Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A seguir
    • snob
    • 4 março 2021

     # 2

    Na minha opinião - que é de quem não percebe nada de obras mas que tb está prestes a construir uma moradia em banda - nas paredes confrontantes com as moradias vizinhas, tenho ideia de construir uma parede em bloco ou tijolo térmico de 25cm, mais lã de rocha com densidade de 70 kg por m3, mais dupla placa de gesso cartonado. Sem esquecer os 3 cm de xps a garantir a dessolidarizaçao.
  2.  # 3

    já estou como o Pedro Barradas, atão o arquiteto? não diz nada náo preconiza nada, é que isso até são opções que tem relevo nas dimensões dos espaços entre outras coisas mais.
    enfim quem me dera conseguir ser assim, ou ter clientes assim.
    • pmsf
    • 6 março 2021

     # 4

    Bom dia

    Percebo os vossos comentários como o do Pedro Barradas e do Marco1

    Mas aquilo que o snob refere não é menos verdade.

    Devido à minha inexperiência no sector, e desconhecimento talvez tenha contratado um arquiteto que não vai ao encontro das minhas pretensões. Infelizmente, por impossibilidade financeira, seria dispendioso trocar os serviços do mesmo.

    Daí perguntar a opinião (caso a pretendam facultar) numa situação desta natureza o que acham adequado fazer.

    Obrigado desde já
  3.  # 5

    Boa tarde, aproveitando-me aqui do tópico. Estou a começar agora a construção a minha será a última do loteamento, trata-se do lote de gaveto, ficando apenas com uma parede com vizinho. O construtor sugeriu-me colocar lã de rocha + tijolo/bloco térmico + lã de Rocha + tijolo, depois terá pladur no interior.

    Esta sugestão vem no sentido de minimizar o ruído do vizinho, pois em termos térmicos não será uma parede problemática já que está protegida pela habitação. O que acham?
  4.  # 6

    não meta la de rocha diretamente na parede do vizinho, ponha antes eps e a percorrer toda a parede mesmo por tras dos pilares
    depois sim pode meter tijolo simples, la de rocha e depois tijolo simples
    o pladur por dentro não estou a ver, é com caixa de ar? é colado diretamente? é placa dupla? é para evitar estuquar?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

    Colocado por: XR2iBom dia a todos,

    Neste momento, possuo uma Moradia Geminada, sem qualquer construção de ambos os lados.

    Acontece que, vão iniciar a construção de uma Moradia ao lado da minha dentro em breve e estou algo preocupado com os isolamentos que vão, ou não vão usar.

    Durante estes anos, sempre tive descanso leia-se sem barulhos de vizinhos, que já sofri bastante no apartamento que tinha antes de comprar esta casa.

    Neste momento encontro-me algo preocupado. Em primeiro, por não saber se é obrigatório nas construções, usar algum isolamento entre casas, e em segundo tentar ter a melhor solução possível a nível de isolamento para que não fique com um "problema" nas mãos.

    A minha preocupação deve-se apenas ao facto de que isolamento será usado para dividir as paredes das casas em questão, e o que vocês recomendam (para que não ouça barulhos da casa do lado se é que é possível).
    Já efectuei uma pesquisa no FDC, antes de abrir este post, e em obras na zona, vi separarem as casas com "Roofmate" mas creio que não será grande solução (ou não evitará estes ruidos).

    A minha casa na lateral tem uma parede em bloco de 15 e tem uma tela asfaltica na lateral, com isolamento reflector (não sei se poderá ser útil esta informação para vocês).

    Posto isto, peço as vossas recomendações, a minha ideia é precaver-me e ter as soluções na mão, para não ficar com um "problema" grave assim que arrancarem e depois não haver "volta a dar".

    Se tiverem possíveis dicas, sobre o que preciso de verificar, no decorrer da construção da nova casa, para garantir que as "legalidades" são cumpridas e não ter problemas futuros, também agradeço.

    Muito obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hab23
    • Hab23
    • 22 março 2024 editado

     # 8

    Muito pertinente, a sua questão.

    É um problema que me afetou e continua a afetar, o ruído nas habitações, quer dos vizinhos, quer do exterior e para o qual parece ser dada pouca ou nenhuma importância em Portugal, apesar de ser um problema grave e de haver legislação que parece ser ignorada.

    Já mudei inúmeras vezes de casa por causa do barulho, devido ao mau isolamento sonoro ou falta dele, com os transtornos que isso causa, incluindo enormes perdas financeiras! Cheguei a mudar para uma moradia dita de boa qualidade, geminada, mas que supostamente não partilhava estrutura, estava só encostada à outra. Julguei eu que ia ter sossego, depois de ter saído de um apartamento barulhento (vizinhança sem civismo).

    Passado uns dias ouço uns passos a subir a escadaria da casa ao lado! Até fiquei azul! Afinal deixava passar ruído, mesmo que não fosse muito intenso. Cheguei a dormir com o ventilador da casa de banho (suite) para abafar o barulho do lado, uma vez que fui para a referida casa precisamente para não ouvir barulho nenhum. Voltei a mudar para outra moradia já isolada. Também se ouvia algum ruído do exterior, e um zumbido persistente, desconheço se de ventiladores industrias/comerciais ou da zona de captação de água que ficava relativamente perto. Já não o tolerava muito bem.

    Presentemente estou com a mesma preocupação que revela, dado que estou a pensar construir uma moradia que devido às contingências do terreno deverá obrigar a geminar com outra. Por isso pesquisei e vim aqui ter.

    Cumprimentos.
    • RUIOLI
    • 22 março 2024 editado

     # 9

    A minha é geminada dos dois lados, a acústica é excelente, para isso também ajudar os vidros triplos e só ter uma grelha de ventilação para a VMC . Na casa ao lado estão em obras, esteve lá uma giratória com martelo a partir pedra na cave, apenas ouvia um som abafado. Tem XPS 5cm (num dos pisos levou também lã mineral de 5cm cm) + tijolo térmico/ acústico de 19 cm, para além das paredes dos vizinhos, claro.
  6.  # 10

    Na minha casa temos tijolo térmico 15 + 5cm lã de rocha de 70kg + tijolo térmico 20 (teve de ser assim para coincidir com as medidas dos pilares).
    Na zona da placa e dos pilares as casas estão separadas por EPS 2cm
    Tetos falsos com lã mineral de 10cm.

    Estes dias fiz uns testes e a falar alto mesmo alto do outro lado não se ouvia nada. Só me consegui fazer ouvir assobiando muito alto e quem estava do outro lado diz que ouviu uma coisa muito ao longe.
  7.  # 11

    Colocado por: RUIOLIA minha é geminada dos dois lados, a acústica é excelente, para isso também ajudar os vidros triplos e só ter uma grelha de ventilação para a VMC . Na casa ao lado estão em obras, esteve lá uma giratória com martelo a partir pedra na cave, apenas ouvia um som abafado. Tem XPS 5cm (num dos pisos levou também lã mineral de 5cm cm) + tijolo térmico/ acústico de 19 cm, para além das paredes dos vizinhos, claro.
    entre a sua casa e a do vizinho so tem os 5cm de XPS e depois o tijolo se 19cm? Os 5 cm de lá mineral foi no piso dos quartos? Qual a vantagem da lã mineral? Porque não 10cm XPS. Obrigado ;)
  8.  # 12

    Colocado por: paulosNa minha casa temos tijolo térmico 15 + 5cm lã de rocha de 70kg + tijolo térmico 20 (teve de ser assim para coincidir com as medidas dos pilares).
    Na zona da placa e dos pilares as casas estão separadas por EPS 2cm
    Tetos falsos com lã mineral de 10cm.

    Estes dias fiz uns testes e a falar alto mesmo alto do outro lado não se ouvia nada. Só me consegui fazer ouvir assobiando muito alto e quem estava do outro lado diz que ouviu uma coisa muito ao longe.


    O tijolo térmico de 15cm está encostado à casa do vizinho?
    • paulos
    • 16 setembro 2024 editado

     # 13

    Colocado por: metRo_

    O tijolo térmico de 15cm está encostado à casa do vizinho?


    Não está encostado. Não pode haver pontos de contacto de uma casa para outro pois isso iria transmitir tudo para o outro lado.

    Uma casa tem tijolo térmico 15, depois levou a lã de rocha de 70kg e a seguir levou tijolo térmico 20 entretanto na lã tem tb uma caixa de ar de uns 2 a 3 cm

    Nos pilares e lages para não haver contacto foi colocado esferovite de 2 ou 3 cm

    Ainda não sei como é a performance a nível acústico pois ainda não tenho vizinhos, mas fui ao wc da casa do lado que é ao lado da suite e assobiei mesmo forte, a minha mulher na suite diz que não ouviu nada.
    Anda lá o pintor com a lixadora e na minha casa ouve-se ligeiramente.
  9.  # 14

    Colocado por: RUIOLIpara isso também ajudar os vidros triplos e só ter uma grelha de ventilação para a VMC


    Isto faz mesmo muita diferença.

    Colocado por: snobEu só queria frisar que por vezes o DO pouco ou nada consegue discutir com os seus projectistas das especialidades, pois o Arquiteto é que medeia essa parte e por vezes não tem tempo para aturar o DO. Claro que o DO só descobre isso no decurso do processo daí virem aqui pedir ajuda...


    Isso é que era bom, então o DO paga e leva com o que os outros decidem, como se a casa fosse para eles? Tb estou na fase de projecto e o arquitecto já foi avisado que vão haver (muitas) reuniões entre mim e os engenheiros das especialidades. Se o trabalho aparecer feito sem a minha intervenção é simples, não pago um tostão e vou contratar as especialidades noutro lado.
 
0.0201 seg. NEW