Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Nos meus projectos utilizo cor de luz 3000k, ou 2700k. Se houver essa necessidade, ou vantagem em tal, (ou se por alguma razão o cliente mo pedir, ou talvez por alguma força maior que agora não me ocorre mas nunca se sabe :o)) quanto muito sou capaz de usar 4000k (e em cozinhas e casas de banho).
    Respondendo à pergunta da Marta e GomesFamily, não misturo luzes de cores diferentes num mesmo espaço nem sou da opinião que se deva fazer.
  2.  # 22

2 perguntas:

@ Pedro Barradas: qual é o problema com as bolachas? Tenho uma casa em que sentes das tripas coração para manter a continuidade dos planos exteriores/interiores mas só tenho 9-10cm de tecto falso. Não quero colocar coisas salientes. Os focos para lâmpadas substituíveis são mais altos que isto. Sobram as bolachas...

Arranjar fitas led e bolachas com CRI >90 é tarefa extremamente difícil, para não diZer impossível. Têm alguma referência?
  3.  # 23

Colocado por: Pedro BarradasDeverá ser sempre acima dos 85%

A maioria deste tipo de lâmpada já são de gamas profissionais, e dificilmente se encontram para utilização residencial, sem contar que custam muito mais do que as ditas convencionais.
  4.  # 24

Isto das temperaturas de cores também tem muito a ver com a sensibilidade de cada um, não sei se a cor dos olhos conta para esta equação ou não, mas acredito que sim. Por exemplo, eu não tolero luz muito amarelada, os 2700k que a Cmartin aconselha jamais entrariam na minha casa, sobretudo num espaço onde preciso ver bem para trabalhar, fico mesmo com a sensação de que vejo mal, logo, para mim e independentemente do que possam aconselhar, na cozinha e casa de banho jamais colocaria luz amarela, ou seja, como a minha cozinha está em open space, tudo está a 4000/4200K.

O único local onde poderia colocar no limite dos limites 3000K e se conseguisse encontrar os 3500K ainda melhor (que não sei se existe) seria apenas e somente nos quartos, onde a luz por norma permanece ligada pouco tempo.

Por isso não, não acho que as cores da luz mais ou menos brancas sejam moda, cada um deverá adaptar às sua sensibilidade/necessidade.
  5.  # 25

Artigo interessante sobre temperatura das cores: https://www.naturalux.com/NaturaLux_Lighting_Filters_Color.htm
  6.  # 26

Colocado por: F.SantosA maioria deste tipo de lâmpada já são de gamas profissionais, e dificilmente se encontram para utilização residencial, sem contar que custam muito mais do que as ditas convencionais.

Isso não é verdade... Comprem é lâmpadas de jeito.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  7.  # 27

Eu meti uns focos spot delta light na minha cozinha com drivers integrados e 3000K e dá uma luz fantástica.

Agora não são LED's tipo bolachas do chinês...

Estou como o Pedro.. experimentem luzes a sério e vão ver bem a diferença
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, GomesFamily
  8.  # 28

Colocado por: Pedro BarradasIsso não é verdade... Comprem é lâmpadas de jeito.

Então onde encontro lâmpadas com IRC >85% assim facilmente?
  9.  # 29

Até no IKEA.... No Leroy... Em qq loja especializada...
    Não vejo qual é a dificuldade.
    PS: No IKEA tem lá modelos de lampadas com IRC de 90
  10.  # 30

Por exemplo Threeline, mesmo as "bolachas" têm IRC >80 e "flicker free".
  11.  # 31

Qual é afinal o problema das bolachas?
    Quanto é preciso gastar para ter uma bolacha decente? Comprei agora umas da phillips de 10€ para experimentar... não é que me importe de dar o dobro, é pra balizar. Arranjem lá umas referências sff....
  12.  # 32

O problema das bolachas não é nenhum, desde que não se importem de ter iluminação na sala e quartos, tipo calhas com lâmpadas fluorescentes, como se usava nas cozinhas.

As bolachas led, foram inventadas para substituir downlights com lâmpadas PLC fluorescentes, até as medidas do furo são as mesmas.
  13.  # 33

Também tenho as mesmas dúvidas/indecisões, por um lado não gosto das luzes demasiado amarelas, por outro lado também não gostava de ter brancas na cozinha e amarelas na sala em opem space!
    O eletricista também não recomenda por uma questão de estética...

Acho que vou colocar as 4000k em toda a casa.
    A minha opção inicial era colocar as 6400 na cozinha e casas de banho e as 3000 no resto, mas...

Agora? Sera suficiente as de 4000 na área da cozinha? Embora as da cozinha vou colocar de 18w e as da sala,quartos,hall 8w e as da cada de banho 12w...
    Opiniões/esclarecimentos são bem vindos
  14.  # 34

Então é uma questão de tipo de luz , certo? Se usarmos uma lâmpada GU 10 led teremos um efeito diferente? O que faz a diferença é o difusor?
  15.  # 35

Difusor, qualidade, e ângulo abertura
    Concordam com este comentário: Varejote, 4home
  16.  # 36

Colocado por: RicardoPortoE a noite quer luz do dia?

A qual hora do dia? Só se for por volta do meio dia solar. Ao nascer e por do sol é mais 2700K.
  17.  # 37

Colocado por: PepsiTambém tenho as mesmas dúvidas/indecisões, por um lado não gosto das luzes demasiado amarelas, por outro lado também não gostava de ter brancas na cozinha e amarelas na sala em opem space!
    O eletricista também não recomenda por uma questão de estética...

Acho que vou colocar as 4000k em toda a casa.
    A minha opção inicial era colocar as 6400 na cozinha e casas de banho e as 3000 no resto, mas...

Agora? Sera suficiente as de 4000 na área da cozinha? Embora as da cozinha vou colocar de 18w e as da sala,quartos,hall 8w e as da cada de banho 12w...
    Opiniões/esclarecimentos são bem vindos

Se forem mesmo 4000K não deverá ter qualquer problema, funciona bem, é uma luz muito neutra. Em princípio, se estivermos a falar de marcas respeitáveis, não haverá problema, os 4000K serão mesmo 4000K.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pepsi
  18.  # 38

Colocado por: AlexRibeiro
    A qual hora do dia? Só se for por volta do meio dia solar. Ao nascer e por do sol é mais 2700K.

As minhas desculpas, este comentário era para responder ao user Varejote, quando diz que a luz do dia é 5000K. Citei o comentário errado.

0.0209 seg. NEW