Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a fazer uma remodelação de casa de banho com 4m2 , sem luz natural , e com azulejos escuros. O teto vai levar pladur, qual a quantidade de focos e com quantos watts é que acham que é necessário? Sabendo que, só terei como iluminação esses focos e a luz do espelho.

Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

podes comprar uma placa led 60x60 e meter no centro do tecto.
    Ou somente uma regua led embutida ou saliente sobre a zona do espelho... mas isso depden dos efeitos e da disposição da IS...
    Não esquecer do indice de protecção dessas armaduras, consoante o volume de protecção, ao duche, etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bonofloyd
  3.  # 3

Obrigado pela pronta resposta, a solução de placa Led não me agrada, gostaria de focos.
    Contudo a régua led sobre a zona do espelho parece-me uma boa solução.
    Mas a minha dúvida prendia-se com a necessidade de watts por m2. Qual serão os watts necessários para 4m2 de WC?
    Pensei em pelo 4 focos de 6watts o que daria 20 watts será demasiado ou excessivo?
  4.  # 4

o que interessa são os lumens. Os Watts nada diz sobre a potencia luminosa.
    Há led que por/W dão mais ou menos lumens.
    uns 2000lm devem chegar. meta números impares de focos... e ainda escolha lampadas com temp de cor a rondar os 4000k, ou 3200k ( mais amarelo.
    Não esquecer a restituição de cor (CRI), sempre acima dos 80%.

Se calhar uma regua sobre o espelho com os 2000-3000k, chega e sobra, não precisa de nada mais. é verdade que os mosaicos escuros absorvem luz.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradasmeta números impares de focos

Porquê? :)
  6.  # 6

Colocado por: pguilhermePorquê? :)

Escusa de pensar que vou fazê-lo 😂
  7.  # 7

fica muito mais agradável e harmonioso. Nao te sei explicar.. eu costumo sempre usar impares, nunca pares.
    talvez a Cmartin tenha umas dicas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 8

Colocado por: CMartinEscusa de pensar que vou fazê-lo

Ahah, ainda bem!

Pedro, já percebi! Obrigado pelo input.

Estava a pensar somente numa situação com 2 interruptores, com um nº diferente de lâmpadas em cada, para poder fazer uma pequena selecção de intensidade de luz (1: o interruptor com menos lâmpadas, 2: o outro interruptor, 3: ambos)
  9.  # 9

O Pedro tem razão no que diz. Dos pares e ímpares. É uma das regras da decoração.
    Eu uso, por vezes, em iluminação e noutros casos, depende das simetrias assimetrias, se quero ou faço questão de que os focos sejam elemento decorativo por si, talvez em pares, se quero que os focos sejam iluminação harmonioso apenas (sem se dar relevância aos focos mas apenas à luz do ambiente, sem dúvida, ímpares) Os ímpares são mais elegantes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  10.  # 10

CMartin, excelente! De facto, estava aqui a reparar onde estamos agora e em vários locais temos nº ímpar. Agora já sei pq!

Sem descurar a decoração, obviamente, vai ter de coordenar isso com o estudo luminotécnico e impor essas regras :)
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 11

Estive aqui a googlar (tentem googlar por focos e iluminação ambientes, é maioritariamente uma desgraça de exemplos de luzes brancas, néons, enfim) e encontrei estas imagens apenas exemplificativas que penso transmitem bem a ideia, das simetrias e assimetrias e pares e ímpares, na linha do meu pensamento, acho, apanhem ou não o tecto todo, faz o efeito.
      ec8af86d7b24e4ec81bf8ead83999ad9.jpg
      ilumina-o-para-kitchinette_orig.jpg
  12.  # 12

Ou talvez não,as imagens 🤔😊

0.0167 seg. NEW