Iniciar sessão ou registar-se
    • RMDR
    • 8 novembro 2020

# 1

Colocado por: jvcax

Isso faz tudo muito sentido e até percebo...
    O problema aqui é que o que o avaliador considera como valor de construção não é um valor exequível para nenhum construtor! Não recebi nenhum orçamento nem perto desse valor....
    ainda por cima a casa tem microestacas não por opção mas porque o terreno assim o exige e o engenheiro que fez a avaliação nem sequer sabia o que eram fundações especiais e nem sequer quis o estudo geotecnico do terreno!

E tudo isso não invalida o facto do banco me ter dado Ok com base no valor de uma avaliação comercial! Avancei... pedi e paguei emissão de alvará e adjudiquei a obra!
    Agora vêm dizer que afinal o valor da avaliação é outro e que é a primeira vez que vêem isto acontecer!

Isso dá primeira vez que acontece não é verdade. Já há muito tempo que é assim.
    Fale com o banco e peça o relatório da avaliação. De seguida fale com alguém que perceba de construção e que saiba os custos para elaborar uma exposição por escrito com bases e evidências que o valor atribuído é insuficiente.
    A empresa avaliadora terá seguramente que retificar a situação (e retificam... pode não ser para o valor necessário mas aumentam sempre qualquer coisa).
  1.  # 2

O valor total da avaliação é o valor do terreno + o valor da construção.

No meu crédito para obras/ reabilitação o perito avaliador considerou os seguintes preços/m2 para avaliar o imóvel (apenas construção, terreno excluido):
    Uso 1 - comercio: 750€/m2
    Uso 2 - habitação: 1'053€/m2
    Varandas: 250€/m2
    Creio que sejam valores finais, já com o IVA!

O valor calculado pelo perito (para a parte da habitação) é inferior ao que foi orçamentado pelo empreiteiro.
    Segundo as minhas contas, vou pagar cerca de 1'400 + IVA (dividindo o total das despesas pela ABC).
    • HB10
    • 27 março 2021

# 3

Bom dia , alguém pode dar uma opinião sobre esta avaliação ? 750€/m2 de Construcao área privativa + 250€/m2 nas áreas dependente, valores já com iva ??? Era o meu sonho construir por esse preço , mas é impossível .... de todo!
      EF9CA62A-5124-48A2-BC9A-03BC9F8E72FF.jpeg
      D456F0C1-9307-4B47-A179-48626BC5EF97.png
  2.  # 4

Colocado por: jvcaxainda por cima a casa tem microestacas não por opção mas porque o terreno assim o exige e o engenheiro que fez a avaliação nem sequer sabia o que eram fundações especiais e nem sequer quis o estudo geotecnico do terreno!

Para o banco isso é pouco mais que irrelevante, o que interessa é o valor de mercado do imóvel. Não é o facto de ter fundações especiais que valoriza o imóvel numa futura venda.

0.0065 seg. NEW