Iniciar sessão ou registar-se
    • ECMG
    • 24 outubro 2020

     # 1

    Vivam!

    Há quase um ano comprei e coloquei com a ajuda de um canalizador um recuperador de calor a lenha.

    Ao instalar o mesmo, num canto de sala onde estava a antiga lareira, deparámos com uns problemas: (1) a conduta dedicada do meu andar era muito pequena e não puxava bem; (2) não conseguíamos encontrar uma redução adequada para fazer com que o tubo do recuperador caiba na conduta certa. O que o canalizador fez, antes que eu pudesse impedi-lo, foi furar a chaminé central e encostar nela a saída do recuperador. Depois, ligou a um colega para fechar esta bifurcação danada com uma massa incombustível.

    Bem, até agora funcionou. Sou, e sabia que era, o único morador (de três) que acende a lareira--pelo que saiba as outras estão ou fechadas ou entupidas. Contudo, como vocês conseguem imaginar, gostava de rectificar esta instalação má, especialmente porque agora estou a forrar o tecto a volta da chaminé e convém para decidir sobre a última forma que as condutas vão tomar.

    Eu já derrubei algumas paredes não-portantes a volta da chaminé. Quando esse mesmo canalizador esteve cá recentemente, comentou que ele podia instalar uma conduta de parede dupla, oriundo do andar do meu vizinho em baixo (onde a chaminé tem origem) e continuando até ao telhado. A ideia era acrescentar uma forquilha para que o meu recuperador tenha saída pela mesma conduta. Coloquei a questão ao vizinho e ele disse, com toda a razão, que apesar de ser mais seguro, isso não resolveria o nosso problema de fumos e cheiros a passarem entre andares. Logo ele quer pôr a trabalhar a sua lareira, derrubando paredes como eu fiz e colocando um recuperador “suspenso".

    Eu gostava de tirar a tubagem que o canalizador pôs, tirar a chaminé em tijolo e colocar essa de parede dupla. Mas em vez de uma chaminé só, mais a forquilha, eu colocaria uma conduta menor para acompanhar a grande, desde que já tem o espaço para essa sair. O que acham? Devo proporcionar um diagrama, né?

    Muito obrigado pela atenção e uma boa tarde / bom dia para todos.
  1.  # 2

    Ou seja, a chaminé do seu prédio não é individual, mas antes um papo de rola em cada apartamento e uma corete vazia que vai ao telhado.

    Se tem hipótese de colocar um tubo de inox dentro da corete a sair no telhado, aproveite e fica com uma conduta individual só para si.

    Atenção aos condensados gerados e ao calor das lareiras vizinhas, uso tubo de inox duplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ECMG
    • ECMG
    • 24 outubro 2020

     # 3

    Na verdade achei que era individual porque a conduta pra a antiga lareira fica bem alta, por onde a chaminé encontra-se com a laje do andar acima ... talvez o meu vizinho em baixo tenha o mesmo tipo de conduta, pois a saída final no telhado (deve ter outro nome mas não o conheço) não mostra divisões como deveria se as condutas fossem individuais. Só tem uma espécie de chão mais elevada que eu adivinho ajudava puxar a minha conduta, por ter menos comprimento (moro no 2° andar).
 
0.0052 seg. NEW