Iniciar sessão ou registar-se
    • XR2i
    • 27 outubro 2020 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Neste momento, possuo uma Moradia Geminada, sem qualquer construção de ambos os lados.

    Acontece que, vão iniciar a construção de uma Moradia ao lado da minha dentro em breve e estou algo preocupado com os isolamentos que vão, ou não vão usar.

    Durante estes anos, sempre tive descanso leia-se sem barulhos de vizinhos, que já sofri bastante no apartamento que tinha antes de comprar esta casa.

    Neste momento encontro-me algo preocupado. Em primeiro, por não saber se é obrigatório nas construções, usar algum isolamento entre casas, e em segundo tentar ter a melhor solução possível a nível de isolamento para que não fique com um "problema" nas mãos.

    A minha preocupação deve-se apenas ao facto de que isolamento será usado para dividir as paredes das casas em questão, e o que vocês recomendam (para que não ouça barulhos da casa do lado se é que é possível).
    Já efectuei uma pesquisa no FDC, antes de abrir este post, e em obras na zona, vi separarem as casas com "Roofmate" mas creio que não será grande solução (ou não evitará estes ruidos).

    A minha casa na lateral tem uma parede em bloco de 15 e tem uma tela asfaltica na lateral, com isolamento reflector (não sei se poderá ser útil esta informação para vocês).

    Posto isto, peço as vossas recomendações, a minha ideia é precaver-me e ter as soluções na mão, para não ficar com um "problema" grave assim que arrancarem e depois não haver "volta a dar".

    Se tiverem possíveis dicas, sobre o que preciso de verificar, no decorrer da construção da nova casa, para garantir que as "legalidades" são cumpridas e não ter problemas futuros, também agradeço.

    Muito obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hab23
  1.  # 2

    voce não tem de se preocupar com mais nada que não seja, ver se garantem dessolidarização entre ambas as casas, com pelo menos 2cm de EPS. e a execução da selagem dessa mesma junta com material apropriado.

    PS: se você so tem tijolo de 15 e uma tela asfaltica na constituição dessa empena, olhe, voce já está mal/ não regulamentar por natureza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
    • XR2i
    • 27 outubro 2020 editado

     # 3

    Agradeço desde já, a sua ajuda estimado Pedro.

    Algum dica de como conseguir garantir a boa execução da dessolidarização (com o EPS de pelo menos 2CM é suficiente)?

    Creio que será apenas o Bloco com a tela (mas sou leigo no assunto), já comprei a casa concluída e é uma construção já algo antiga do ano 2000.

    Obrigado.
  2.  # 4

    E dizer isto que escrevi aos responsaveis tecnicos da obra.. não esquecer de fazer o memso ao nivel das fundações.
    Mostre a sua preocupação com o assunto ao dono de obra e aos responsaveis.

    Pelo menos tem de ter o EPS, em todos os elementos de contacto da estrutura.

    Se a sua casa é 2000... pois assim compreende-se. Pelo menso quando encostarem a casa nova , voce a nivel termico vai ter melhorias significativas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasMostre a sua preocupação com o assunto ao dono de obra e aos responsaveis.

    Esteja atento e não deixe avançar as obras sem garantir isso. Ou faz agora ou nunca mais resolve
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  4.  # 6

    Aproveite e como não quem não quer a coisa pergunte ao D.O. se a parede que encosta à sua casa é dupla (deverá ser). Veja se no meio da mesma podem colocar lã de rocha (vai ter ganhos substanciais a nivel acústico).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  5.  # 7

    Colocado por: Rui1977Veja se no meio da mesma podem colocar lã de rocha (vai ter ganhos substanciais a nivel acústico).

    não é Vai, é VÂO!!!
    Concordam com este comentário: Rui1977, Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
    • XR2i
    • 27 outubro 2020 editado

     # 8

    Obrigado pelas vossas importantes diretrizes caros Pedro Barradas, Zé da Silva e Rui1977.

    Quando apanhar o Dono da Obra, vou lhe transmitir a vossa opinião sobre o que terá de ser feito.

    Pergunto só, há alguma obrigatoriedade da colocação do EPS entre casas? (caso do DO não queira, eu nem me importo de pagar, só para ter essa questão acautelada)
    • XR2i
    • 27 outubro 2020 editado

     # 9

    Também tenho essa ideia Pedro, que pelo menos em termos térmicos vou ter ganhos (a casa sempre foi bastante fria no inverno e bastante quente no verão).

    Quero é acautelar esta parte acústica (que já me tira o sono e a obra ainda não começou), para que este "sonho de vida" não se torne numa pesadelo :)

    Ai conto com a vossa espetacular ajuda :)
    Concordam com este comentário: pmsf
  6.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    não é Vai, é VÂO!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:XR2i
    Tem toda a razão, ambos têm muito a ganhar com a colocação da lã de rocha. Não referi que eram ambos porque estávamos apenas a falar do lado do XR2i.
    A obrigatoriedade da colocação do eps tem a ver com as boas práticas construtivas, pois caso contrário, a casa do seu vizinho vai estar colada à sua, o que quer dizer que se a casa do vizinho "der de si", vai levar a sua de arrasto, podendo provocar fissuras. Ao colocar o eps entre as duas, faz com que a ligação seja "móvel", ou seja, que o movimento de uma das casas não irá afetar a outra.
    Tenho ideia que em vez de eps, também há quem coloque xps.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  7.  # 11

    Colocado por: Rui1977Tenho ideia que em vez de eps, também há quem coloque xps

    Ou cortiça, que para o som é um bocadito melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  8.  # 12

    Colocado por: zedasilvaOu cortiça, que para o som é um bocadito melhor

    Lolol. se meterem o EPS, já é uma sorte... ;)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasLolol. se meterem o EPS, já é uma sorte... ;)

    É pá, não assustem o pobre do XR2i
    • pmsf
    • 2 março 2021

     # 14

    Bom dia a todos.
    Efetivamente, não sou novo no fórum, mas faz muitos anos que não o frequentava.
    Estava à procura de um tópico relacionado com as minhas preocupações (pois não pretendia abrir um tópico novo, desnecessariamente) e encontrei este, que tem algumas semelhanças
    Adquiri um terreno para construção de uma moradia, que futuramente será geminada. Neste momento, não existe nenhuma naquela parte da urbanização, mas irá existir um dia.
    Evidentemente que o arquiteto, a quem encarreguei de fazer o projeto (já projetou algumas casas naquela urbanização) me deverá aconselhar relativamente a esta matéria. Mas já percebi (de lidar com ele) que ele é uma pessoa extremamente ocupada e está envolvido em mil e um projetos (não sabia até adjudicar com ele, mas pronto) e poderá não dar a atenção a esta questão, como eu queria. Daí também estar a perguntar a vossa opinião sobre este assunto.

    Visto ser eu o primeiro a construir (e de raiz), naquilo que posso fazer da minha parte, como aconselhariam a que construísse a minha moradia?

    Parede dupla com isolamento térmico + isolamento acústico?

    Na parede que (futuramente) irá geminar, colocariam algum isolamento diferente do que colocariam nas restantes paredes?

    Confesso que em termos de isolamento acústico e térmico é onde estou disposto a investir mais, por isso gostaria de obter a vossa opinião.

    À parte disso acresce uma boa caixilharia, mas isso já é um outro assunto.



    Já agora aproveito para perguntar ao XR2i, como está a correr a construção da moradia do vizinho.

    Obrigado, desde já, pela vossa atenção
  10.  # 15

    Boas pmsf, eu estou a começar agora, moradia geminada, neste caso estou a ser o último a construir, faz bem em acautelar essa parte do isolamento térmico/acústico porque não sabe como vai ser executado o lote encostado ao seu. No meu caso o lote que confina com o meu ainda não está terminado mas a solução deles foi só colocar tijolo térmico, reboco e estuque, posto isto quem vai ter a preocupação em fazer as coisas bem feitas serei eu, deixo a ressalva que em conversa com o empreiteiro dessa obra ele se disponibilizou para dividir custos para colmatar essa " falha ". Lã de rocha com uma densidade de 100kg M3 acho que seria suficiente, mas eu não sou nenhum entendido.
    • pmsf
    • 3 março 2021

     # 16

    Obrigado pedrovil

    Ver se alguém entendido no assunto providencia um conselho. Já que ainda estou na fase de poder tomar decisões.
    Muito obrigado.
  11.  # 17

    Colocado por: pedrovilo meu caso o lote que confina com o meu ainda não está terminado mas a solução deles foi só colocar tijolo térmico, reboco e estuque, posto isto quem vai ter a preocupação em fazer as coisas bem feitas serei eu,

    Somente tem de se socorrer dos seus técnicos. do seu projecto. sem inventar. pode e deve mostrar a sua preocupação aos mesmos.
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
    • snob
    • 4 março 2021

     # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    Somente tem de se socorrer dos seus técnicos. do seu projecto. sem inventar. pode e deve mostrar a sua preocupação aos mesmos.

    E se não for possível socorrer-se dos seus técnicos. É que há arquitetos que entregam os projetos das especialidades sem permitir que o DO opine sobre os mesmos...
  12.  # 19

    Colocado por: snobE se não for possível socorrer-se dos seus técnicos. É que há arquitetos que entregam os projetos das especialidades sem permitir que o DO opine sobre os mesmos...

    Para que é que serve o diretor de fiscalização?
    • snob
    • 4 março 2021 editado

     # 20

    Para fiscalizar o que está definido nos projetos... Digo eu.

    Eu só queria frisar que por vezes o DO pouco ou nada consegue discutir com os seus projectistas das especialidades, pois o Arquiteto é que medeia essa parte e por vezes não tem tempo para aturar o DO. Claro que o DO só descobre isso no decurso do processo daí virem aqui pedir ajuda...
    Concordam com este comentário: pedrovil, carlos almeida
 
0.0195 seg. NEW