Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: econom.pedro

O Pedro Barradas já lhe respondeu a isso em cima:
    "em Obra particular (habitacional), o racio de execução de MQT, está abaixo dos 10%...e de PE, cerca <5%".

Portanto , é só fazer contas ao preço que pagou de honorários...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpinto005

Os 10% é referente ao valor do projeto? (desculpe a minha ignorância...)
  2.  # 2

Colocado por: fpinto005

Os 10% é referente ao valor do projeto? (desculpe a minha ignorância...)

Não, o que o Pedro Barradas explicou foi a percentagem de pessoas que contrata esse serviço e não o preço dele...

Um projeto de execução pode custar tanto como um projeto de licenciamento. Apenas a execução do MQT e caderno encargos/Condições técnicas será menos, mas isso sem o projeto de execução é um processo incompleto.

O melhor é pedir mesmo orçamento aos projetistas (Arquitetos e Engenheiros).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel_N
  3.  # 3

Existe alguém que presta este tipo de serviços - caderno de encargos / medições? baseado num projeto feito por outro? é descabida esta ideia?
  4.  # 4

Colocado por: fpinto005Qual o meu espanto, diz que não está incluído o caderno de encargos. Com tanto termos no "contrato" realmente algo que diga caderno de encargos não diz...

precisava tambem de um caderno de encargos para a fase de projectos LOL.

bem, mas já viu o problema dele não existir, você pensa numa coisa a outra parte pensa noutra e depois é sempre voce que se "lixa".

imagine agora avançar para a casa que custa BEM MAIS do que o projecto com as mesmas indefinições sobre o que está incluído e o que não está.
    Concordam com este comentário: fpinto005
  5.  # 5

Colocado por: fpinto005Existe alguém que presta este tipo de serviços - caderno de encargos / medições? baseado num projeto feito por outro?

Sim!

Colocado por: fpinto005descabida esta ideia?

Não!
    Nós fazemos isso muitas vezes
  6.  # 6

Colocado por: fpinto005Tenho o projeto de arquitetura que deu entrada na sexta feira (ao fim de 2 anos de aquisição terreno)

Já deu entrada do projecto, imagino na Camera, e não faz ideia de quanto lhe vai custar?
  7.  # 7

Colocado por: fpinto005Existe alguém que presta este tipo de serviços - caderno de encargos / medições? baseado num projeto feito por outro? é descabida esta ideia?

Não é descabido, já fiz isso varias vezes, mas é mais fácil para quem fez, forneceram-lhe as peças desenhadas pelo menos da arquitetura em formato dwg? dwf também da para medir mas é mais trabalhoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpinto005
  8.  # 8

Colocado por: LuisPereira
    Já deu entrada do projecto, imagino na Camera, e não faz ideia de quanto lhe vai custar?

Foi um processo demorado, porque fizemos aquisição do terreno + compra de uma parcela que pertencia a camara. A demora consistiu na escritura / legalização da união do terreno + parcela. Na semana passada demos entrada na camara do projeto de arquitetura. Agora o arquiteto diz que daqui a um mês +/-, tendo o OK da camara que avança com o projeto das especialidades... mas estávamos a contar com um "caderno de encargos" para nos dar uma orientação do custo da obra...
  9.  # 9

Colocado por: riscos
    Não é descabido, já fiz isso varias vezes, mas é mais fácil para quem fez, forneceram-lhe as peças desenhadas pelo menos da arquitetura em formato dwg? dwf também da para medir mas é mais trabalhoso

O que me forneceu foi em papel (tudo o que deu entrada na camara). Quando lhe falei no caderno de encargos para pedir orçamentos, disse me que com o projeto de arquitetura + projeto de especialidade que conseguia orçamentos... mas pelo que leio é muito mais fácil pedir orçamentos já com tudo descrito / medidas e quantidades... acho que os empreiteiros não estão com esse trabalho... n sei. Ainda estou numa fase de aprendizagem.
    Disse me que me poderia enviar a documentação por pdf... contudo acho que vou falar para chegarmos a um consenso e senão efetuar o caderno tem de disponibilizar a informação necessária p se fazer... estarei a pensar mal?
  10.  # 10

tem de lhe fornecer em suporte informático tudo o que entrou na C.M, inclusive peças desenhadas em dwf. Em PDF não dá para medir…
    Mas sim reúna com o arquiteto e explique a bem, que se ele não faz/quer / sabe fazer, ele que forneça a arquitetura em dwg para o fpinto poder solicitar esse trabalho a outra pessoa.
    Concordam com este comentário: fpinto005
  11.  # 11

Colocado por: fpinto005
    Agora o arquiteto diz que daqui a um mês +/-, tendo o OK da camara que avança com o projeto das especialidades... mas estávamos a contar com um "caderno de encargos" para nos dar uma orientação do custo da obra...

UM MÊS para aprovar a Arquitectura? Em que Câmara?!? ...parece-me bom demais, para ser verdade...
    Concordam com este comentário: ricat
  12.  # 12

Colocado por: RRoxxeducação dos D.O.?

Julgo que seja uma mistura: a disposição do DO para contratar tal serviço e a conhecimento da existência de tal serviço.

Se tiver o azar de nenhum dos gabinetes mencionar nas propostas MQT e/ou PE, um DO de primeira viagem pode nem se aperceber de que é uma possibilidade.
    Ao ouvir os termos pela primeira vez, poderá investigar nas interwebs, claro.

Para mim, foi sempre uma pergunta de rasteira: os gabinetes que disseram não ser preciso e/ou que nem costumam fazer, ficaram imediatamente excluídos... um dos poucos requisitos mensuráveis nestas consultas.
  13.  # 13

Colocado por: fpinto005Foi um processo demorado, porque fizemos aquisição do terreno + compra de uma parcela que pertencia a camara. A demora consistiu na escritura / legalização da união do terreno + parcela. Na semana passada demos entrada na camara do projeto de arquitetura. Agora o arquiteto diz que daqui a um mês +/-, tendo o OK da camara que avança com o projeto das especialidades... mas estávamos a contar com um "caderno de encargos" para nos dar uma orientação do custo da obra...

Percebi, o que me queria referir e estava a interrogar é se não tem já uma ideia de quanto a sua obra irá custar.
    Uma coisa é ter orçementos de empreiteiros outra é uma estimativa da obra.
    Não disse ao arquitecto quanto queria gastar?
  14.  # 14

Colocado por: fpinto005Questionei sobre a possibilidade de executar o caderno de encargos.

Resposta: "não costuma fazer, demora muito tempo. contudo se quisesse...." fiquei mesmo desiludida, porque não o conheço, optamos por feeling... e contudo não nos sentimos 100% ajudados!

Pelo que li o caderno de encargos é uma base muito importante! Para incluir o caderno de encargos, qual o valor que deve ser a mais? +/-

Vou mesmo falar lhe e ver a possibilidade de o executar. Concordam comigo?

Tem razão, o léxico técnico é propício a confusões de parte a parte.
    Qual o objectivo do carderno de encargos ? Solicitar preços ? Evitar derrapagens no orçamento ?
    Já falou no projecto de execução de arquitectura e projecto de execução de engenharia ?
  15.  # 15

Colocado por: paulo_pereirao léxico técnico

Penso que estão aqui a falar de Caderno de Encargos como se fosse a mesma coisa que um Mapa de Quantidades e Trabalhos. Numa obra pequena de moradia, ee tiver uma MQT bem completo já está muito bem apoiada nos orçamentos e acompanhamento de obra.

Um Caderno de Encargos é mais completo, e eventualemente desnecessário, pois está mais focado na forma de executar e nas garantias jurídicas de parte a parte. Se a casa for "normal" não será tão útil como o MQT.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 16

Tem aqui uma boa descrição do que deve constar do PE, CE e do MQT.
  17.  # 17

Já não sei em que tópico fui fazer download, mas "republico" aqui dois exemplos (CE e MQT) que tinham sido partilhados no fórum.
  18.  # 18

O CE é um copy past do CE do CYPE, na grande maioria das obras apenas serve para fazer disparar as propostas de orçamento
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvaO CE é um copy past do CE do CYPE

Pois, acredito que seja. Também nunca vi outro:).

De qualquer modo, penso que fica bem patente que o mais importante para a orçamentação é MQT. O CE, dificilmente é seguido pelo empreiteiro, e só servirá mais mais apoio em caso de litígio jurídico.

Em vez de CE, sugiro mas é o DO contratar apoio do fiscal para ajudar a redigir um bom contrato com o empreiteiro.
  20.  # 20

O CE é fundamental para clarificar as cláusulas de gestão da obra.
    Se não houver CE quando chegarem à fase de contrato o empreiteiro não concorda com metade das cláusulas que podem defender o DO e nessa fase já é tarde para o DO voltar à estava zero

0.0275 seg. NEW