A minha moradia foi remodelada no interior, mas o orçamento não chegou para o exterior. Chegou agora a altura e preciso de tomar decisões. ETICS sim ou não?
A casa tem 3 frentes (norte, sul e nascente) e 3 andares. Tem uma boa orientação e exposição solar, e as janelas são quase todas vidro duplo, pelo que o conforto térmico é razoável. O frio só incomoda nas noites de inverno e noto que a parede norte tem sinais de humidade no interior. Tem uma fachada quase toda envidraçada virada a sul e mesmo de inverno temos as janelas quase sempre abertas, desde que esteja sol.
As fachadas nascente e norte estão bastante degradadas e têm poucas janelas. Pensei optar por ETICS/capoto 4mm, mas não sei se vale a pena pelo seguinte:
1. Não pretendo tapar o res-do-chão/cave, porque é revestido a pedra muito bonita.
2. Conforme referi gosto de ter a casa bastante aberta e arejada. Trabalhamos em casa e circulamos imenso pelo lado sul, que está sempre aberto, a não ser que esteja um frio de rachar.
3. Três janelas (foto) são difíceis de trocar porque são muito estreitas (40/50 cm) e ficam horríveis com a caixilharia de alumínio ou pvc, por ser muito larga.
A zona a cobrir (fachada norte e nascente apenas) tem cerca de 80m2. A questão é se nestes termos vai fazer diferença significativa optar por etics ou é preferível investir num bom sistema de aquecimento para as noites de inverno. Tenho ideia que também é esta parede norte que 'arrefece' a casa nos dias quentes de verão.