Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo colocar painéis fotovoltaicos. Já tenho Aquecimento de aguas sanitárias e um grande telhado virado a sul.

    A ideia era ajudar a reduzir os consumos gerais. Uma vez que eu e o meu marido trabalhamos em casa, podemos por as máquinas a trabalhar de dia. Também compensar a resistência do painel solar no inverno.

    A questão é, qual a melhor forma de aquecer a casa nas noites de inverno? (é a única altura em que a casa é fria). Neste caso estava a pensar em aquecedores por inercia seca. Ligar durante o dia para ter a casa quente à noite. Resulta? Boa opção? Há melhor?

    A casa não é muito fria e também vai levar etics.

    Não tenho espaço adequado (acho eu) a instalação de bomba de calor, porque implicaria uma grande transformação. Temos asmáticos e todos detestam ar condicionado.

    Até agora temos tido um aquecedor a gás, mas é um trambolho feio e a garrafa acaba sempre na pior altura.
    Concordam com este comentário: AFCG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AFCG
  2.  # 2

    Esta publicidade que corre por aí na radio, faz rodar a cabeça a muita gente.

    Para começar, necessita de saber o que a casa necessita para se aquecer e para manter quente, teoricamente um certificado energético ajuda nisso , porque é feito um levantamento das necessidades de aquecimento e arrefecimento da habitação.

    Com esta informação , vai ver qual a fonte de energia "termica" mais em conta no local onde vive, Lenha/pellets/gasnatural/bombadecalor, electricidade em bio horário.

    Verifica o orçamento disponível, não precisa de fazer o investimento todo de uma vez, mas começa a resolver as prioridades.

    Relativamente aos asmáticos, quais são as causas? e quando é que esta se pronuncia mais ?
  3.  # 3

    Colocado por: mtavaresEsta publicidade que corre por aí na radio, faz rodar a cabeça a muita gente.


    Não faço ideia de que publicidade ou rádio está a falar. Apesar de ser formada em ambiente, não exerço. Estou um bocado fora deste assunto e sei que neste fórum há muitas pessoas informadas, gentis e mais actualizadas do que eu, por isso perguntei.

    A casa tinha certificado energético C. Entretanto mudei a caixilharia quase toda (falta uma parte $$) e a diferença foi enorme. A casa é, como referi, bastante confortável, excepto no Inverno, à noite. Tem uma fachada sul envidraçada e aquece bastante bem no inverno durante o dia. No verão, o sol já não bate nas vidraças. Está mesmo muito bem orientada.

    Mas há dias à noite em que, de facto, fica frio. Ligo um aquecedor a gás, mas preferia uma solução mais discreta e prática.

    Pellets e lenha - as áreas são pequenas e os meus filhos também. E não me apetece andar a carregar lenha e a limpar o pó da cinza.

    gas natural e bomba de calor - instalação cara e complicada porque as áreas são pequenas e a casa é vertical (3 pisos).

    A opção por fotovoltaicos tem a ver com trabalharmos ambos em casa com equipamento elétrico (ferramentas, equipamento de som, computador) e termos uma exposição solar excepcional. Ahhh e detestar a edp

    Não me apetece fazer um grande investimento pelo conforto térmico, porque de facto, a casa é bastante confortável durante 9 meses/ano. Vou por etics porque a parede norte precisa de ser picada e pintada e tem humidade.

    A questão é mesmo se há alguma forma de acumular o calor durante o dia até à hora do sofá, depois do jantar, só para ter aquele conforto no inverno.

    O meu marido detesta visceralmente ar condicionado e eu também não adoro. Não só pela asma, mas pelo barulho. Ele trabalha com som e às vezes ouve o aparelho repelente de mosquitos, quanto mais um AC...
  4.  # 4

    https://www.researchgate.net/publication/312167327_Casa-Laboratorio_Termicamente_Otimizada 1984 Made in Portugal

    Tem na janela da sala 2 pilares redondos pintados de preto , são 2 baterias de calor, que recebem o calor do sol durante o dia, protegidas pela casa ( atrás do vidro ) e a libertam o calor aculado quando o sol deixa de aquecer. ;)
  5.  # 5

    Tem isolamento na cobertura?
    Eu começava por aí.
  6.  # 6

    Colocado por: mane.pxqAté agora temos tido um aquecedor a gás, mas é um trambolho feio e a garrafa acaba sempre na pior altura.

    Isso é um equipamento terrivel... são asmáticos e usam isso!? Palavra que não entendo!!!? um AC/ bem mantido e limpo, faz muito menos mal e é muito mais eficiente.

    Isole a casa , comece pela cobertura...

    quanto ao fotovoltaico...Somente para autoconsumo, durante periodos com sol. e para alguns equipamentos do dia a dia... ou apoio a um abomba de calor para produção de aguas quentes sanitárias....
    Concordam com este comentário: SS1128, ricardo.rodrigues
  7.  # 7

    O solar fotovoltaico , na minha opinião apenas compensa para fazer a linha agua do consumo da casa. Assim consome toda a energia que produz.
  8.  # 8

    E para alimentar numa bomba de calor e fazer piso radiante
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoE para alimentar numa bomba de calor e fazer piso radiante


    Quando precisa do calor é quando faz menos sol. Basta estar uma semana seguida de chuva, como esteve agora e o solar não produz nada.

    Aliás, nessa perspectiva, não valeria mais a pena meter piso radiante elétrico? O investimento inicial seria muito mais baixo.
  10.  # 10

    Mesmo em dias de pouco sol o fotovoltaico produz, o solar térmico não se safa.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  11.  # 11

    Só pela questão da manutenção e durabilidade iria para um fotovoltaico..
    O meu sogro trabalha numa empresa que produz (produziu cá em Portugal) painéis térmicos e diz que a qualidade dos tanques é muito fraquinha..
  12.  # 12

    Nesse aspecto não tenho com que me preocupar muito, um pote de inox dentro de casa deve durar pelo menos 3 vidas.
    Concordam com este comentário: SS1128
  13.  # 13

    Esse não deve dar problema :) Os que eles faziam cá eram de chapa esmaltada..
 
0.0174 seg. NEW