Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    O meu apartamento é dos 80 e tem um quadro eléctrico de metal típico da altura (foto em anexo). Este tipo de quadro está dentro das normas de hoje em dia? Pergunto pois a electricidade vai ser refeita e gostaria de mantê-lo, mas apenas se fizer sentido tendo em conta as normativas de hoje em dia.

    Aproveito também para perguntar como posso verificar se o edifício está dotado de ligação terra. Deduzo que acedendo ao quadro geral do edifício posso confirmar isso, mas o que devo procurar?

    Desde já obrigado,
  2.  # 2

    -
      IMG_20201027_184430.jpg
  3.  # 3

    Abre o quadro e vê se o cabo que vem do contador tem fio verde/amarelo.

    Nas caixas de coluna do prédio o verde/amarelo se existir, também passa lá, derivando para as frações.
  4.  # 4

    Dentro das normas de hoje certamente nao esta. Mas devera estar dentro das normas da altura da execucao do mesmo, por isso encontra legal.

    Se quiser melhorar as condicoes de seguranca podera beneficiar o quadro, principalmente verificando se todos os circuitos estao dotsdos de prot. Diferencial.

    Esse quadro podera ser aproveitado, mas com especial condições.

    Colocado por: paulo-mViva,

    O meu apartamento é dos 80 e tem um quadro eléctrico de metal típico da altura (foto em anexo). Este tipo de quadro está dentro das normas de hoje em dia? Pergunto pois a electricidade vai ser refeita e gostaria de mantê-lo, mas apenas se fizer sentido tendo em conta as normativas de hoje em dia.

    Aproveito também para perguntar como posso verificar se o edifício está dotado de ligação terra. Deduzo que acedendo ao quadro geral do edifício posso confirmar isso, mas o que devo procurar?

    Desde já obrigado,
  5.  # 5

    Conforme foi dito antes, esse quadro já não se adequa às normas de hoje.

    Se vai refazer a electricidade, vai haver circuitos novos e/ou alterados, teria de retalhar esse quadro para o adaptar, não parece ser a melhor solução.
    A minha sugestão seria aproveitar a alteração da parte eléctrica e refaça também o quadro, um invólucro novo não é caro e fica melhor servido.


    Colocado por: paulo-mViva,

    O meu apartamento é dos 80 e tem um quadro eléctrico de metal típico da altura (foto em anexo). Este tipo de quadro está dentro das normas de hoje em dia? Pergunto pois a electricidade vai ser refeita e gostaria de mantê-lo, mas apenas se fizer sentido tendo em conta as normativas de hoje em dia.

    Aproveito também para perguntar como posso verificar se o edifício está dotado de ligação terra. Deduzo que acedendo ao quadro geral do edifício posso confirmar isso, mas o que devo procurar?

    Desde já obrigado,
  6.  # 6

    Obrigado pelos comentários. Penso que mesmo querendo mantê-lo, creio que as slots não são suficientes para instalar os disjuntores todos novos mais o diferencial.

    Entretanto quanto à terra, abri o quadro e infelizmente não há nenhum cabo terra, apenas 1 azul, 1 castanho e 2 pretos. Deixo foto em anexo.
    Será possível haver fio terra atrás do geral? Ou será comum nestes edifícios dos 80 haver ligação terra na caixa de entrada do edifício, mas que não foi derivado para cada apartamento?
      IMG_20201028_180854.jpg
  7.  # 7

    Esse prédio a ser dos anos 80, tem de ser aí de 80,81.
  8.  # 8

    Nem dos 80 parece, mas a verdade é que é de 1986. Acabei de verificar na Certidão.
  9.  # 9

    Decreto-Lei n.º 740/74. Regulamentação em vigor na altura da execução
  10.  # 10

    O 740/74 entrou em vigor a 01/01/1975, pode o projeto aprovado ser anterior e ser executado pela antigas regras.
    Por isso disse 80, 81, a partir daí já são mais de 6 anos após entrada em vigor do 740/74.
  11.  # 11

    Encontrei um cabo descarnado à entrada do edifício. Deduzo tratar-se do fio terra, mas sem certeza. O que vos parece?
      IMG_20201029_111226.jpg
      IMG_20201029_112841.jpg
  12.  # 12

    Esteve aí qualquer coisa antes.
 
0.0149 seg. NEW