Iniciar sessão ou registar-se
    • hcruz
    • 5 novembro 2020 editado

# 1

Boa noite.
    Herdei a casa dos meus pais, onde cresci, a que pretendo agora dar nova vida e onde, se Deus quiser, criarei agora a minha própria família.

Esta é uma casa localizada no norte do país, mais propriamente na zona do Vale do Sousa, com rés-do-chão e 1º andar, inicialmente construída na década de 50 pelo meu avô, tendo sofrido algumas intervenções ao longo dos anos e ainda perfeitamente habitável.

A placa entre r/c e 1º andar é em madeira com soalho de tábuas corridas, paredes em tijolo e o teto do 1º andar em cimento.
    O rés do chão tem teto falso de madeira que cobre os barrotes que suportam o soalho do 1º piso. A estrutura do telhado é em madeira (barrotes e ripado) com telhado cerâmico tradicional.
    As paredes exteriores de ambos os pisos são em alvenaria, estando a pedra exposta apenas no exterior do r/c , bem como algumas paredes interiores do r/c.

Das várias alterações que pretendo fazer, a que me está, de longe, a dar mais dor de cabeça é como poderei aumentar e reorganizar a dimensão das divisões do 1º piso que são muito pequenas, removendo algumas paredes e acrescentando outras (creio que em pladur seja possível), já que não sei até que ponto o teto do 1º andar estará a ser sustentado por estas.
    Estas paredes estão apoiadas em cima de paredes existentes no r/c ou em cima de vigas que são visíveis também no r/c.

Gostaria de manter a placa em madeira, recuperando-a obviamente, ou até reconstruindo-a se os barrotes já estiverem irrecuperáveis.
    Verifiquei que em algumas divisões que estão mais paradas, o soalho está, em algumas zonas, já bastante afetado pelo bicho da madeira.

Questão: É possível fazer tais alterações nas divisões do 1º piso?

Terei de substituir o soalho por laje de cimento/betão?

Que tipo de custos poderei ter com isso (é uma área de cerca de 80m2)?

Desde já, agradeço a atenção que possam dar a este assunto e sobretudo todo o aconselhamento que me possam dar.
    Obrigado.
  1.  # 2

Vale do Sousa=Paredes, Penafiel, PFR???
    Hcruz, posso já dar o pontapé de saída. Anexe fotos o mais possível e principalmente da parte que mais o preocupa a laje/piso do 1. Andar.
    Escadaria de acesso entre pisos, como é, como está, localização no espaço,
    Certezas quanto à placa de teto do 1. Andar nomeadamente se já é em vigamento de betão armado.
    Desenho ainda que tosco do existente e/ou pretendido, com medidas corretas para se poderem aferir eventuais vãos.
    Etc...
    Há alguns pormenores que não devem estar 100% corretos, como p ex. as paredes divisórias do 1. Andar serem em tijolo assente sobre vigamento de madeira...? Não é nada comum.
    Da mesma forma que essa estrutura (piso e paredes do 1. Andar) estarem a servir de apoio à placa de teto do 1. Andar é altamente improvável.

Quanto mais informação aqui puser mais opiniões e aconselhamentos irá obter.
  2.  # 3

Colocado por: hcruzVerifiquei que em algumas divisões que estão mais paradas, o soalho está, em algumas zonas, já bastante afetado pelo bicho da madeira.

Colocado por: hcruzQuestão: É possível fazer tais alterações nas divisões do 1º piso?
    é

Colocado por: hcruzTerei de substituir o soalho por laje de cimento/betão?
    nao, aliás deverá evitar tal solução

Colocado por: hcruzQue tipo de custos poderei ter com isso (é uma área de cerca de 80m2)?
    vai depender muito se tem ou nao de substituir alguma peça importante da estrutura (vigas etc). vai depender se tem algum tipo de projecto para o guiar e controlar os preços ou se deixa na mao do empreiteiro... primeiro veja com um técnico/arqº/engº que perceba e saiba analisar esse tipo de estrutura
  3.  # 4

Colocado por: KduvidasHá alguns pormenores que não devem estar 100% corretos, como p ex. as paredes divisórias do 1. Andar serem em tijolo assente sobre vigamento de madeira...? Não é nada comum.
    Da mesma forma que essa estrutura (piso e paredes do 1. Andar) estarem a servir de apoio à placa de teto do 1. Andar é altamente improvável.

O vigamento é de cimento, ou seja, o soalho, a meu ver, é dividido internamente por vigas que se cruzam e suportam as paredes.

0.0104 seg. NEW