Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Eu moro num último andar e tenho sofrido com infiltrações nos últimos anos. As obras a cargo do condomínio arrancaram a meio de setembro com as necessárias impermeabilizações exteriores, antes de se voltarem para as reparações interiores. No decurso das reparações interiores, aliado à extensa reparação interior de uma parede interior e à tempestade Barbara, ocorreu um fenómeno extremo de condensação na divisão, fruto de pontes térmicas existentes. No entanto, nunca tinha ocorrido um fenómeno tão extremo, tendo água a escorrer ao longo de toda a parede, pingas no teto, marcas dos tijolos visíveis e localização evidente de dois pilares.

    As pontes térmicas ficaram claramente identificadas: Viga, dois pilares e caleira não isolada térmicamente de águas pluviais no telhado

    Independentemente das causas particulares do que ocorreu hoje, a realidade é que preciso de encontrar uma solução que resolva a situação. O encarregado da empresa que está a fazer a obra, sugere que se aplique capoto no exterior, coisa que não é nem fácil nem propriamente barato, além de requerer cobrir zonas que não estão afectas à minha fração e de autorização do condomínio.

    Fiz alguma investigação e descobri que existem placas de gesso cartonado com uma das faces num material isolante térmico (cortiça, poliestireno, entre outros materiais) e que pode ser aplicado diretamente sobre uma parede (coladas) como revestimento.

    Poderia ser uma solução para as pontes térmicas da viga e pilares?

    Para a caleira, entendo que a única forma é isolar térmicamente.

    Agradeço a vossa opinião e experiência em problemas similares e com estes materiais.
    Rcardo Sousa
      teto.jpeg
      pilar.jpeg
      parede_crop.jpeg
  2.  # 2

    Costuma ventilar a casa? Ou tem aquecimento ligado?

    Coloque Pladur com lá Rocha e barreira para vapor
  3.  # 3

    Bom dia,

    A casa e a divisão em particular é habitualmente ventilada e não é usual usar aquecimento. A janela da divisão é aberta diariamente para arejar o quarto.

    Apesar de já ter ocorrido por várias vezes condensação, nunca tinha ocorrido de forma tão extrema.

    O fenómeno documentado nas fotos foi algo extraordinário. O nível de humidade exterior devido ao temporal, duas pessoas a trabalhar na divisão os dois dias anteriores, uma parede inteira com reboco acabado de aplicar a secar, numa divisão totalmente fechada por causa do pó e chuva, são as causas mais prováveis para o que as fotos retratam.

    A sugestão que faz, seria aplicado diretamente na parede?

    Obrigado
  4.  # 4

    Eu aplicava era um desumidificador..as pessoas a respirar libertam muita agua para o ambiente..

    Eu estou em teletrabalho (desde março :() e todos os dias quando "saio do escritório" meto o desumidificador para regularizar a humidade..

    Isso e tenho as janelas abertas (quando dá, claro).
    Concordam com este comentário: zed
  5.  # 5

    Colocado por: Ricardo C. Sousauma parede inteira com reboco acabado de aplicar a secar
    EIs O PROBLEMA... ventile esse espaço bem até que a parede esteja seca
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  6.  # 6

    O reboco não é o problema, mas foi responsável pela situação extrema. ´

    O Problema são as pontes térmicas, originadas na caleira do telhado, vigas e pilares.

    Neste momento o que se está a equacionar é montar uma parede de isolamento térmico à frente desta e no teto aplicar um teto falso com lã de rocha, igualmente com o intuito de criar isolamento térmico.

    O que acham, quais os materiais que recomendariam e como se deveriam aplicar?

    Obrigado,
    RSousa
  7.  # 7

    Colocado por: Ricardo C. SousaO reboco não é o problema, mas foi responsável pela situação extrema. ´

    O Problema são as pontes térmicas, originadas na caleira do telhado, vigas e pilares.

    Neste momento o que se está a equacionar é montar uma parede de isolamento térmico à frente desta e no teto aplicar um teto falso com lã de rocha, igualmente com o intuito de criar isolamento térmico.

    O que acham, quais os materiais que recomendariam e como se deveriam aplicar?

    Obrigado,
    RSousa
    Ricardo, indicar-lhe para soluções isolar termicamente o teto e a parede que aí tem é muito fácil, mas não corra o risco de estar apenas a camuflar o problema.
    O nível de condensação que demonstram as fotos é suficientemente elevado para que deva primeiro estabilizar a divisão.
    É muito importante dissipar a influência que o reboco e pintura recentes têm no problema para aquilatar realmente o impacto das pontes térmicas. Só depois fazer as alterações.
    Concordam com este comentário: Ricardo C. Sousa
    • eu
    • 24 outubro 2020

     # 8

    É mesmo um caso extremo de condensação.

    A melhor solução é mesmo isolar pelo exterior (ETICS), mas duvido que consiga convencer todos os condóminos.

    Isolamento e pladur por dentro também melhoram bastante a situação, mas podem continuar a ocorrer pequenas condensações "escondidas" entre o isolamento e essa parede. Mas é melhor que a situação atual.
    • eu
    • 25 outubro 2020

     # 9

    Colocado por: Anonimo18072022Cmas se os valores de humidade relativa forem muito elevados

    Isso terá sempre que ser resolvido, independentemente da solução de isolamento a adoptar.
  8.  # 10

    Tentando responder às várias respostas:

    1- A divisão tem estado a ser ventilada, no entanto a intervenção ainda não está terminada. Reboco e estuque já foram aplicados e neste momento só faltam acabamentos de massa fina para correção de pequenas imperfeições

    2- @Nobody: As obras realizada no exterior coincide com as divisões afectadas, no entanto foram trabalhos de impermeabilização ao nível do telhado e impermeabilização da forra cerâmica de uma das empenas do edifício, concretamente a parede contígua à das fotos.

    Estou a equacionar tanto a opção de intervenção no exterior (ETICS/ Capoto) ou interior (isolamento térmico da parede e teto). Pedi orçamentos e parecer técnico à empresa que está a fazer a obra.

    Estive a fazer alguma investigações e descobri que existem materiais para aplicação no interior exatamente para este tipo de isolamento, seja da Placo, Knauf ou Gyptec, com várias opções de placas compostas que juntam o gesso cartonado com lâ de rocha, EPS ou cortiça, qualquer um deles pré-aplicado na placa e para aplicação direta na parede.

    Algum de vós conhece estes produtos, já trabalhou com eles e têm opinião formada?

    Obrigado,
  9.  # 11

    Colocado por: Ricardo C. SousaKnauf ou Gyptec, com várias opções de placas compostas que juntam o gesso cartonado com lâ de rocha, EPS ou cortiça, qualquer um deles pré-aplicado na placa e para aplicação direta na parede.
    Deve estar a referir-se a Polyplac ou Woolplac da Knauf p.exemplo. Quanto à Knauf e Placo é correto e é muito bom material, que não tem nada a vêr com as placas de marcas generalistas. Visam essencialmente isolamento térmico e/ou acústico, mas também têm placas simples com outras especificidades.
    Mas o seu problema das condensações provavelmente terá também de envolver barreira pára vapor.
    Se por fora não atuaram termicamente e sendo um último piso, eu diria que é acertado tratar de isolamento térmico pelo interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo C. Sousa
  10.  # 12

    @Kduvidas: Poderia explicar o porquê da barreira de vapor? Entendo que numa situação de infiltração, a água infiltrada por efeito da exposição solar ou aquecimento interior pode vaporizar e com isso provocar fissuração nas paredes interiores, mas não estou a ver a relação com a condensação.

    Espero estar a ser bem aconselhado pela empresa que aqui está, mas para poder perceber o que me dizem estou a fazer esta investigação. Dai agradecer a todos os que se têm predisposto a partilhar o seu conhecimento e as minhas perguntas, como por exemplo neste caso da barreira ao vapor.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: carlosesf
  11.  # 13

    Esta minha consideração é condicional e condicional porque a origem da condensação como lhe disse no início tem de ser determinada e eliminada , o que só se consegue analisar no local e tendo todos os dados.
    Mas basicamente a Barreira poderia evitar a passagem de possíveis condensações ao revestimento que vai aplicar, sobretudo se for lã.
    Se as condensações desaparecerem e/ou forem inexistentes também não existe qq inconveniente na sua existência.
    Digamos que pode não ser mais do que uma proteção acrescida, pois continuo a achar essas condensações excessivas.
    E claro, a minha achega é uma mera opinião.
    • eu
    • 26 outubro 2020

     # 14

    Colocado por: Ricardo C. Sousa@Kduvidas: Poderia explicar o porquê da barreira de vapor? Entendo que numa situação de infiltração, a água infiltrada por efeito da exposição solar ou aquecimento interior pode vaporizar e com isso provocar fissuração nas paredes interiores, mas não estou a ver a relação com a condensação.

    É para evitar que o vapor produzido dentro de casa condense entre o isolamento e a parede exterior.
  12.  # 15

    Colocado por: Ricardo C. SousaReboco e estuque já foram aplicados e neste momento só faltam acabamentos de massa fina para correção de pequenas imperfeições

    Um reboco a secar significa que estão a ser transferidos litros de água deste para o ar envolvente, é esse aumento de humidade relativa que está a provocar o problema de que se queixa. Ventile bem o espaço e espere que seque, que o problema deve desaparecer.
  13.  # 16

    Bom dia,

    chegou a resolver o problema?

    estou numa situação idêntica, pinga do teto e escorre água pelas paredes, já não sei que fazer.

    Obrigado
 
0.0205 seg. NEW