Se quer com forno, o ideal será daqueles "tipo antigos" onde também pode pousar tachos. Mas independentemente disso, com forno e aquecer água por esse preço é praticamente impossível, mas até pode ser que sim!
O principal é AQS, a ligar a um acumulador de serpentina dupla. Se depois der para fazer ligação a um coletor para distribuição por radiadores logo se vê, e não é determinante.
As prioridades são as seguintes:
1- Ligação AQS e preço 2- Forno (opcional mas desejado para agora) 3- Ligação a futuro sistema de radiadores para 100m2 (opcional e talvez nunca seja instalado)
Caro mtavares, Obrigado pela contribuição. Pelo que me diz não vou precisar nunca da eletricidade AQS. É que é exatamente esse o volume do acumulador que conto comprar. No inverno é para manter ligada. Acho que já estou a detetar um problema aqui, que é dissipação do calor no circuito de água, no inverno, certo?
É uma moradia de 100m2 com um sótão de 50m2. 50m2 não precisam de radiadores pois serão o espaço da salamandra. Depois da sua contribuição, já estou a pensar colocar radiadores em todo o lado. Mas os 2000€ parecem-me apertados.
É uma pessoa a tomar banho de água quente mais lavar louça à mão para 2 pessoas. Diria que serão entre 50 a 100 litros de água quente.
Neste momento, não existe sistema de AQS. Vamos instalar-nos no mês que vem.
A minha ideia inicial era instalar só a salamandra e o acumulador que já vem com resistência elétrica. E depois mais tarde os radiadores, e quem sabe até um painel solar, de modo a ficar completamente autónomo durante todo o anos.
Outra hipótese que estou a colocar é fazer já também a pré-instalação de radiadores, e mais tarde instalar os radiadores, bomba e acessórios. Mas se instalar tudo de uma vez também é provável conseguir um melhor preço global.
Fazendo umas contas por alto, se conseguir algo assim acho que faço tudo já:
Já é um muito bom começo . resolve o frio na sala, e tem agua quente todo ano, só falta um relogio diário para aquecer apenas o deposito nas horas de vazio. Atenção a resitencia neste caso tem de estar no ponto mais baixo do deposito. Quando orçamento permitir, passa para os paineis solares, ( aqui tem de ajustar novamente as ordens da resistencia, e mudar esta para uma posicao superior )
mtavares, o acumulador que encontrei parece-me ter a resistência a meio do depósito, fixa. Tendo em conta que não conto usar os 150L por dia, e que metade disso será suficiente, parece-me não ser problemático. Pelo que percebo será até bom do ponto de vista de poupança de energia. O que lhe parece? Com os 150L ficarei já com a inércia necessária para o painel solar futuro.
75 litros pode ser pouco, terá de aumentar a temperatura da água, e colocar uma torneira termostática na saída do termo-acumulador para evitar quase queimaduras, e misturar a agua á temperatura que pretende.