Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: smstPresumo que esteja no ultimo trimestre de gestação...


    No ultimo trimestre nem devia ser preciso baixa medica, devia ser automático (embora opcional).
    E depois quer o país ter mais natalidade e admiram-se que que a malta emigre e que tenha os filhos ca/la fora...
    Concordam com este comentário: rjmpires, desofiapedro
  2.  # 22

    Colocado por: smstinvente alguma coisa (cansaço, dores, etc)

    Felizmente não tive de carregar eu com os meus filhos, mas uma grávida em fim de gestação não precisa de "inventar" esses sintomas 😛
    • smst
    • 3 novembro 2020

     # 23

    Colocado por: hangas

    No ultimo trimestre nem devia ser preciso baixa medica, devia ser automático (embora opcional).
    E depois quer o país ter mais natalidade e admiram-se que que a malta emigre e que tenha os filhos ca/la fora...
    Concordam com este comentário:rjmpires


    Pois, mas pelo que disse o autor do tópico o médico deve julgar que ainda está no seculo XIX.
    • smst
    • 3 novembro 2020

     # 24

    Colocado por: rjmpires
    Felizmente não tive de carregar eu com os meus filhos, mas uma grávida em fim de gestação não precisa de "inventar" esses sintomas 😛


    Só dei essa sugestão pois o médico parece que não entende isso.
  3.  # 25

    Colocado por: smstAssim sendo marque consulta num obstetra particular, invente alguma coisa (cansaço, dores, etc) e esse médico irá "passar baixa de risco"


    Baixas por motivos inventados são OK, um médico que não passa uma baixa fraudulenta é ranhoso.
    • smst
    • 3 novembro 2020

     # 26

    Colocado por: rjmsilva

    Baixas por motivos inventados são OK, um médico que não passa uma baixa fraudulenta é ranhoso.


    Tendo em conta que o autor do tópico quer pedir uma licença parental antecipada (que só pode ser pedida 30 dias antes do parto), acha que é por a mulher ainda poder correr a meia maratona.
    Dei essa sugestão pois andam aí muitas grávidas com baixa desde o inicio da gravidez que não precisam e por culpa disso quem não pode recorrer ao privado não tem direito a descanso uns dias antes de ter um filho porque o médico não quer prescrever a baixa.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 27

    Smst, a sua esposa não tem alternativa senão arranjar uma declaração médica (centro de saúde ou obstetra privado) para solicitar a licença dos trinta dias antes. Se no centro de saúde não atendem, sugiro que se dirija lá pessoalmente. Acontece exatamente o mesmo comigo. O meu centro de saúde nunca atende infelizmente e durante a minha gravidez tive os mesmos problemas.
  5.  # 28

    Normalmente as consultas pré natais, aulas a fazer exercícios para ao parto, e outras coisas que os casais chamam de "xoxadas", ajudam a que quando se precise de alguma coisa do médico de família, seja concedida.
    Se está a ser acompanhada, concerteza o médico auxiliará no que pede.
    É equivalente a pedir que alguém passe um termo de responsabilidade sobre o ITED de uma habitação, sem nunca a ter acompanhado.
  6.  # 29

    Colocado por: smst

    Tendo em conta que o autor do tópico quer pedir uma licença parental antecipada (que só pode ser pedida 30 dias antes do parto), acha que é por a mulher ainda poder correr a meia maratona.
    Dei essa sugestão pois andam aí muitas grávidas com baixa desde o inicio da gravidez que não precisam e por culpa disso quem não pode recorrer ao privado não tem direito a descanso uns dias antes de ter um filho porque o médico não quer prescrever a baixa.


    Em Portugal gravidez é doença.
    • smst
    • 4 novembro 2020

     # 30

    Colocado por: Raquel ASmst, a sua esposa não tem alternativa senão arranjar uma declaração médica (centro de saúde ou obstetra privado) para solicitar a licença dos trinta dias antes. Se no centro de saúde não atendem, sugiro que se dirija lá pessoalmente. Acontece exatamente o mesmo comigo. O meu centro de saúde nunca atende infelizmente e durante a minha gravidez tive os mesmos problemas.


    Eu não sou a autora do tópico, apenas estava a dar uma indicação. Mas como eu própria disse ao autor do tópico ele estava a explicar-se mal.
    Por aqui trabalhei até às 35 semanas em pleno verão, estava a ser acompanhada no centro de saude e no hospital publico (pré eclampsia) e foi me prescrita baixa só às 35 semanas pois só nessa altura me comecei a sentir mais cansada.
    Cada caso é um caso, mas há muitas mulheres que estão de baixa a partir das 8 semanas de gestação sem precisarem e devido a esta situação muitas outras são penalizadas no SNS que mesmo com 35 semanas de gestação o médico não quer passar baixa.
  7.  # 31

    Smst, desculpe pensei que fosse um senhor! Isto dos nomes é enganador!
  8.  # 32

    Colocado por: Raquel ASmst, desculpe pensei que fosse um senhor! Isto dos nomes é enganador!


    Sou.
  9.  # 33

    Entretanto o bebe já nasceu. A minha namorada esteve dois dias em casa por causa de realizar o teste e ter de estar em isolamento até ao parto. Ainda não tive tempo de apresentar uma reclamação formal contra a médica, mas irei fazê-lo.
    Existiam outras opções, que lhe foram transmitidas depois por outras pessoas, como, por exemplo, subsídio por riscos específicos, e.g. covid.

    Agora como não somos casados o hospital passou a declaração apenas em nome da minha namorada. Fiz novamente o pedido, apenas para ela, existem dois passos para confirmar que não quero pedir para mim e continuam a recusar o subsídio porque a declaração passada pelo hospital não tem o meu nome. Mas exclui-me do pedido. Inacreditável.

    Felizmente tenho dinheiro suficiente para aguentar este mês sem receber qualquer coisa mas é uma situação mesmo triste.

    Noutra nota, a minha namorada acabou por ir à segurança social antes de o bebe nascer onde lhe disseram que não é possível pedir o subsídio antes do bebe nascer. É mesmo uma piada. Anda um gajo a descontar para ter a **** destes serviços.
  10.  # 34

    Colocado por: jg231Anda um gajo a descontar para ter a **** destes serviços.


    Depende do ponto de vista.
    Tratando de tudo online como sempre fiz, seja pensões, subsidios, baixas ou abonos nunca tive qualquer tipo de problemas com prazos ou pagamentos.
    Por norma processos deferidos , ONLINE, em 4-5 dias e pagamentos nas datas a seguir , seja 16 ou fim do mês.

    Nunca vi a SS funcionar tão rápido e bem.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  11.  # 35

    Por acaso não me posso queixar.

    Há 2 anos tive uma pequena cirurgia que me deram baixa médica de 15 dias. A imaginar o trabalho que iria dar, nem estava a pensar tratar disso. Mas tentei fazer online, nem tive que visitar o centro de saúde e funcionou muito pacificamente.

    Posteriormente, tanto na baixa médica da minha esposa, como na licença pós-parto, foi tudo online e super fácil. Fiquei muito surpreendido.
    Até para mim (pai) foi tudo sem espinhas.

    Já que descontamos, ao menos que se cheguem à frente com este apoio :)
    Concordam com este comentário: Nelhas
  12.  # 36

    Atualmente a maioria dos CIT são passados informaticamente, e comunicados logo à seg social. Quando lá chega o pedido de subsidio é só validar.
    • smst
    • 14 dezembro 2020

     # 37

    jg231 a sua namorada trabalhou até quantos dias antes do parto? Se não existirem "faltas ao trabalho" é melhor esquececer o subsidio parental (antes do parto), mas recomendo que faça reclamação contra o médico que se recusou a passar baixa no final da gravidez.
    Quanto a si, mesmo não sendo casado com a mãe do seu filho, tem direito a licença parental inicial de 25 dias uteis (pagos a 100%) e após a licença da sua namorada de 120 dias a pagos a 100% ou de 150 dias pagos a 83%, pode gozar licença de mais 30 dias pagos a 100% se assim for o vosso desejo.
    Enfim a lei determina que se possa começar a licença parental 30 dias antes do parto, mas como normalmente se tem baixa médica, raramente essa licença é usada e o peesoal da segurança social só cria confusões. Aproveitem as licenças a que tem direito agora que o vosso filho nasceu (o tempo passa rápido). Se tiverem condições económicas a sua namorada que peça também a licença alargada que infelizmente apenas é paga a 25% (eu não o fiz, precisamente por questões económicas).
    Boa sorte
  13.  # 38

    Colocado por: smstjg231 a sua namorada trabalhou até quantos dias antes do parto? Se não existirem "faltas ao trabalho" é melhor esquececer o subsidio parental (antes do parto), mas recomendo que faça reclamação contra o médico que se recusou a passar baixa no final da gravidez.
    Quanto a si, mesmo não sendo casado com a mãe do seu filho, tem direito a licença parental inicial de 25 dias uteis (pagos a 100%) e após a licença da sua namorada de 120 dias a pagos a 100% ou de 150 dias pagos a 83%, pode gozar licença de mais 30 dias pagos a 100% se assim for o vosso desejo.
    Enfim a lei determina que se possa começar a licença parental 30 dias antes do parto, mas como normalmente se tem baixa médica, raramente essa licença é usada e o peesoal da segurança social só cria confusões. Aproveitem as licenças a que tem direito agora que o vosso filho nasceu (o tempo passa rápido). Se tiverem condições económicas a sua namorada que peça também a licença alargada que infelizmente apenas é paga a 25% (eu não o fiz, precisamente por questões económicas).
    Boa sorte


    Obrigado pela resposta.

    Ainda não recebi o dinheiro mas já consegui finalmente que o pedido fosse aceite pela SS, com excepção dos 30 dias extra, estes continuam pendentes.
    O documento que acabaram por aceitar foi o do registo do bebé mas não se percebe como dão informações erradas e não permitem que o que está na lei seja cumprido.
    •  
      GMCQ
    • 6 janeiro 2021

     # 39

    Só solicitei o subsidio de parentalidade mais usual, que é pós parto, até desconhecia o que antecedida ao parto.

    Mas correu tudo dentro na normalidade, sem atrasos nos pagamentos e sem problemas nas papeladas.
  14.  # 40

    Colocado por: GMCQMas correu tudo dentro na normalidade, sem atrasos nos pagamentos e sem problemas nas papeladas.

    A normalidade em Portugal é haver sempre problemas com os prazos e com os papeis! LOL
    Por vezes fico a pensar como é que pessoas com 20 anos de casa percebem tão pouco daquilo que estão a fazer...
 
0.0254 seg. NEW