Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.

Comprei uma casa nova e nela vivo desde o verão de 2018, logo desde o primeiro dia notei num problema que até hoje subsiste. Aquando exposição solar, o telhado faz um ruído bastante audível, e nem é preciso muita exposição solar, basta haver um pouco de sol, só em dias de chuva ou totalmente encobertos é que não oiço o ruído, que parecem batidas.
    O telhado é inclinado, pelo menos deve ter uns 35º de inclinação, é de telha portuguesa, assente num ripado e tem xps de 6cm por baixo para isolamento.
    O construtor da casa diz que é normal o ruído. O problema é que com o arrefecimento, as barulhos são ainda mais audíveis durante a noite.
    1) Alguém faz ideia do que se pode passar de errado em termos de construção?
    2) Existe alguma entidade independente que possa recolher evidências de um eventual defeito de construção para levar o construtor a reparar ou que pelo menos, em caso de contencioso sirva de prova (tipo peritagem)?

Cumprimentos e obrigado.
  2.  # 2

QUe tipo de barulho? Use onomatopeias.
  3.  # 3

Tipo: "tum" ou "tum tum". Surge em várias partes do telhado, embora haja zonas com maior incidência e por vezes é mais forte.
  4.  # 4

Isso é algo metálico que aquece e quando arrefece vai contraindo. Daí o barulho
    Concordam com este comentário: nunos7
  5.  # 5

Tem acesso ao sotão?
    O XPS é colado ao ripado?
    O ripado é em vigotas ou madeira?
    Consegue ouvir o barulho de fora da casa?
  6.  # 6

Colocado por: Inverveassente num ripado

Ripado metálico?
    Tem caleiras ou rufos metálicos?
    • PoisÉ
    • 3 novembro 2020 editado

# 7

Colocado por: InverveO construtor da casa diz que é normal o ruído.

Quando é que um vendedor diz que determinado barulho não é normal?
    Ainda gostava de conhecer um caso destes.
    Nos carros então...

Como já disseram, isso é contracção e expansão de materiais sem terem acautelado margens ou juntas para que tal aconteça.
    Está a ver o que acontece quando faz um bolo? A massa expande por efeito do calor.
    Com alguns materiais, acontece exactamente o mesmo mas o ciclo é reversível, tanto "encolhem" como "esticam", voltando à forma inicial assim que a temperatura regressa ao valor "normal" .
    A forma de resolver é dar a esses materiais espaço para esticarem e encolherem. Quando não dão espaço, os materiais roçam uns nos outros, alguns fazem pressão e alguma coisa tem que ceder e tcharam, barulhos.

O empreiteiro tem que meter a conversa do "é normal" na sacola e resolver.
  7.  # 8

Tenho acesso ao sótão pois o mesmo está aproveitado.
    Fora da casa não oiço, mas não tenho acesso ao telhado, precisaria de uma escada que não possuo.

A informação que tenho sobre os detalhes do telhado são:
    - Teto falso executado com placas de gesso carbonado
    - Lage ligeira, com abobadilhas de EPS
    - Betonilha de regularização
    - Isolamento térmico (XPS 6cm) com fixação mecânica à laje.
    - Perfis metálicos (para apoio da telha cerâmica) com fixação mecânica à laje
    - Telha cerâmica tipo lusa

Não tenho caleiras
  8.  # 9

Colocado por: Inverve- Perfis metálicos (para apoio da telha cerâmica) com fixação mecânica à laje

Vou por aqui.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

Colocado por: InvervePerfis metálicos (para apoio da telha cerâmica) com fixação mecânica à laje

Comece por aqui!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

Também aposto no ripado metálico de suporte às telhas.
    Certamente estão os perfis encostados nas emendas e ao dilatar fazem as telhas saltar (literalmente).
  11.  # 12

E alguém me sabe dizer a quem devo recorrer para recolher evidências de que tenho um problema, para coagir o construtor à reparação da situação? As camaras municipais servem para alguma coisa? Terei de contratar um engenheiro para fazer um relatório?
  12.  # 13

Colocado por: InverveAs camaras municipais servem para alguma coisa?

Não!

Colocado por: InverveTerei de contratar um engenheiro para fazer um relatório?

Sim!
    Um engenheiro ou outro técnico habilitado e habituado a fazer este tipo de relatórios
    Concordam com este comentário: PoisÉ
  13.  # 14

Em que ponto está com o empreiteiro/construtor?

Uma vez que o casamento já foi consumado, está:
    - em lua de mel?
    - depois da lua de mel?
    - já têm filhos e andam saturados?
    - na crise dos 7 anos?
    - quase quase a divorciar-se?
  14.  # 15

É um tipo execrável.
    Eu não comprei a casa ao construtor, há um vendedor que medeia a situação.
    Mas é um tipo que diz sempre que está tudo bem, como se eu andasse a inventar tudo. Até agora as coisas têm-se resolvido, porque se tem tratado de estores, janelas, mobiliário, coisas de que ele não é o responsável e passa para outros. Ainda assim, a primeira reação do gajo é sempre dizer que é tudo normal, ou que as coisas foram mal utilizadas etc. Estão a ver aquele estereótipo de gajo manhoso e mal educado (que felizmente não é comum a todos os construtores).
  15.  # 16

Colocado por: PoisÉEm que ponto está com o empreiteiro/construtor?

Uma vez que o casamento já foi consumado, está:
    - em lua de mel?
    - depois da lua de mel?
    - já têm filhos e andam saturados?
    - na crise dos 7 anos?
    - quase quase a divorciar-se?

Deve ter sido das descrições mais caricatas e realistas que li até hoje no fórum. Muito bem!! 😂
    Concordam com este comentário: jn.neiva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PoisÉ
  16.  # 17

Esse barulho que ouve é das telhas, mexem devido à dilatação/contração do suporte das mesma.
    Também oiço esse barulho depois de um dia de calor se estiver na garagem. Têm uma extensão de telhado muito comprida?
  17.  # 18

Colocado por: rjmpiresEsse barulho que ouve é das telhas, mexem devido à dilatação/contração do suporte das mesma.
    Também oiço esse barulho depois de um dia de calor se estiver na garagem. Têm uma extensão de telhado muito comprida?
  18.  # 19

É um telhado com uns 14x14 m de cada lado.
    O meu problema é que não é preciso muito calor. E depois fica a noite inteira a estalar.
  19.  # 20

O meu telhado é em vigotas, só ouvi isso meia dúzia de vezes na altura do calor.

0.0184 seg. NEW