Olá;sou nova por aqui fiz uma pesquisa na internet e vi aqui algumas coisas sobre humidade. Gostava de pedir a vossa opiniao..:) Comprei um apartamento no res do chao a 1ano em vilar do pinheiro vila do conde; t2 com terraço nada fazia acreditar que a casa me iria provocar um grande desgosto. Viemos para ca em julho de 2008 o predio tem 10anos,o apartamento estava a venda a 1ano e tinha sido habitado durante 5anos. Os dois quartos sao virados para o terraço o da minha filha está impecável até agora!!!! mas o meu em novembro deu ar da sua "desgraça ..." na parede do lado da janela apareceram "papos" parecem "bolhas de ar debaixo da tinta"que se tocarmos estala a tinta ,cheira a humidade claro e volta e meia aparecem me uns mosquitos muito pequenos agarrados a parede que me dão que fazer...!!!alastrou para o tecto ,ultimamente as manchas aparecem no tecto nao muito escuras para ja mas nota se as pigmentações.~Depois veio a sala(mais uma vez do lado da janela) tinta do tecto com bolhas,estalou....e agora reparei do lado onde isso aconteceu o tecto esta a ficar manchado!!pois claro esta a chover..!!noto que as janelas ficam embaciadas rapidamente aqui em casa..nem é preciso estar muito frio...ultimamente tenho ligado o desumidificador mas creio nao fazer grande diferença. Ja pedi ao Sr do condominio para falarmos...sobre isto...!Pois isto éum res do chao ...e tem humidade...quem esta no terceiro andar?deve ter a casa preta..acham que isto se pode dever a alguma infiltraçao de lado no predio?existe alguma coisa com qual se possa limpar o tecto que evite aparecer estas manchas ou que alastrem?acham que manter a janela aberta vai ajudar alguma coisa?
Desculpem tantas questoes mas estou com aquela sensação de um grande desgosto!afinal é uma casa nao é um par de calças ..:S Obrigada Raquel
1. condensação nos vidros. Que tipo de caixilho (madeira, alumínio com ou sem corte térmico, PVC), e que tipo de vidro (simples, duplo)? Geralmente, isso deve-se a excesso de humidade dentro de casa, a temperatura alta dentro de casa e a vidros frios.
2. manchas nos tectos. São manchas de água ou de bolor? Se aparecem «pigmentos», poderá ser bolor. Isso também deriva do aumento do teor de humidade dentro de casa e ao mau isolamento térmico das paredes/tectos (normalmente em zonas de ponte térmica, nas vigas no canto das paredes).
3. Tinta que descola, bolhas. Geralmente resultam de infiltrações. Mas também pode ser (é raro) que a condensação da humidade tenha ocorrido no interior da espessura da parede e tenha provocado essas bolhas.
4. Mosquitos (ou moscas pequenas?) Não faço ideia, mas é melhor espreitar a saca de batatas na despensa... :-)
Ventilar a casa (não devia ser necessário durante todo o dia) e o desumidificador, poderão ajudar. Mas há aí, quase de certeza, também um problema de infiltração que terá de ser resolvido...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Maiainha
1. condensação nos vidros. A casa nao é quente nem fria..no verao nao me lembra de ter calor aqui dentro..no inverno nao morri congelada..:) O caixilho é aluminio e o vidro é simples.
2. manchas nos tectos. sinceramente umas parecem me bolor as mais antigas outras parecem me poças de agua :S de cor mais escura que o tecto (branco) ontem chamei lhes sardas!!a minha casa tem sardas:/
3. Tinta que descola, bolhas. No quarto quando a tinta estala nota se uma coisa que nao me parece muito normal..parece que esta tinta esta a descolar da tinta antiga que a casa tinha que era branca ,esta é de cor beje acho..vou tentar inclusive tirar fotos .. existem algumas destas bolhas que se passar os dedos devagar a tinta fica agarrada aos mesmos e se encostar a roupa a parede parece que me encostei a uma parede pintada de fresco!é tudo muito estranho então para mim...que nao percebo nada do assunto..
4-Mosquitos (ou moscas pequenas?) Eu parece me que vou ter que chamar aqui uma equipa especializada em mosquitos.sim porque estes sao especiais..nao vêm do saco de batatas posso garantir..e so permanecem nas ditas bolhas ou nas manchas de humidade.e ja fiz a experiencia de arrastar alguns para baixo e foi vê los a ir de encontro as bolhas!!!é uma nova especie que nasceu aqui em casa só pode!:) Bem a verdade é que estou a ver uma grande luta contra a humidade..por isso nao gosto de chuva!! A proxima reunião de condominio vai ser debaixo do meu tecto e espero nessa altura nao ter que abrir o guarda chuva :S