Colocado por: XR2iBom dia a todos,
Neste momento, possuo uma Moradia Geminada, sem qualquer construção de ambos os lados.
Acontece que, vão iniciar a construção de uma Moradia ao lado da minha dentro em breve e estou algo preocupado com os isolamentos que vão, ou não vão usar.
Durante estes anos, sempre tive descanso leia-se sem barulhos de vizinhos, que já sofri bastante no apartamento que tinha antes de comprar esta casa.
Neste momento encontro-me algo preocupado. Em primeiro, por não saber se é obrigatório nas construções, usar algum isolamento entre casas, e em segundo tentar ter a melhor solução possível a nível de isolamento para que não fique com um "problema" nas mãos.
A minha preocupação deve-se apenas ao facto de que isolamento será usado para dividir as paredes das casas em questão, e o que vocês recomendam (para que não ouça barulhos da casa do lado se é que é possível).
Já efectuei uma pesquisa no FDC, antes de abrir este post, e em obras na zona, vi separarem as casas com "Roofmate" mas creio que não será grande solução (ou não evitará estes ruidos).
A minha casa na lateral tem uma parede em bloco de 15 e tem uma tela asfaltica na lateral, com isolamento reflector (não sei se poderá ser útil esta informação para vocês).
Posto isto, peço as vossas recomendações, a minha ideia é precaver-me e ter as soluções na mão, para não ficar com um "problema" grave assim que arrancarem e depois não haver "volta a dar".
Se tiverem possíveis dicas, sobre o que preciso de verificar, no decorrer da construção da nova casa, para garantir que as "legalidades" são cumpridas e não ter problemas futuros, também agradeço.
Muito obrigado.
Colocado por: RUIOLIA minha é geminada dos dois lados, a acústica é excelente, para isso também ajudar os vidros triplos e só ter uma grelha de ventilação para a VMC . Na casa ao lado estão em obras, esteve lá uma giratória com martelo a partir pedra na cave, apenas ouvia um som abafado. Tem XPS 5cm (num dos pisos levou também lã mineral de 5cm cm) + tijolo térmico/ acústico de 19 cm, para além das paredes dos vizinhos, claro.entre a sua casa e a do vizinho so tem os 5cm de XPS e depois o tijolo se 19cm? Os 5 cm de lá mineral foi no piso dos quartos? Qual a vantagem da lã mineral? Porque não 10cm XPS. Obrigado ;)
Colocado por: paulosNa minha casa temos tijolo térmico 15 + 5cm lã de rocha de 70kg + tijolo térmico 20 (teve de ser assim para coincidir com as medidas dos pilares).
Na zona da placa e dos pilares as casas estão separadas por EPS 2cm
Tetos falsos com lã mineral de 10cm.
Estes dias fiz uns testes e a falar alto mesmo alto do outro lado não se ouvia nada. Só me consegui fazer ouvir assobiando muito alto e quem estava do outro lado diz que ouviu uma coisa muito ao longe.
Colocado por: metRo_
O tijolo térmico de 15cm está encostado à casa do vizinho?
Colocado por: RUIOLIpara isso também ajudar os vidros triplos e só ter uma grelha de ventilação para a VMC
Colocado por: snobEu só queria frisar que por vezes o DO pouco ou nada consegue discutir com os seus projectistas das especialidades, pois o Arquiteto é que medeia essa parte e por vezes não tem tempo para aturar o DO. Claro que o DO só descobre isso no decurso do processo daí virem aqui pedir ajuda...