Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes demais quero dar os parabens por este excelente forum!!!Eu tou numa situção um pouco complicada,pois gostava de fazer obras em 2 casas(orçamentos de 30.000 e 50.000,estes apesar de nao serem os mais baratos foram os que mais me convenceram).As casas entao em nome da minha mae mas eu tenciono comprar uma das casas para depois poder fazer as tais obras...será que posso e consigo fazer isso????Ou seja eu pedia um emprestimo ao banco para comprar a casa,o banco pagava a casa á vendedora(á mnh mae) ,eu ficava a pagar ao banco e ela com esse dinheiro fazia as benditas obras!!!será possivel???
  2.  # 2

    N. Pires,
    Não estou a ver nenhum impedimento.

    1. Para o Banco, é um negócio (quase) como outro qualquer;

    2. Para as Finanças, CREIO que é melhor (creio que se comprar a casa paga mais impostos e taxas do que se a casa lhe for doada);

    3. SÓ SE você tiver irmãos (ou melhor, se a sua mãe tiver mais herdeiros para além de si), que terão de ser compensados por esta doação (dinheiro para obras) que a sua mãe lhe fez.
    Mas se o objectivo é mesmo SÓ fazer obras, e os herdeiros todos estiverem de acordo, a sua mãe pode vender essa casa a todos os irmãos em partes iguais.
  3.  # 3

    obrigado Luis pelo seu comentário!Sim sou o unico herdeiro!Tinhamos inicialmente pensado numa doaçao de uma das casa mas o problema é que ja fui a 3 bancos e todos me dizem que para obras só emprestam salvo erro 65% do valor patrimonial!!!Valor esse que é mto baixo para fazer as duas obras!!será esta a melhor opçao em comprar a casa???
  4.  # 4

    N.Pires,
    Tinha ideia de já ter visto essa limitação a uma percentagem do valor patrimonial.

    Onde são as casas (para terem um valor patrimonial tão pequeno)?
  5.  # 5

    Uma é em Oeiras,a casa tem cerca de 40 anos,a outra é em castelo branco mas esta n vale nada pois é uma casa rustica mm mto antiga!!!A de castelo Branco é praticamente deitar a baixo e fazer de novo,para fazer tb uma cozinha e casa de banho!Dai os valores que tenho nos orçamentos!!!A ideia é ficar com 2 casas praticamente como novas,a situaçao do banco é que está a atrasar estes sonhos!Será que dá para fazer o que eu quero?
  6.  # 6

    Será que mais alguem pode ajudar-me??obrigado
  7.  # 7

    Creio que, sendo herdeiro, é pouco crível dizer que vai comprar uma casa que - esperemos, mais tarde que mais cedo - virá a ser sua...
    É provavel que haja para aí algum impedimento legal ou burocrático (dos bancos) para aceitarem essa compra, mas desconheço.
    Já algum banco lhe levantou algum problema à COMPRA de uma das casas da sua mãe?

    O mais lógico e transparente seria mesmo uma doação seguido de um empréstimo hipotecário (feito POR SI) para obras.

    Já se informou junto das FINANÇAS se, ao registar a casa -por doação- em seu nome, o valor patrimonial (da de Oeiras) não irá aumentará bastante, por reavaliação? INFORME-SE.

    Nota: creio que os empréstimos para aquisição de habitação, e os de empréstimos para obras em CASA DO PROPRIETÁRIO deduzem os MESMOS 586euros (ou até 879euros) na colecta do IRS.
    • ccgs
    • 12 novembro 2009

     # 8

    Bom dia

    Em 1999 comprei aos meus pais o terreno onde construi a minha casa, aos bancos não interessa se comprou a um familiar ou a um estranho. O notário é que, por a venda ser feita a uma herdeira, pediu que as minhas duas irmãs assinassem a escritura em como não se opunham ao negócio.
  8.  # 9

    N.Pires

    tem ainda de ver qual o valor que a sua mãe terá de pagar por mais valias, caso ela venda. Ora entre isso e apenas fazer a doação e pedir um emprestimo para obras...não sei...
  9.  # 10

    Pois ainda não fui ás finanças e aos tres bancos que fui falamos só na possibilidade de doação e hipoteca da casa!!!Mas para arranjar as duas casas com o emprestimo que eles á partida dao é pouco!!!Tenho mm que me informar nas finanças,porque se ao reavaliarem a casa o valor aumentar o valor do emprestimo tambem será maior,não tinha pensado nisso!Eu entendo pouco disto mas acho estranho a casa valer tão pouco!!!!
 
0.0132 seg. NEW