço e paredes em bloco de cimento, como se vê nos armazéns, será o que oferece melhor custo/beneficio?)

Acredito que hajam obras bem maiores com cadernos de encargos bem mais pequenos, mas o defeito profissional de planear todas as opções e equacionar as escolhas, levam-me a querer perceber em maior detalhe todos os componentes da obra a considerar. Para este tipo de obra, que autorizações camarárias são necessárias e que especialidades de projecto são tipicamente requeridas pela câmara de Loures?

Se me puderem ajudar a ter uma ordem de grandeza a nível de orçamento a considerar, ficaria muitíssimo agradecido. (e já agora, projectistas e empreiteiros que referenciem!)

Desde já obrigado!
  2.  # 2

Olá tigoncal !
    Pessoalmente,penso que seja impossível dar valores, depende de tanta coisa. Não se sabe uma série de coisas.
    Não sei. Tive clientes que remodelaram uma casa bastante menor em Tercena, por 100.000€. É apenas um valor, de muito pouco valerá. Sem mexer em estrutura.
    Contrate um arquitecto, projectista, sendo obra a mexer em licenças, actualização de plantas e tudo isso, terá que ser mesmo. Com base no projecto, depois pode mandar orçamentar com melhor exactidão.
    Cumprimentos.
  3.  # 3

Boa noite Tigoncal,

Tenho atelier em Loures. Se pretender poderemos reunir e falar melhor sobre o seu projecto, assim como visitar o imóvel.
    Cumprimentos,

SMG, arq
    smgarquiecto.com
    https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
  4.  # 4

Obrigado CMArtin.

Compreendo perfeitamente e agradeço o seu comentário, embora uma parcela significativa de uma obra seja para a estrutura, uma requalificação poderá não necessariamente dispensar alguma adaptação de estrutura. De qualquer das formas, a sua referência, embora dependa de muitas variáveis, pelo menos serve de baliza para aquilo que pode ser feito.

Obrigado!
    Concordam com este comentário: CMartin
    • Dav82
    • 26 outubro 2020 editado

# 5

Fiz uma remodelação em Loures em que houve a criação de mais um piso( cave), aumento da fachada em 2m, varandas, terraço e garagem, gastei 90mil€ em tudo mas tive que procurar bem e obviamente houve algumas dores de cabeça!
    Área da moradia era semelhante 180m2 mais varandas e garagem
    • RUIOLI

# 6

.
  5.  # 7

Colocado por: RUIOLIFiz uma remodelação em Loures em que houve a criação de mais um piso( cave), aumento da fachada em 2m, varandas, terraço e garagem, gastei 90mil€ em tudo mas tive que procurar bem e obviamente houve algumas dores de cabeça!

SACOR?
    • Dav82

# 8

Colocado por: RUIOLI

SACOR?

Correto :)

Quem conhece as alterações possíveis de se fazer identifica na hora!
  6.  # 9

Colocado por: Dav82Quem conhece as alterações possíveis de se fazer identifica na hora!

Por algum motivo não quis ficar lá a morar?
  7.  # 10

Por algum motivo não quis ficar lá a morar?

No meu ponto de vista a casa ficou espetacular e muito bem conseguida, diferente de quase tudo o que lá vi ( entrei em dezenas de casas), quando já tinha a garagem cheia com as minhas coisas e preparava me para me mudar recebi uma proposta ridícula para vender e depois de pensar bem decidi vender!
    Apesar do bairro ser muito bom a casa também tinha aspetos menos positivos 3 andares habitáveis era um cima e baixo constante, aínda para mais fiz sala e cozinha na cave, o terreno apesar de ser dos maiores acaba por não ter assim tanto espaço e o facto de ter vizinhos colados dos 2 lados também não me agradava.
    Quem aguenta 1 ano por uma casa também aguenta 3 :)
  8.  # 11

Colocado por: Dav82No meu ponto de vista a casa ficou espetacular e muito bem conseguida, diferente de quase tudo o que lá vi ( entrei em dezenas de casas), quando já tinha a garagem cheia com as minhas coisas e preparava me para me mudar recebi uma proposta ridícula para vender e depois de pensar bem decidi vender!
    Apesar do bairro ser muito bom a casa também tinha aspetos menos positivos 3 andares habitáveis era um cima e baixo constante, aínda para mais fiz sala e cozinha na cave, o terreno apesar de ser dos maiores acaba por não ter assim tanto espaço e o facto de ter vizinhos colados dos 2 lados também não me agradava.
    Quem aguenta 1 ano por uma casa também aguenta 3 :)

Faz sentido tudo o que diz. Recomenda algum empreiteiro com experiencia na SACOR?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  9.  # 12

Faz sentido tudo o que diz. Recomenda algum empreiteiro com experiencia na SACOR?

Posso lhe dar o contato do empreiteiro que me fez a obra,gostei de trabalhar com ele e tem muita experiência lá no bairro já fez dezenas de casas não obstante a isso já sabe que tem que se andar em cima deles porque senão lá vão descurando algumas coisas!
  10.  # 13

Colocado por: Dav82Posso lhe dar o contato do empreiteiro que me fez a obra,gostei de trabalhar com ele e tem muita experiência lá no bairro já fez dezenas de casas não obstante a isso já sabe que tem que se andar em cima deles porque senão lá vão descurando algumas coisas!

Agradecia, pode enviar sff por email para casa.bpetro @ gmail.com
  11.  # 14

Agradecia, pode enviar sff por email para casa.bpetro @ gmail.com

Enviado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  12.  # 15

Fazendo prova de vida deste tópico, alguma água já correu por de baixo do moinho e no geral até acho que não tem corrido mal. Devo dizer que, entretanto, me tornei ainda mais assíduo leitor do forúm, qual estudante que estuda para o exame!

Ora depois de bastante ponderação, inúmeras opiniões (algumas contraditórias ) e diversos cenários hipotéticos analisados, avancei com a aquisição. Comecei depois um processo de arquitectura (e quase arqueologia), para perceber o que estaria licenciado, como foi construído e quais as opções que seriam viáveis de licenciar, sempre tendo em consideração as condicionantes da própria construção (e.g localização de pilares) e os nossos requisitos de conforto e habitabilidade. Posso dizer que o projecto de arquitectura está praticamente terminado e em breve pronto a ser submetido, tendo ficado contente com a proposta final. Não me posso queixar da experiência com o meu arquitecto, ao contrário do que tenho lido por aqui, tendo sido sempre uma relação bidirecional, com propostas, opiniões e comentários de parte a parte (e decisões da minha).

Fechada a arquitectura, vem agora a construção, para a qual tenho bastantes dúvidas que gostaria de expor ao forúm para obter as vossas opiniões. Descansem os mais sensíveis porque todas as dúvidas que venha aqui a colocar são/serão em primeiro lugar discutidas com os técnicos que trabalham na equipa. Para não tornar o comentário longo, iniciarei um novo comentário já com a primeira dúvida que me assola de momento.

Colocado por: Dav82Fiz uma remodelação em Loures em que houve a criação de mais um piso( cave), aumento da fachada em 2m, varandas, terraço e garagem, gastei 90mil€ em tudo mas tive que procurar bem e obviamente houve algumas dores de cabeça!

Era quase meu vizinho. Entretanto foi acompanhando o tópico da sua construção e fui até ver a sua casa ao vivo algures em Novembro para ganhar motivação!
  13.  # 16

Iniciando as dúvidas.

Pequeno enquadramento: a minha moradia tem uma cave semi enterrada. Duas das fachadas estão desafogadas, no entanto as restantes estão enterradas cerca de 1.60m. Esta cave (que em dois dos lados é na prática um R/C), será parte integrante da zona habitação (que espero ser aprovado, uma vez que tem um pé direito a rondar os 2.75m). Devido a arranjos exteriores, as fachadas semi enterradas deverão ser desenterradas cerca de 30 a 40 cm.

Primeira dúvida: AS HUMIDADES! Ora, esta cave sofre de graves problemas de humidades, tendo o pavimento e as paredes completamente degradadas. Fruto dos arranjos exteriores e aproveitando a maquinaria de movimentação de terras, contava abrir valas a todo o perímetro para instalação de drenos exteriores. A principal dúvida está em o que fazer no pavimento interior. O que recomendariam? Laje térrea (enroncamento, massame armado, barreira de vapor, floormate, etc) seria uma boa solução? Encontrei também uma solução de laje ventilada por meio de módulos encaixáveis mas pelo que tenho lido, mesmo com desvãos sanitários feitos de raiz, boa ventilação é difícil de conseguir. E em relação à paredes? Ao solucionar o pavimento, não encorro no risco de tornar as paredes/pilares (que tenha que manter por questões estruturais) uma autoestrada de humidades?

Qual a vossa opinião?
    • RUIOLI
    • 31 março 2021 editado

# 17

Colocado por: tigoncalEra quase meu vizinho.

Da casa antiga ou da nova do Dav82?
  14.  # 18

Da casa antiga ou da nova do Dav82?

Da casa antiga. Vivia na Bobadela, mas a moradia que falo no tópico é noutra freguesia do concelho.

0.0222 seg. NEW