Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Tenho um móvel antigo que foi pintado, mas reparei que nos armários debaixo e gavetas tinha muito bolor.
    Já aspirei e agora queria saber a melhor forma de limpar o móvel e protege lo, pois onde aparece o bolor é na parte de dentro e atrás onde não tem tinta nem tratamento nenhum.

    Reparei que o móvel estava muito encostado a parede e pode ter sido esse o problema... quando tratar dele vou por placas de xps na parte traseira para não estar em contacto direto com a parede.

    A minha dúvida é a seguinte, já li aqui noutras discussões sobre o assunto conselhos para limpar com aguarrás e vaselina. Será que é uma boa opção?
    E melhor por um imunizador? Ou envernizar o móvel atrás e por dentro?
    • ACMFR
    • 5 novembro 2020 editado

     # 2

    Foto
      82500503-8C65-4F69-A817-A4C2A3700709.jpeg
  2.  # 3

    O bolor tem a ver com a humidade/condensação no interior da casa.
    Falta de ventilação.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

    Sim eu sei, mas agora queria saber a melhor forma de tratar do móvel...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  4.  # 5

    Limpe com vinagre de limpeza, deixe secar muito bem, o ideal é colocar ao sol e depois envernize.
  5.  # 6

    Era o que eu estava a pensar fazer, não posso por aí sol, mas desumidificador até estar bem sequinho...
    Mas como li algures aguarrás e vaselina, fiquei sem saber o que era melhor
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    • zed
    • 6 novembro 2020

     # 7

    O álcool faz o mesmo efeito que o vinagre e não deixa cheiro.
  6.  # 8

    A madeira precisa de respirar, por isso sempre que possível as velaturas devem ser leves, permeáveis ou substituídas por óleos naturais.
    Pense na madeira como se fosse a sua pele.
    Quanto às partes pintadas já nada pode fazer, quanto às restantes limpe bem apenas com um pincel ou pano. Aplique um óleo de teca, é muito fácil de encontrar em qq grande superfície, aplique 2 demãos e a partir daí repita o processo anualmente.

    Mas a verdadeira prioridade será resolver o problema de humidade que tem na habitação. Isso não faz só mal aos móveis, mas também às pessoas.
  7.  # 9

    ou oleo de cedro. funciona igualmente bem.
  8.  # 10

    Aquele móvel esteve um tempo fechado e estava completamente encostado a parede... a parede não tem humidade, até porque atualmente a divisão é muito arejada... penso que tratando do móvel, não voltará a acontecer... 🙏
    Obrigada pelas dicas... vou limpar com vinagre ou álcool e depois ponho óleo de cedro que penso que até tenho em casa da minha mãe.
    Quando voltar a arrumar o móvel não o vou encostar a parede e vou por xps atra.
  9.  # 11

    Eu oferecia o XPS ao vizinho.
    Se não há humidade ambiente, depois de fazer o tratamento basta deixar o móvel desencostado 2 ou 3cm.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 12

    Porquê? Não ajuda a não ter humidade?
  11.  # 13

    Colocado por: ACMFRPorquê? Não ajuda a não ter humidade?
    Se não há!? Só vai inibir o túnel de arejamento criado pelo “desencostar “.
    Logo prejudica mais do que beneficia.
  12.  # 14

    A casa não tem muita humidade, mas como moro numa zona super húmida, no inverno tenho de usar o desumidificador porque é uma casa com 80 anos, não é completamente perfeita nesse aspeto.
    Sei perfeitamente que tem alguma humidade ascendente, mas nada de preocupante e não há muito que possa fazer além de usar o desumidificador, arejar...
    Daí pensar que o xps protegia o móvel do “frio” da parede... Mas talvez só o distanciamento baste.
    Obrigada a todos pelos conselhos, hoje já vou tratar do assunto 😊
 
0.0176 seg. NEW