Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Há já algum tempo que noto que a água quente sai da torneira com cor acastanhada.

    Já a água fria sai límpida e incolor da torneira.

    Receio que possa ser algum problema da canalização pois o prédio já tem cerca de 30 anos e penso que as tubagens já possam ter adquirido ferrugem. Estranho é só ser a água quente a ser afetada.

    O aquecimento da água é feito por um termo acumulador com cerca de 4 anos.

    Conseguem ajudar-me a detectar qual a causa desta anomalia?

    Obrigado de antemão pela vossa partilha de opiniões.
    •  
      rdc81
    • 1 novembro 2020

     # 2

    Com essa idade, a canalização já está em altura de ser substituída. Se tem 30 anos, pode ter canalização em ferro galvanizado que, com o tempo, acumula depósitos e ganha ferrugem. A água quente a água fria circulam por circuitos de tubagem diferentes e é normal o circuito de água quente ganhar ferrugem mais cedo.
    Já pensou em substituir a canalização? Algo me diz que se vai surpreender quando vir o interior desses tubos...
    Se colocar canalização nova por fora das paredes, inox e multicamada são boas opções. Se quer um trabalho bem feito, abra roços e coloque PEX.
  2.  # 3

    Colocado por: Joaohenrique86Conseguem ajudar-me a detectar qual a causa desta anomalia?


    Olá. Ferrugem no interior do "cilindro".
    • smst
    • 2 novembro 2020

     # 4

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá. Ferrugem no interior do "cilindro".


    Concordo com esta opinião. A mim aconteceu igual.
    Moro num apartamento arrendado também com alguns anos, dai pensar que o tom acastanhado da água se devia à canalização, até com o "cilindr" furou e desde que foi substituido melhorou e muito. Reparamos também que quando íamos tomar duche tinhamos pouco volum de àgua no chuveiro/banheira, desmontamos a torneira o tubo da água quente estava cheio de residous de ferrugem que obstruiam a passagem da água, limpamos e agora está tudo bem (excepto a canalização que continua a ser antiga). Alguns vizinhos (proprietários das fracções) andam a substituir a canalização. Se a casa for sua acho que deve ponderar substituir a canalização.
    • eu
    • 2 novembro 2020

     # 5

    Isso acontece com frequência nas canalizações de ferro galvanizado que eram usadas há umas décadas atrás.

    Ao pé dessa porcaria, até o PPR é uma solução de topo!
  3.  # 6

    Colocado por: smstConcordo com esta opinião. A mim aconteceu igual.


    Sim, a mim também me aconteceu, experimentei encher a banheira e reparei que à medida que mais enchia (e esvaziava o cilindro), a àgua ia ficando mais escura, desconfiei que tivesse residuos depositados no fundo do cilindro, o que veio a verificar-se ao abri-lo.
    • SACS
    • 2 novembro 2020

     # 7

    Colocado por: Joaohenrique86Boa noite,

    Há já algum tempo que noto que a água quente sai da torneira com cor acastanhada.

    Já a água fria sai límpida e incolor da torneira.

    Receio que possa ser algum problema da canalização pois o prédio já tem cerca de 30 anos e penso que as tubagens já possam ter adquirido ferrugem. Estranho é só ser a água quente a ser afetada.

    O aquecimento da água é feito por um termo acumulador com cerca de 4 anos.

    Conseguem ajudar-me a detectar qual a causa desta anomalia?

    Obrigado de antemão pela vossa partilha de opiniões.

    Que água usa?
 
0.0092 seg. NEW