Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sei que a questão que coloco é muito relativa e também sei que existe uma opinião que provavelmente tende a pender num sentido, mas como estou em dúvida peço ajuda aos membros do fórum.

Estou indeciso entre dois terrenos para construir uma moradia.
    Um desses terrenos é plano, o outro inclinado (uma ligeira inclinação no entanto não deixa de ser inclinado).
    O terreno plano permite construir moradia geminada de dois andares e garagem independente.
    O terreno inclinado permite construir moradia isolada com cave e dois andares acima do solo.

Não sendo um fator decisivo ter cave (não tendo implicará ter garagem independente para ter espaço de arrumação), e sendo a cave uma provável fonte de problemas futuros, estaria inclinado para o terreno plano. No entanto gosto mais da ideia de uma moradia isolada pois já não teria futuros possíveis "problemas" com construções adjacentes pois é o único espaço que falta construir. No caso da geminada poderá comportar uma ao lado, a geminada, outra nas traseiras. O que me leva a pensar que na eventualidade de algum desses terrenos comportar cave que andarem a mexer na terra posso criar problemas na que já lá estiver (sei que existem forma de minimizar isso mas terei sempre que pensar que também é um risco).

Quais os prós e contras em cada uma das opções?
    Podem-me ajudar?
    Que outros dados podem ajudar nesta "discussão"?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: casitaO terreno plano permite construir moradia geminada

Colocado por: casitaO terreno inclinado permite construir moradia isolada

Só com os dados que fornece eu escolhia a isolada.
    A orientação solar e proximidade com a estrada alcatroada foram os meus dois primeiros critérios de escolha.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Vítor Magalhães
  3.  # 3

a paisagem urbana da envolvente de cada um deles, para alem do factor localização/ afetivo / funcional de cada um desses terrenos

tanto pode ter um bom ou mau projeto em cada um deles
    de uma forma geral uma casa isolada com terreno a toda a volta e tudo ao nivel terreo é a melhor opção.
    Concordam com este comentário: SACS
  4.  # 4

Colocado por: casitaQuais os prós e contras em cada uma das opções?

Valorização económica do investimento, numa situação ou na outra
    Infraestruturas existentes
    Equipamentos de apoio nas redondezas.
    Muito importante, tipo e terreno. Húmido, areias, rocha, barro ...
    • MVA
    • 29 outubro 2020

# 5

Como 1º critério, escolha o terreno que tiver a melhor localização.
    Como 2º critério, o ideal será aquela que ficar melhor localizado.
    Como 3º critério, eu iria para o que se situe no melhor local.

Acho que já percebeu. A localização vale 90% do valor de um imóvel.
  5.  # 6

Resta saber o que valoriza um bom local ;)
  6.  # 7

Consegue colocar uma vista aérea dos terrenos?
    Ajuda a analisar.
  7.  # 8

Colocado por: casitaQuais os prós e contras em cada uma das opções?

para mim ter cave é mau e ter uma casa geminada tb é mau.

por isso não era esse o ponto que iria fazer-me escolher o terreno.

Colocado por: casitaQue outros dados podem ajudar nesta "discussão"?

como já disseram, a localização, mas mesmo a localização pode ter um peso diferente, pq as pessoas gostam de coisas diferentes e depois a carteira não é igual para todos.

uns valorizam o estar isolado de tudo, tipo um monte alentejano, outros poderem ir a pé a um café ou a um mini-mercado, outros estarem no centro de tudo e irem a pé para todo o lado, bancos, farmácias, escolas, etc...

e continua, uns estarem perto da família outros estarem longe da família, uns perto da praia, outros perto da montanha.

Colocado por: casitaPodem-me ajudar?

é difícil, sem saber mais.

eu aprecio casas isoladas térreas, perto da família, em que dê para ir a pé ao minimercado ou a um café a pé. Por acaso consegui cumprir esses critérios. Os bancos, farmácias, escolas e outras coisas estão a 5 minutos de carro e o trabalho a 30m de carro.

e você aprecia o quê?
    • MVA
    • 29 outubro 2020

# 9

Colocado por: BondiResta saber o que valoriza um bom local ;)

Qualquer terreno ou imóvel situado num local que tenha todos os serviços, comércio, escolas, transportes, etc. a menos de 10 minutos a pé, vale ouro.
  8.  # 10

Colocado por: rjmpires

Só com os dados que fornece eu escolhia a isolada.
    A orientação solar e proximidade com a estrada alcatroada foram os meus dois primeiros critérios de escolha.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Vítor Magalhães

OS dois terrenos são muito próximos um do outro. Isto para não dizer que são quase lado a lado. Um fica numa rua e o outro na rua de cima, paralela.
    Em termos de exposição solar o do terrenho plano apanha mais sol à tarde/final do dia. O terreno inclinado é ao contrário, mais sol de manha e menos ao final do dia. Pela orientação solar a escolha iria recair no terreno plano.
  9.  # 11

Colocado por: marco1a paisagem urbana da envolvente de cada um deles, para alem do factor localização/ afetivo / funcional de cada um desses terrenos

tanto pode ter um bom ou mau projeto em cada um deles
    de uma forma geral uma casa isolada com terreno a toda a volta e tudo ao nivel terreo é a melhor opção.
    Concordam com este comentário:SACS

Pois, o terreno a toda a volta é um fator pró para a isolada. O meu problema é que para conseguir que fique toda com terreno ao nível do piso do rés do chão terá a cave que ficar "enterrada" (e isso ainda não sei se será ou não possível pois iria implicar a construção de uma parede ou murro para suster a terra a ser colocada na parte de trás da casa, ao nível da cave.
    Concordam com este comentário: tiago malheiro
  10.  # 12

Colocado por: pauloagsantos

para mim ter cave é mau e ter uma casa geminada tb é mau.

por isso não era esse o ponto que iria fazer-me escolher o terreno.

Mas tendo apenas essas duas opções qual seria a "menos mal"?

como já disseram, a localização, mas mesmo a localização pode ter um peso diferente, pq as pessoas gostam de coisas diferentes e depois a carteira não é igual para todos.

uns valorizam o estar isolado de tudo, tipo um monte alentejano, outros poderem ir a pé a um café ou a um mini-mercado, outros estarem no centro de tudo e irem a pé para todo o lado, bancos, farmácias, escolas, etc...

e continua, uns estarem perto da família outros estarem longe da família, uns perto da praia, outros perto da montanha.

A localização é do nosso agrado e contempla vários pontos que aponta. E como os terrenos são no mesmo local não dá para escolher em função disso.

é difícil, sem saber mais.

eu aprecio casas isoladas térreas, perto da família, em que dê para ir a pé ao minimercado ou a um café a pé. Por acaso consegui cumprir esses critérios. Os bancos, farmácias, escolas e outras coisas estão a 5 minutos de carro e o trabalho a 30m de carro.

e você aprecia o quê?

Aprecio tudo aquilo que refere, e ambos os terrenos oferecem isso pois estão localizados no mesmo bairro, separados por uma rua.

Moradias térreas nunca tive a oportunidade de morar numa mas é algo que me poderia agradar. Mas para a localização pretendida não é uma opção pois existem poucos terrenos com disponibilidade para construção de moradias térreas e aqueles que se vão encontrando os preços são muito elevados.

Colocado por: MVA

Qualquer terreno ou imóvel situado num local que tenha todos os serviços, comércio, escolas, transportes, etc. a menos de 10 minutos a pé, vale ouro.

Todos esses estão próximos mas alguns a mais de 10 minutos a pé. Mas em termos gerais está bem localizado e com acesso, e fácil e rápido acesso, sem estar necessariamente numa zona com grande densidade populacional.
  11.  # 13

Colocado por: casitaPois, o terreno a toda a volta é um fator pró para a isolada.

isso é mau!?
    Concordam com este comentário: casita
  12.  # 14

Colocado por: Pedro Barradas
    isso é mau!?
    Concordam com este comentário:casita

Não, de todo.
    A minha preferência recai sobre essa. O problema aqui é mesmo a cave que não é algo que necessite (não é que mais espaço não seja sempre necessário), e cuja probabilidade de futuros problemas é maior do que uma moradia sem cave, mas o problema que se coloca é que para ficar com o terreno a toda à volta e ao nível do rés do chão (que é o que pretendia), irá obrigar a que a cave fique enterrada e isso é algo que ainda não sei se dá para fazer (estamos à espera de saber se a camara permite fazer isso). A outra solução, para esse terreno, e que é utilizada noutras moradias na zona, é a cave ficar enterrada na parte da frente e numa das laterais, e a outra lateral e a parte de trás ficarem ao nível da cave, o que não era aquilo que pretendia pois gostava mais que a parte de trás ficasse ao nível do rés do chão para permitir o acesso da sala e cozinha à parte de trás, ao mesmo nível, sem ter que utilizar escadas para aceder.
  13.  # 15

Na minha opinião, tendo um terreno onde tem possibilidade de uma construção isolada é sempre mais vantajoso.
    Caso contrário não é muito diferente de um apartamento.

Em relação à cave tem também a vantagem que é o espaço extra que provavelmente não vai conseguir num anexo.
  14.  # 16

A cave tambem nao podera ser um ponto a favor, no conforto termico da parte habitada da casa, ao providenciar uma zona tampao contra humidades e perdas termicas?
  15.  # 17

Colocado por: ruipaguiarNa minha opinião, tendo um terreno onde tem possibilidade de uma construção isolada é sempre mais vantajoso.
    Caso contrário não é muito diferente de um apartamento.

Em relação à cave tem também a vantagem que é o espaço extra que provavelmente não vai conseguir num anexo.

Sim, de facto parece-me ser a melhor decisão.

0.0208 seg. NEW