Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde forum,

    Alguém já teve a experiência de construir, ou projetar, para um lote com dois donos? (No alvará de loteamento está escrito que pode ser construído um máximo de dois fogos por lote).

    A pergunta é:
    Os dois donos terão sempre de apresentar um projeto em conjunto e construir tambem em conjunto, uma propriedade horizontal com 2 frações, ou poderão ser feitos 2 projetos compatíveis, mas independente, e serem construídos de forma independente?

    É uma situação relativamente estranha para mim e como neste momento estão suspensas quaisquer reuniões para pedido de esclarecimento na CM...

    O loteamento em questão resultou da legalização de uma área urbana de génese ilegal e como não havia terreno para todos, alguns proprietários ficaram aos pares nos lotes, mas não se conhecem de lado nenhum...

    Obrigado por qualquer primeira ideia.
  2.  # 2

    Consegue colocar uma imagem do alvará de loteamento?

    Se é um Lote, pode ser dado entrada dum único processo, com dois requerentes (até porque vai haver despesas camarárias, que convém ir em nome de ambos, não apenas de um).
    Podem é dar entrada dum primeiro fogo, dizendo que o segundo será começado a construir passado algum tempo...julgo que chamam de faseamento (não sei se Vos interessa esta opção).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  3.  # 3

    como primeira ideia
    como qualquer obra pode sempre construir algo dentro das condicionantes do lote e futuramente fazer a ampliação, assim como pode como previsto na lei fazer uma obra por fases, no entanto sendo o lote de dois proprietários o que for feito mesmo que só parte terá de ser em nome dos dois.
    fale com um gabinete de projetos ai da sua zona para primeira abordagem de certeza que lhe darão umas luzes.
    se gosta do lote e da zona pondere comprar a parte do outro proprietário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  4.  # 4

    Veja com bastante cuidado.
    Tem a planta de síntese? O que é permitido? Uma moradia bifamiliar?
    Qual é a área do lote?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  5.  # 5

    Colocado por: ADROatelierVeja com bastante cuidado.
    Tem a planta de síntese? O que é permitido? Uma moradia bifamiliar?
    Qual é a área do lote?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:viveiroscordeiro


    Sim tem alvará de loteamento e planta de síntese claro.

    O Lote tem 415m2, área de implantação 145m2 construção de 290m2, 2 pisos, habitação em banda.

    No alvará está escrito textualmente que é permitida um máximo de dois fogos por cada lote. (não há mais informação relevante)

    Para esclarecer, eu não sou dono, sou eventual projetista e como nuca me passou pelas mãos uma situação desta o normal era marcar reunião na câmara, mas está tudo suspenso e como o potencial cliente é um amigo, gostava de lhe dar uma ideia.

    Eu diria para ele comprar a parte restante ou vender, mas estarei a ver alguma coisa mal? Fazer um projeto para duas pessoas que nem se conhecem dividido em frações?... Parece um inferno... Além de que a área é reduzida...
  6.  # 6

    viveiros

    a informação que dá não ajuda

    por exemplo afinal o seu amigo é dono do quê exatamente? de um lote com possibilidade para dois fogos ou de metade desse lote?

    o facto de dizer que podem ser dois fogos não implica que tenha de ser dois fogos.
  7.  # 7

    Colocado por: viveiroscordeirosou eventual projetista

    então é melhor falar com um Arquiteto. Deixe isso para quem pode.
  8.  # 8

    Na planta síntese não vem indicado as áreas de implantação das moradias ? Normalmente estão indicadas esta áreas em planta.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    então é melhor falar com um Arquiteto. Deixe isso para quem pode.



    Não entendi se percebeu mal, ou se estava a ser irónico?

    Projetista neste caso igual a Arquiteto inscrito na ordem dos arquitetos. Quando digo eventual é por que não sei se vai avançar o projeto...
  10.  # 10

    Colocado por: tviegasNa planta síntese não vem indicado as áreas de implantação das moradias ? Normalmente estão indicadas esta áreas em planta.


    Claro que estão, como já tinha dito: implantação = 145m2 construção = 290m2. Ou seja, eu sei muito bem se poderia construir 290m2 e constituir propriedade horizontal com duas frações A e B.

    A dúvida é que os dois donos não vão construir em conjunto e o lote atualmente não tem uma fração A e B, nem tão pouco sabem quem fica com a direita ou esquerda... Têm apenas um polígono de implantação único.
      planta exe.jpg
  11.  # 11

    Qual é o lote?
    Que largura tem de frente de lote?
    Falou em moradias em banda. Onde está definida esta informação?

    O que está descrito no registo predial?
  12.  # 12

    Adro

    pelo tracejado da implantação vê-se que é tudo em banda

    é uma situação deveras estranha e não sabemos como isso foi consensual entre os proprietários e afinal o que é que eles tinham anteriormente ( área em avos), o que é certo é que um lote tem dois proprietários que até podem nem se conhecer
    o que há a fazer é mesmo falar com a camara ou mesmo com o autor (s) desse loteamento e tambem a associação de proprietários se existir.
    não me parece é que vá ser possivel dentro do mesmo lote construir apenas uma parte, como já referi anteriormente.
  13.  # 13

    Estava tentar compreender a viabilidade de duas moradias dentro do lote, ambas com r/c e primeiro andar, muito estreitinhas...
    No extremo, em termos de áreas poderia dar... implantação de 72,5m2 para casa, dentro do polígono de implantação, mas não sabemos qual é o lote, nem metros de frente... nem com que profundidade de empena, mesmo sendo em banda.

    Digo isto porque se considerarmos que a cota muito sumida que aparece é de 3 metros, talvez a frente de lote seja 12 metros aproximadamente.

    Por outro lado, estou de acordo que nunca se poderia construir só uma parte. Tinha quer ser uma PH dentro do lote.
    Para financiamentos bancários deve ser "um filme".

    Primeiro, é preciso ver bem o que diz no registo predial.
    Um dos donos também deve poder comprar a restante parte, digo eu. Fazia-se só uma moradia.
  14.  # 14

    Colocado por: viveiroscordeiroProjetista neste caso igual a Arquiteto inscrito na ordem dos arquitetos. Quando digo eventual é por que não sei se vai avançar o projeto...

    Exacto, veja isso com um arquiteto que possa analisar e efectuar as indagações necessárias para o caso.
    Assim a frio, parece-me consensual que as observações do marco1 da Adroatelier estão correctas.





    Colocado por: ADROatelierPor outro lado, estou de acordo que nunca se poderia construir só uma parte. Tinha quer ser uma PH dentro do lote.
    Para financiamentos bancários deve ser "um filme".

    Primeiro, é preciso ver bem o que diz no registo predial.
    Um dos donos também deve poder comprar a restante parte, digo eu. Fazia-se só uma moradia.


    Colocado por: marco1pelo tracejado da implantação vê-se que é tudo em banda

    é uma situação deveras estranha e não sabemos como isso foi consensual entre os proprietários e afinal o que é que eles tinham anteriormente ( área em avos), o que é certo é que um lote tem dois proprietários que até podem nem se conhecer
    o que há a fazer é mesmo falar com a camara ou mesmo com o autor (s) desse loteamento e tambem a associação de proprietários se existir.
    não me parece é que vá ser possivel dentro do mesmo lote construir apenas uma parte
 
0.0192 seg. NEW