Iniciar sessão ou registar-se
    • slider
    • 7 novembro 2009 editado

     # 1

    Boa Tarde,

    Sou novo neste forum, gostaria de agradecer pela enorme variedade de topicos aqui inseridos.

    Tenho uma casa na qual foi feito um sotão, com aproximadamente 75m2.
    Neste momento o sotão está todo limpo, pronto para começar a levar cimento nas paredes, pois é antigo e vai ser revestido, tapados buracos, isto é pronto para construção, nomeadamente de um quarto, um WC e uma cozinha sala(isto é, uma cozinha na qual faço uma decoração como se fosse uma sala, visto o espaço ser pequeno).

    Agora a minha duvida, desculpem se é um pouco parva mas será que a casa aguenta com o peso do sotão? é esse o meu problema, visto inicialmente não ter sido feito para habitação. A nivel de telhado, ja foi reforçado e aquilo tá bem seguro, o meu problema é mesmo se não fica muito pesado e cair.

    Fotos do sotão(um pouco pequenas, mas o sotão é bem grandinho até):





    Abraços
  1.  # 2

    Boas

    Sabe quais são as características da laje de pavimento do sótão?

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 3

    O que quer dizer com laje de pavimento? eu sou um nabo nisto de arquitectura :\ desculpem.

    Abraços
  3.  # 4

    ...será que a casa aguenta com o peso do sotão?
    Essa preocupação é pertinente.
    Mas você não nos diz em que é feita a lage (de pavimento) do sótão, nem em que é que vão ser feitas as paredes...
    Peça a um Engenheiro para lhe dar um parecer e para acompanhar os trabalhos.

    A nivel de telhado, ja foi reforçado e aquilo tá bem seguro...
    Eu, naquilo a que você chama um telhado reforçado e bem seguro, vejo uma peneira, um monte de buracos intercalados com pedaços de cerâmica. Para além de meter água (apesar da dimensão das fotos, consegue-se ver o céu no intervalo das telhas!), no dia em que aí houver uma amostrazinha de tornado (e são cada vez mais frequentes... em Portugal, sim!), isso vai voar tudo.
  4.  # 5

    Luis K. W. Obrigado pela resposta.

    Sobre o telhado, a ceramica vai sair toda, pois vai levar cimento, os buracos vão ser todos tapados e sobre o intervalo das telhas, isso é porque as telhas já são antigas. A agua que está no chão foi por eu ter lavado aquilo por causa do pó, pois não cai agua lá dentro.

    Sobre a lage do pavimento, foi feito com vigas de cimento e ferro, tijoleira e cimento.
  5.  # 6

    Boas

    Sobre a lage do pavimento, foi feito com vigas de cimento e ferro, tijoleira e cimento.


    E qual a largura e altura da tijoleira? (E se for possível, marca e tipo das vigotas)

    cumps
    José cardoso
  6.  # 7

    Tem, portanto, uma lage aligeirada de vigotas e abobadilhas, tendo levado por cima uma lâmina de compressão em betão ou argamassa de cimento armada?
    (imagino que isto pareça chinês...!).
    Em princípio uma parede de tijolo não levará à ruína de uma lage dessas (e também era preciso ter azar para ter as paredes todas implantadas em cima de abobadilhas).

    Não percebi nada do que pretende fazer com o telhado. :-)
  7.  # 8

    Altura uns 25 cms, vigotas em T com 3 ferros.

    Abraços
  8.  # 9

    Luis K. W.

    Quero fazer tipo um T0
  9.  # 10

    Boas

    Com essas dimensões não deverá ter problemas (suponho que a largura da casa deve estar entre o 5 m e os 6 m).

    Não percebi nada do que pretende fazer com o telhado. :-)

    Quero fazer tipo um T0


    Penso que a questão que Luis K.W. põe tem a ver com o estado do telhado que (suponho eu) você vai alterar. Como?

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 11

    o telhado irá levar platex, depois roofmate e depois tecto falso.

    o platex devido as telhas antigas, como nao vou meter telhas novas, sempre protege em caso de com mau tempo alguma telha partir.
    as telhas estao boas. nao chove dentro nem nada, possivelmente dentro de 2 anos serao mudadas.
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 12

    Colocado por: Luis K. W.Tem, portanto, uma lage aligeirada de vigotas e abobadilhas, tendo levado por cima uma lâmina de compressão em betão ou argamassa de cimento armada?


    Argamassa de cimento armada, ou não! (conhecia um que só desenrolava a malha-sol quando o cliente estava presente, quando não, o rolo dava para kms)
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 13

    Colocado por: slidero telhado irá levar platex, depois roofmate e depois tecto falso.

    as telhas estao boas. nao chove dentro nem nada, possivelmente dentro de 2 anos serao mudadas.


    Tem a certeza de que não chove dentro?, :)

    Essas marcas brancas no ripado de madeira são de quê?

    E umas chapinhas de onduline, não? ou não lhe apetece destelhar a casa?

    E se daqui a dois anos quer mudar as telhas, porque não fazê-lo já e fica com as obras todas feitas?
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: slider vigotas em T com 3 ferros.


    Pelo que vejo já comprou o diccionário de chinês/português!
  11.  # 15

    Colocado por: naar
    Colocado por: slidervigotas em T com 3 ferros.


    Pelo que vejo já comprou o diccionário de chinês/português!


    Amigo se o senhor perdeu tempo tentando dizer que afinal eu ja percebo disto que aqui estou a debater com a restante comunidade deste forum foi escusado, apenas fiz uma pesquisa pela net para ver o verdadeiro termo que eu devia utilizar.

    Sobre as mudanças das telhas, neste momento não tenho condições monetarias para o fazer, logo deixarei para mais tarde. Agradeço aos amigos J. Cardoso e Luis K.W. pelo tempo aqui perdido agora era escuzado o senhor vir mandar aqui piadas de mau gosto.

    Certamente não leu as regras deste forum, coisa que eu li logo quando me registei. Peço desculpa aos moderadores pelo meu tom neste Post.

    Um abraço
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 16

    Colocado por: slider
    Colocado por: naar
    Colocado por: slidervigotas em T com 3 ferros.


    Pelo que vejo já comprou o diccionário de chinês/português!


    Amigo se o senhor perdeu tempo tentando dizer que afinal eu ja percebo disto que aqui estou a debater com a restante comunidade deste forum foi escusado, apenas fiz uma pesquisa pela net para ver o verdadeiro termo que eu devia utilizar.


    Bom dia,

    Então vamos lá esmiuçar isto para o slider não ficar (se quiser) com uma ideia errada acerca dos meus comentários.

    Pelo que vejo já comprou o diccionário de chinês/português!

    Isto era um ELOGIO, talvez em tom de brincadeira mas acho que ainda temos liberdade de expressão aqui no Fórum, porque para quem não sabia o que era uma laje de pavimento e depois soube falar numa vigota "t" com 3 ferros achei curioso; E foi no contexto.
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 17



    Certamente não leu as regras deste forum, coisa que eu li logo quando me registei. Peço desculpa aos moderadores pelo meu tom neste Post.



    Por acaso já as li todas e tambem no inicio como o slider mas como já foi há uns meses talvez não me lembre textualmente de tudo, mas uma coisa ficou claro para mim aqui neste Fórum a ideia é ajudar, depois ajudar e a seguir ajudar!


    Tem a certeza de que não chove dentro?, :) Por vezes se os sotãos são fechados e não são visitáveis as pessoas pensam que não chove lá só pelo o facto de não terem infiltrações nos tectos da habitação, mas pode entrar agua que depois se evapora e não chega a provocar infiltrações. Ao fazer um tecto falso no telhado qualquer entrada de agua por muito pequena que seja é desastrosa danificando o mesmo.

    Essas marcas brancas no ripado de madeira são de quê? Como não me respondeu, nunca ficaremos a saber, mas a mim pareceu-me escorridos constantes de água pelo ripado, daí o aviso.

    E umas chapinhas de onduline, não? ou não lhe apetece destelhar a casa? A esta tambem não respondeu, sobre as chapinhas de onduline, não sabia se o slider conhecia este material que é certamente melhor que o platex, só que tem a desvantagem de ter que destelhar o que eu entretanto percebi (não foi por me ter dito) que para si não é viável neste momento.

    E se daqui a dois anos quer mudar as telhas, porque não fazê-lo já e fica com as obras todas feitas? Sobre esta, respondeu na sua última intervenção, mas se eu não perguntasse nunca ficaria a saber!

    Posto isto que já vai longo em matéria de ajuda, acho que cumpri com o que se pede neste Fórum, se não o entendeu assim? Tenho pena!

    Cump.
  12.  # 18

    Amigo naar, visto neste ponto tenho a pedir desculpas pela minha falta de educação, pois isto pelo computador não se percebe como as pessoas estao a dialugar, peço desculpa.

    Sobre as ripas de madeira, e parede, é sujidade, tive a ver á pouco que choveu bastante por aqui e não havia agua nenhuma, nem humidade, é sujidade que está nas paredes, devido a uma fuga da chaminé, nisto estar preto o que parece humidade.

    Sobre as Chapas de onduline, o problema é mesmo destelhar, pois não o queria fazer, no dia que destelhar gostava de mudar as telhas por umas novas, mas não tenho possibilidade financeira para tal.

    Estou a tentar fazer as obras, mas evitando ao maximo custos muito elevados, pois vai ser para o meu filho que irá viver lá durante a epoca de estudante. Coisas de miudos.
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 19

    Boas slider,

    Não necessita de pedir desculpa, entendo perfeitamente que por vezes lemos algo com uma entoação e como não estamos a ver as pessoas as interpretações podem ser várias.

    Mas eu não podia deixar de lhe responder pois não queria passar por aquilo que não sou; posso por vezes não ajudar muito mas nunca foi(nem será) minha intenção gozar com quem quer que seja aqui no Fórum.

    Desejo-lhe boa sorte na execução do seu T0 e vá dando noticias, :)

    Cumprimentos,
 
0.0208 seg. NEW