Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Anonimo88Não, tem a ver com a casa não ser muito grande mas gosto do sítio, e os filhos ainda cá viverem e terem aqui os seus amigos na zona, e eu precisar de ter um espaço para mim de vez em quando.


    Quem se contradiz foi você. Em momento algum fala de doença ou o que quer que Seja.
    Diz que quer manter q casa porque gosta e da jeito.
    Ao proprietario tb dava jeito receber uma renda que pagasse os custos.
    Só isso
  2.  # 22

    Se tem dinheiro para arrendar uma segunda habitação terá com certeza dinheiro para pagar uma renda justa ao seu senhorio. Os familiares que tratem de vida, mas pelos vistos, gostam todos de viver em casa alheia a preço de tremoço.
  3.  # 23

    E que tal, antes de condenar o senhor, esperar que ele informe:

    Quanto paga de renda atualmente pelo T2?

    Quanto iria pagar pelo T0/T1 (2a habitação)?

    Nao se esqueça que teria os custos da luz, agua, tv... vale a pena alugar para ir passar apenas "uns dias"? Fica mais barato ir para um AL ( dependendo dos "dias" que vai estar fora).
  4.  # 24

    Não há nada para informar, quer arrendar uma segunda habitação mas não quer que o actual senhorio deixe de lhe suportar 99,99% da renda actual. há dinheiro para pagar uma segunda habitação mas para isso é necessário que o senhorio continue a suportar o regabofe. É por estas que nunca hei de investir no imobiliario para arrendar, prefiro perder na bolsa que suportar parasitas. De qualquer forma só um senhorio muito idiota arrendaria um imovel a uma figura destas.
    Concordam com este comentário: Pajovaz, TicMic
  5.  # 25

    Arranjar um casa barata deve ser mais dificil do que encontrar um senhorio desprevenido, ainda mais agora.

    Se o user é o unico do agregado familiar a ter rendimentos vai ser complicado...
  6.  # 26

    Colocado por: Alves JonyNão há nada para informar


    Colocado por: Alves Jonysuportar 99,99% da renda actual


    So não há nada para informar se se tirarem deduções infundadas.
    99,99%? Como chegou a essa conclusão?

    As informações até agora sugerem intenções menos boas, mas partir para conclusões sem mais informações seria precepitado.
    • SMBS
    • 7 novembro 2020

     # 27

    O homem quer arrendar uma segunda casa num local mais barato para ir viver para lá.

    E subarrendar a barata em local privilegiado para ganhar uns trocos. Ou subarrendar aos filhos.

    Só não percebe quem não quer.
  7.  # 28

    Agradeço as ideias que tiveram, não sei é se será o que vocês fariam no meu lugar...De qualquer forma, não será o que eu pretendo fazer com certeza.

    Pretendo alugar outra casa a menos de 20 Kms desta onde vivo, somente por um ano, para ir dois ou três dias por semana. O resto do tempo estarei com o meu filho doente mental e com a minha filha estudante na casa onde vivemos que por acaso é pequena e só tem 2 quartos (eu durmo na sala).
    Mas pago todos os meses a renda estipulada de acordo com os meus rendimentos e o tipo de casa, ao jovem que herdou todo o predio, eu sou o unico contrato mais antigo, todos os outros inquilinos já lhe pagam rendas muito recentes, felizmente tem dinheiro para pagar os impostos.
    Tenho pensão de invalidez por incapacidade de 90% desde Outubro do ano passado, trabalhei sempre desde os 18 anos. Os meus filhos não têm direito á casa onde vivemos por razões que já me informei.
    Creio que todos os nomes que me chamaram e/ou más intenções que referiram estarao agora esclarecidos.
    Quanto á questão de saúde que dizem que não tinha mencionado, tenho uns dois anos de vida, espero que com alguma qualidade, a ouvir a música e a ver os programas de tv que me apetecer, passear na praia... daí a ideia da outra casa no primeiro ano, aqui não tenho condições, sem estar a descrever como são aqui os meus dias.
    E para não ter mais preocupações, neste caso com o senhorio (aquela ideia de não ser possível ter outra casa no mesmo concelho ou concelho limitrofe por problemas com senhorio e eu preciso e só posso manter esta casa para nós os três, a outra seria paga por um ano com um extra que recebi de uma vez), pesquisei na NEt mas não encontrei em concreto), então perguntei aqui: "Quero duas casas - Posso?" Mas fiquei muito, mas mesmo muito triste com os vossos comentários e julgamentos, e senti mesmo a necessidade de vir aqui agora explicar, mesmo expondo-me desta forma, o que
    não deveria ser necessario, mas tudo bem, porque se vocês dizem que não posso - e já vi que vocês sabem tudo - então F...Que se Lixe alugar outra casa !
    (Obrigada a quem tentou ajudar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomp, lmcaet
  8.  # 29

    Colocado por: Anonimo88

    O resto do tempo estarei com o meu filho doente mental e com a minha filha estudante na casa onde vivemos que por acaso é pequena e só tem 2 quartos (eu durmo na sala).
    (Obrigada a quem tentou ajudar)


    Com tudo isto, quer uma ‘boa’ notícia: o seu filho tem direito à casa, mantendo a renda actual, se tiver uma invalidez >65% e residir no imóvel há mais de 3 anos. Informe-se melhor.
    Já valeu a pena vir aqui ;)
    Concordam com este comentário: DonaRute
  9.  # 30

    Colocado por: Pajovaz

    Com tudo isto, quer uma ‘boa’ notícia: o seu filho tem direito à casa, mantendo a renda actual, se tiver uma invalidez >65% e residir no imóvel há mais de 3 anos. Informe-se melhor.
    Já valeu a pena vir aqui ;)


    É uma medida bem intencionada, só é pena que o estado contribua zero para isso. É a redistribuição de riqueza à portuguesa, mas dos contribuintes para o estado.
    Concordam com este comentário: Pajovaz
  10.  # 31

    Pajovaz, no meu caso concreto o meu filho tem invalidez de 80% mas não tem direito por eu não ser "o /a primitivo/a arrendatário/a", mas obrigada a mesma (também nisso não estou a prejudicar/explorar o senhorio como disseram)
  11.  # 32

    Não sei porque carga d'água tem que ser o senhorio a suportar a invalidez dos inquilinos. Os senhorios não contribuem já com 28% das
    rendas para o estado ? Este dinheiro não deveria ser para financiar a habitação social ? Porque tem ainda os senhorios que albergar a troco de nada, incapacitados e doentes ? Não admira que a rendas estejam hoje ao preço que estão, quem se fixa, são os jovem que precisam arrendar casa e hoje pagam por eles e pela geração anterior que gozou e continua a gozar as "regalias" que eles nunca terão.
    Concordam com este comentário: Pajovaz
  12.  # 33

    Colocado por: Anonimo88Pajovaz, no meu caso concreto o meu filho tem invalidez de 80% mas não tem direito por eu não ser "o /a primitivo/a arrendatário/a", mas obrigada a mesma (também nisso não estou a prejudicar/explorar o senhorio como disseram)

    Creio que só é possivel transmitir o contrato uma vez, mas neste caso seria para si.
    O que expôs é muito triste. Lamento imenso. Espero que consiga gerir da melhor maneira possivel, face às circunstâncias.

    Ja pensou arranjar outra casa mas com o contrato em nome da sua filha (sendo estudante), sendo o senhor o fiador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  13.  # 34

    Dona Rute, não é possível fazer contrato em nome da filha, estudante, porque ela não tem rendimentos. Logo não pode apresentar os documentos necessários: declaração da entidade patronal e declaração IRS.
    Mas obrigada pela sugestao e compreensão.
  14.  # 35

    A tua situação é chata, mas entendo completamente o lado do senhorio. Seria o estado que te devia proporcional cuidados, não ele.

    A questão de queres uma segunda casa também mostra alguma disponibilidade financeira, que irá levar o senhorio a requerer o que devia ser seu por direto.
  15.  # 36

    quando comecei a ler pensei que a intenção de ter uma segunda casa seria ou para ter uma amante ou para ter sossego. lamento que esteja a passar por isto.
    cuide de si primeiro, vá dar os seus passeios, fale com os seus amigos, veja os seus filmes, coma o que quiser (sem que isso piore a sua saúde!)... procure um psicólogo, um acupuntor, eles dão óptimas massagens e proporcionam bem-estar. talvez assim nem precise da segunda casa. talvez a sua família até goste de ver os mesmos filmes, dar os mesmos passeios e se estiver bem disposto, isso torna-se mais fácil :)
    eu sei que há gabinetes de aconselhamento jurídico gratuito nas câmaras, talvez ligando eles saibam informar ou mesmo pesquisando na net.
    mas cuide de si primeiro e relativize os comentários... todos têm a sua perspectiva e defendem-se como podem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  16.  # 37

    Colocado por: TicMicA tua situação é chata, mas entendo completamente o lado do senhorio. Seria o estado que te devia proporcional cuidados, não ele.

    A questão de queres uma segunda casa também mostra alguma disponibilidade financeira, que irá levar o senhorio a requerer o que devia ser seu por direto.

    Sendo o RABC inferior a 5 RMNA é considerado que tem carencia económica (em 2019 5 RMNA corresponde a 42'000€, e 1 RMNA corresponde a 8400€ = 14 meses x 600€) portanto, o valor maximo da renda está limitado a 1/15 do VPT (creio que agora é por 10 anos, antes eram 5). Numa casa antiga o VPT é muito baixo.
    https://portal.uniplaces.com/pt-pt/rabc-calcula-calcula/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
 
0.0191 seg. NEW