Vivo num apartamento com mais de 50 anos, e ainda que tenha já tido algumas obras para melhoria a nível de conforto, não tem qualquer pré-instalação de sistema de aquecimento, nem tenho interesse em nenhuma solução a esse nível, uma vez que não pretendo viver nesta casa durante muitos anos.
Ou seja, preciso de encontrar uma solução viável para conseguir aquecer principalmente a sala e o quarto (divisões que ficam lado a lado, tendo o Hall como ligação entre ambos). Até ao inverno passado, tinha um aquecedor a óleo que avariou (cumpria o seu objectivo mas secava muito o ar e o aquecimento centrava-se apenas na divisão onde este se encontrava). Neste momento, estou indecisa entre comprar outro aquecedor a óleo ou trazer um aquecedor a parafina da Zibro emprestado e ir comprando o combustível (ou outra opção que me possam sugerir).
No entanto, tenho algum receio no que diz respeito ao Zibro, pois o apartamento é pequeno (cerca de 65m2) e por ter lido que é aconselhável usar em espaços maiores e arejados. Se colocasse no corredor, que era a minha ideia, não teria janela para poder arejar, por exemplo. Outra opção, se calhar inconsciente, seria colocar na marquise (que é arejada) e deixar as portas das várias divisões abertas e esperar para ver se aquecia. Se optasse por esta solução, utilizando entre as 18h e as 23h, quanto iria pagar pelo combustível por mês?
A quem me conseguir ajudar, agradeço imenso, seja a respeito desta solução, ou outra que considerem mais adequada.
Na casa dos meus pais, temos emissores térmicos. São fixados a parede mas podem ser removidos, uma boa opção para retirar quando sair da casa. No nosso caso, tem um relógio que possibilita programar o tempo que está a acumular calor e depois vai libertando ao longo do dia. O preço é superior ao aquecedor a óleo...