Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O seu móvel TV, pode ganhar outra linguagem, e maior utilidade, de arrumação e servindo também de divisória, ao, ao ter-se eliminado as ripas para o escritório, ser o seu móvel TV, a fazer um canto, um "L" para a direita da sua sala (olhando para a planta) faz também de divisória.
    Pode ser alto ou baixo o móvel TV.
    Que acabamentos vai usar na casa, tem ideia ? Fale por alto apenas se não tem nada decidido ainda, cores, revestimento de piso...etc.
      Planta Sem Título M12.png
  2.  # 2

Colocado por: CMartinO seu móvel TV, pode ganhar outra linguagem, e maior utilidade, de arrumação e servindo também de divisória, ao, ao ter-se eliminado as ripas para o escritório, ser o seu móvel TV, a fazer um canto, um "L" para a direita da sua sala (olhando para a planta) faz também de divisória.

E se assim for, e tendo uma largura de sala de 3.49 em vez de ter um sofá único, com chaise longue, a ocupar toda a zona central do espaço de estar, pode virar a sua TV, de forma a fazer costas com o seu escritório (e com alguma habilidade faz com que a TV possa estar virada tanto para a sala de estar como para o escritório, num braço rotativo..) e coloca um sofá de 260cm na vertical e dois cadeirões de apoio, em vez também de ter o sofá de costas para a sua entrada.
    Opção pode ser 2 sofás, um maior e um mais pequeno (o de costas para a entrada), ambos a fazer conjunto.
    Enfim ideias na criação dos interiores.
    Não olhe para a imagem no sentido da decoração, março, apenas na ideia do móvel TV a fazer a divisória para o escritório, que permite virar a posição do sofá, permite outro layout,ocupando visualmente de outra forma o espaço de frente às suas escadas, elimina as costas do sofá principal para a entrada e, acrescente a isto, o facto de que o móvel TV nasce na sua parede lateral (que agora é frontal) do seu espaço sala e morre no escritório.
    Com ou sem porta.
      modern-wood-room-divider-shelving-tv-bookshelf-080520-1111-03.jpg
  3.  # 3

Marco, este projecto já está licenciado ? Tem pouca luz nas salas, parece-me, ainda pode mexer nas fachadas (?) Os foristas amigos, estão a fazer-lhe isso ?
  4.  # 4

Não. Preferia ilha. Apenas pensei que ao reduzir vai envidraçado e ao fazer península, aumentava área de cozinha pois tinha mais uma parede com espaço para colocar móveis altos e aumentar arrumação.

Colocado por: CMartin
    Se reduzir o vão da cozinha, vai perder também a luz natural que é, na minha opinião, muito importante nesse espaço.
    Pode perfeitamente manter o vão na cozinha e assumir que não leva cortina, não tem nenhuma incongruência estética ou em termos de design de interiores, que obrigue ou sequer que signifique que seja melhor um ambiente, com cortina de ponta a ponta. Pode ser, ou pode não ser. No seu caso, pode perfeitamente, passar sem, é apenas contextualizar esse aspecto, no seu interior.
    Tem especial interesse em ter a península ? Pretende tê-la ?

Sim concordo. Ou isso ou colocar um recuperador de calor a fazer essa divisória ficando assim orientado para as salas, embora o móvel TV pudesse dar maior facilidade na mudança dos sofás. Obrigado

Colocado por: CMartinO seu móvel TV, pode ganhar outra linguagem, e maior utilidade, de arrumação e servindo também de divisória, ao, ao ter-se eliminado as ripas para o escritório, ser o seu móvel TV, a fazer um canto, um "L" para a direita da sua sala (olhando para a planta) faz também de divisória.
    Que acabamentos vai usar na casa, tem ideia ? Fale por alto apenas se não tem nada decidido ainda, cores, revestimento de piso...etc.

Porque diz ter pouca luz? Tem vãos grandes em todo o lado que é permitido. É uma moradia em banda. Só tenho essas duas frentes. Sim de forma informal estão a ajudar como a cmartin. Penso que meu arquiteto esgotou os lances criativos para o que desejo. Então com algumas ideias penso que posso abrir mais as vistas.

Colocado por: CMartinMarco, este projecto já está licenciado ? Tem pouca luz nas salas, parece-me, ainda pode mexer nas fachadas (?) Os foristas amigos, estão a fazer-lhe isso ?
  5.  # 5

Rés do chão será todo em flutuante finsa FinFloor Nogueira magestic 49x

Carpintarias branco lacado, portas até ao teto com dobradica oculta e rodapés embutidos na parede

Ceramicas paredes WC social em tons mais neutros. WC suite em calacatta da cinca mas tb gosto da magres. WC de apoio à quartos ainda não decidido.

Cozinha lacada a branco ou cinza.. Por decidir. Com Tampo da ilha em dekton a imitar calacatta também.

Móveis por decidir mas gostaria de madeiras ou folheado a madeira sem brilho. (já tive casa com móveis e mesa de jantar em pau ferro alto brilho, pelo que agora gosto mais de sem brilho) tapetes sofá e cortinas em tons neutros também. (imagino) e gostava de alguns apontamentos de cor, almofadas, abajour, cadeiroes, vasos etc.. Coisas que facilmente posso mudar a cor com passar do tempo. Paredes todas brancas embora gostasse de em algum sitio colocar papel de parede.escada em betão deres do chão para cave. É escada metálica com dois apoios e proteções laterais em vidro. Tecto falso com sanca para cortinas e blackouts. (indeciso se ponho estores ou não. Estou a pensar em reforçar vidro e não por estores. Tentar com uma pérola no futuro fazer sombreamento assim como colocar umas árvores para a ajudar nesse processo. Posso enviar lhe mapa de acabamentos previsto para email se pretender. Mas de grosso modo será isto.
  6.  # 6

Tendo em conta o que Cmartin referiu e a ideia inspirada num arquiteto daqui do forum que se quiser pode se identificar, estou indeciso qual sera melhor em termos praticos e a planta que será mais fluida, pelo que aceito opiniões. E já agora se fica melhor que plano inicial colocado no primeiro post deste topico.

Aproveito para mostrar à cmartin o que queria dizer ao transformar a ilha na peninsula. Acho que nao perco tantos moveis e fico com um a cozinha maior, sendo moveis do chao ao tecto na parede encostada às escadas e do outro lado bancada e moveis superiores.

opções.png
  7.  # 7

Mas sim gosto deste móvel. Dependendo da disposição conforme post anterior pondero isso.
    E se assim for, e tendo uma largura de sala de 3.49 em vez de ter um sofá único, com chaise longue, a ocupar toda a zona central do espaço de estar, pode virar a sua TV, de forma a fazer costas com o seu escritório (e com alguma habilidade faz com que a TV possa estar virada tanto para a sala de estar como para o escritório, num braço rotativo..) e coloca um sofá de 260cm na vertical e dois cadeirões de apoio, em vez também de ter o sofá de costas para a sua entrada.
    Opção pode ser 2 sofás, um maior e um mais pequeno (o de costas para a entrada), ambos a fazer conjunto.
    Enfim ideias na criação dos interiores.
    Não olhe para a imagem no sentido da decoração, março, apenas na ideia do móvel TV a fazer a divisória para o escritório, que permite virar a posição do sofá, permite outro layout,ocupando visualmente de outra forma o espaço de frente às suas escadas, elimina as costas do sofá principal para a entrada e, acrescente a isto, o facto de que o móvel TV nasce na sua parede lateral (que agora é frontal) do seu espaço sala e morre no escritório.
    Com ou sem porta.
      modern-wood-room-divider-shelving-tv-bookshelf-080520-1111-03.jpg
  8.  # 8

Colocado por: Marcoveri87Tendo em conta o que Cmartin referiu e a ideia inspirada num arquiteto daqui do forum que se quiser pode se identificar, estou indeciso qual sera melhor em termos praticos e a planta que será mais fluida, pelo que aceito opiniões.

Olá marco, não me importaria nada de debater as ideias com o arquitecto, porque aprecio essa troca de visões.

Pessoalmente, estou apenas um pouco hesitante em 2 questões sobre a minha sugestão em virar a sala de estar (que acho que traz bastante interesse acrescido à disposição (layout) do seu openspace, e são essas 2 questões :
    - o sofá como o marco pós, encostado às parede, não seria uma primeira escolha minha. O que não signifique que não resulte até bem, mas, tenho alguma aversão por, por iniciativa minha, fechar os espaços com peças de mobília. Esta opção em que o marco encostou o sofá às parede resultará ou não no ambiente, dependendo da restante decoração (o estilo no todo). De qualquer forma, à partida, eu preferia desencostar o sofá.
    - a segunda questão é o móvel TV que, na minha opinião, mais do que móvel TV, será uma divisória entre o openspace e o escritório, que faz o lugar de uma parede (em vez de ter alí o ripado como tinha antes e ou em vez de ter uma parede), essa divisória, que, por acaso passa a ser o seu móvel TV também, tem um espaço de ocupação de, pelo que vejo, 3.09m. Se deixar passagem lateral de 90cm, quanto muito o móvel TV ou a parede divisória terá, quanto muito, 2.09m o que me parece manifestamente pouco para o tipo de divisória/móvel TV que penso, o seja, embora o interesse da solução existir para mim, até porque é a solução que possibilita virar a sua sala de estar, teria mais interesse ainda, se o móvel TV/divisória viesse da parede lateral começando aí, em vez de ter alí o seu sofá encostado. E fazendo canto. Teria uma expressividade bastante diferente, mais interessante em termos estéticos.
    Concordam com este comentário: Marcoveri87
      opções2.png
  9.  # 9

A sua divisória entre o openspace e o escritório, e que serve também de móvel TV, ficaria colocado no limite entre os dois espaços, onde se encontram os ripados na sua planta original, e em substituição desses.
    Teria uma profundidade de, entre, por exemplo, 30 a 40cms. Não muito profunda, para não se tornar muito pesada visualmente, nem muito estreita para poder albergar outros elementos, para além da TV.
    Poderia servir também de estante para livros.
    Ainda, se viesse da lateral, como lhe digo, e fazer o tal canto com a sala de estar, ocupando essa parede lateral direita do seu sofá, chega o sofá um pouquinho para trás (o quanto baste de forma a não atrapalhar as escadas), mas também, desencosta o sofá dessa mesma parede, chegando-o mais para o meio, mas de forma a não atrapalhar a passagem desde o hall de entrada, até às sala de estar, e dessa para as escadas e sala de jantar.
    Nessa lateral direita do seu sofá agora desencostado da parede, e entre o espacinho vazio criado entre a divisória/ móvel TV, pode colocar um candeeiro de pé uma pequenita mesa de apoio com um candeeiro de mesa.
  10.  # 10

CMartin

só fala na planta do lado esquerdo e a outra?
    Concordam com este comentário: CMartin, Marcoveri87
  11.  # 11

Colocado por: Marcoveri87Ou isso ou colocar um recuperador de calor a fazer essa divisória ficando assim orientado para as salas, embora o móvel TV pudesse dar maior facilidade na mudança dos sofás

Este recuperador que refere, é para que efeito ? Se for apenas estético (visual) pode colocar o recuperador à mesma embutido na sua divisória ou móvel TV (se não for para efeito de aquecimento, se for eléctrico por exemplo...) no mesmo lado que a TV.
    Ou então, como opção, o recuperador pode ficar do lado da parede lateral, o tal lado que faz canto, em que terá uma abertura na divisória/móvel TV, para o recuperador que estará instalado na parede ou no móvel (dependendo...). Ficava melhor o recuperador estar à face do móvel, para ser mais visível, claro.
    Essa lateral da sua divisória/móvel TV, acabaria, em vez de ter uma lateral fechada, em aberto, de forma a que, para quem está no sofá, não estar a olhar para a lateral do móvel, mas, em vez disso, faria um efeito estante. Sendo assim, essa divisória/móvel TV, onde poderia se albergar também a sua lareira elétrica/recuperador, serviria também de estante, com partes abertas e fechadas, onde poderia servir de arrumação nos fechados e de expositor nos abertos (livros, peças decorativas, e que tais).
  12.  # 12

Colocado por: marco1CMartin

só fala na planta do lado esquerdo e a outra?

Não consigo falar em tudo ao mesmo tempo, só por isso :o)
    Mas, ainda, a da esquerda estou a falar dos espaços sala de estar/escritório/hall de entrada que fui eu que sugeri alterar, portanto, pelo menos, nesse aspecto apenas, a planta da direita deixou de ter interesse, para mim, nessa perspectiva.
    Vou é falar nela, a planta da direita, por causa da questão da cozinha e ilha versus península...ainda.
  13.  # 13

Colocado por: CMartinEssa lateral da sua divisória/móvel TV, acabaria, em vez de ter uma lateral fechada, em aberto, de forma a que, para quem está no sofá, não estar a olhar para a lateral do móvel, mas, em vez disso, faria um efeito estante. Sendo assim, essa divisória/móvel TV, onde poderia se albergar também a sua lareira elétrica/recuperador, serviria também de estante, com partes abertas e fechadas, onde poderia servir de arrumação nos fechados e de expositor nos abertos (livros, peças decorativas, e que tais).

Exactamente. Divisória/móvel TV/estante com abertos e fechados, para várias utilidades.
      modern-wood-room-divider-shelving-tv-bookshelf-080520-1111-03 (1).jpg
  14.  # 14

A planta original da cozinha. Com ilha.
    Esteticamente, gosto mais desta opção pelas seguintes razões:
    - o facto de ter o vão de ponta a ponta, traz, para mim, muito interesse, na maior luz natural de todo o espaço, tornando, essa luz natural, o espaço mais airoso. Para além da luz natural ser, à partida (cada caso um caso, mas...) uma mais valia.
    Quando perguntou isto
    Colocado por: Marcoveri87Porque diz ter pouca luz? Tem vãos grandes em todo o lado que é permitido. É uma moradia em banda

Ainda, poderia, optar por, em vez da sua divisória do espaço da sala de estar para o escritório, ir até ao tecto, ficar aquém, deixando uma margem, por exemplo, de distância de 50cms do pé direito, para além da lateral aberta (a passagem de entrada para o escritório) e, assim, ainda permitia a luz natural do vão do escritório, para o restante espaço do openspace, nem que assim filtrada.
    Realçou que, para mim, a questão não é apenas de garantir a maior luz natural por si, mas porque assim, também, com este entendimento nos interiores, torna a casa mais airosa, menos pesada, menos fechada, no interior e na arquitectura de interiores. Mais leve.
      Planta Sem Título M122.png
  15.  # 15

A planta da cozinha alterada, tendo-se dimuido o vão, ganhou-se península vez de ilha. Ganhou-se isso, e não só, mas perderam-se outras coisas, que as coisas são sempre assim, uma relação de compromissos, em que, ora se ganha pra se perde, e, com base nisso, se fazem as nossas escolhas.
      opções3.png
    • Lupan
    • 28 novembro 2020 editado

# 16

Esses vãos, vão representar um valor significativo não? Quase 20 m... Não sei se a altura é 2 m,sendo são quase 40 m2 de vãos, isso é coisa para valer quanto, ao m2 ou valor geral? É claro que varia imenso, mas se tiverem alguma qualidade, só para ter uma noção.
  16.  # 17

Então na sua opinião em termos de sala prefere com a disposição que falou ao invés da planta do lado direito?

O móvel só poderia era ter cerca de dois metros de forma a dar abertura para escritório. A não ser que fosse como planta da direita em que largura do escritório já seria maior.

O sofá podia chegar mais atrás, e desencostar da parede 40 cm de modo a ficar pelo menos 80 entre escadas e sofá. Apenas encostei tendo em conta que desta forma ficaria muito em cima das escadas. Isto serve para planta da esquerda e planta da direira.

Quanto ao recuperador será mesmo um a lenha para aquecimento(o que ocupa em profundidade mais que os 40 que referiu para o móvel.

Pelo que percebi sugere que além do móvel de TV dividir escritório, colocaria recuperador de calor no canto ou seja encostado à parede e por sua vez fazendo L com o móvel.

Colocado por: CMartinA planta da cozinha alterada, tendo-se dimuido o vão, ganhou-se península vez de ilha. Ganhou-se isso, e não só, mas perderam-se outras coisas, que as coisas são sempre assim, uma relação de compromissos, em que, ora se ganha pra se perde, e, com base nisso, se fazem as nossas escolhas.
      opções3.png
  17.  # 18

São por 2,50m a altura. Varia com diferentes fatores, tipo de vidro, material de caixilharia, se são de correr ou oscilobatentes etc. Se leva ar ou argon. Se tem corte termico ou não. Pelo que eu dar lhe orçamento só lhe diria tendo em conta as condições específicas da minha casa e escolhas feitas.

Colocado por: LupanEsses vãos, vão representar um valor significativo não? Quase 20 m... Não sei se a altura é 2 m,sendo são quase 40 m2 de vãos, isso é coisa para valer quanto, ao m2 ou valor geral? É claro que varia imenso, mas se tiverem alguma qualidade, só para ter uma noção.
    • Lupan
    • 28 novembro 2020 editado

# 19

Colocado por: Marcoveri87São por 2,50m a altura. Varia com diferentes fatores, tipo de vidro, material de caixilharia, se são de correr ou oscilobatentes etc. Se leva ar ou argon. Se tem corte termico ou não. Pelo que eu dar lhe orçamento só lhe diria tendo em conta as condições específicas da minha casa e escolhas feitas.

Não seria propriamente um "orçamento", era só ter uma ideia, naturalmente terá já uma ideia concreta ou parcial dos custos que terá com a caixilharia, digo eu... Seria só para ter uma ideia do que previa para esses vãos, se tiver interesse em partilhar claro.
    Fica muito bem efetivamente, gosto das plantas, está realmente uma casa com um espaço bastante bom, tem parecenças com umas plantas que um amigo meu aqui do fórum fez o favor de desenhar para me ajudar, visto que o gabinete de arquitetura que contratei deixa muito a desejar.
  18.  # 20

Sim, será a rondar os 13000 euros, contudo podia arranjar muito mais barata e muito mais cara. Depende das escolhas feitas nos pontos que lhe falei. Se quiser saber especificações da caixilharia faz mais sentido para ligar ao preço.

Colocado por: Lupan
    Não seria propriamente um "orçamento", era só ter uma ideia, naturalmente terá já uma ideia concreta ou parcial dos custos que terá com a caixilharia, digo eu... Seria só para ter uma ideia do que previa para esses vãos, se tiver interesse em partilhar claro.
    Fica muito bem efetivamente, gosto das plantas, está realmente uma casa com um espaço bastante bom, tem parecenças com umas plantas que um amigo meu aqui do fórum fez o favor de desenhar para me ajudar, visto que o gabinete de arquitetura que contratei deixa muito a desejar.

0.0224 seg. NEW