Iniciar sessão ou registar-se
    • TicMic
    • 8 novembro 2020 editado

     # 1

    Boa noite!

    Desde novo que tenho o sonho de construir uma casa na arvore/cabana de madeira, etc. De há uns anos para cá tenho visto cada vez com mais gosto este tipo de casas.

    Vou deixar algumas fotos para tentar explicar o projeto que idealizo, que se mistura entre uma cabana de luxo tradicional das estancias de ski, e uma A frame.

    A nível de plantas, como nunca construir uma casa desde inicio, estou relativamente perdido, mas gostava de ter algo não demasiado grande mas com conforto e com sensação de espaço. Tenho visto que muitos dos T3 dos dias de hoje, em construções novas, terão entre 150-200m2 de casa, e equacionei a planta desta forma. A casa deveria ter 3 pisos, sendo que o de baixo serão apenas vigas para segurar toda a estrutura, que servirá também de garagem aberta totalmente aberta. O piso 0 seria ao nível do solo, uma vez que gostava de inserir casa num "fosso", antiga mini pedreira que depois deu lugar a floresta.

    Piso nivel 0

    Sala de estar + cozinha open space - 52m2. A fotografia indica bastante bem o conceito que gostava de replicar ao nível deste piso. (Sofás para 6 pessoas aprox, lareira/recuperador de calor com cobertura em pedra estilo a das fotografias)
    2 quartos ao fundo da casa, iguais, com cerca de 12-15m2
    1 WC que será dos quartos e de acesso- 8m2
    A parte da frente da casa, seria maioritariamente em vidro e teria um bom alpendre, come mesa e cadeiras e um jacuzzi feito num pipo/dorna de vinho também para 6 pessoas.
    Total área de edificação imagino que possa ser aproximadamente o somatório das áreas do primeiro piso, ou seja 85m2, mas façamos contas aos 90-100m2.

    Na parte superior da casa, piso 1, tal como aqui https://www.charmoises-immo.ch/agences/plaquette_balcons_de_charmey_mail.pdf, gostaria de fazer a suite principal com um closet e uma WC.
    Gostava também de ter o conceito mezanino e numa das partes que se poderá prolongar para cima da sala, a esquerda, para quem estaria de dentro a olhar para a entrada principal, ter uma espécie de sala de leitura ou semi escritório aberto. Devo considerar 30m2 de area na parte superior para quarto + closet + WC?
    https://www.airbnb.pt/rooms/10382172?source_impression_id=p3_1604799303_2obKnHvgyHK9qTtF

    O site é de uma propriedade na américa, mas prefiro as casas alpinas, e gostava de entrar num conceito rústico moderno, ou seja, vidro, madeira, e pedra.

    Gostava de ter uma noção aproximada se as áreas que estou a colocar são viáveis. A ser feito, é no âmbito do PDR2020 (2030?!) com o intuito de diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, uma vez que gostava de poder explorar uma pequena floresta que tenho numa propriedade agrícola da família e também ficar com uma casa desta traça.

    Quanto estariam disponíveis a pagar por noite, tendo em conta um conceito de luxo e a descrição da casa que fiz? Totalmente isolada, numa floresta ancestral de carvalhos sobreiros pinheiros e loureiros, tendo em conta que estão a 5 minutos do centro de uma capital do Minho? 300€ por noite é viável?

    Quanto me poderia ficar o investimento total de um projeto destes? Há quem faça isto em Portugal? Apenas conheço a empresa Portilame, mas a madeira não tem aquele requinte que eu vejo nos chalets Alpinos!
      b238631c94622d132ef9777c5b2e8382.jpg
      6565a125b6d690b2af703a5990010c61.jpg
      7cdc52cbdbc83b5bab00c7812928f0ef.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: TicMicBoa noite!

    Desde novo que tenho o sonho de construir uma casa na arvore/cabana de madeira, etc. De há uns anos para cá tenho visto cada vez com mais gosto este tipo de casas.

    Vou deixar algumas fotos para tentar explicar o projeto que idealizo, que se mistura entre uma cabana de luxo tradicional das estancias de ski, e uma A frame.

    A nível de plantas, como nunca construir uma casa desde inicio, estou relativamente perdido, mas gostava de ter algo não demasiado grande mas com conforto e com sensação de espaço. Tenho visto que muitos dos T3 dos dias de hoje, em construções novas, terão entre 150-200m2 de casa, e equacionei a planta desta forma. A casa deveria ter 3 pisos, sendo que o de baixo serão apenas vigas para segurar toda a estrutura, que servirá também de garagem aberta totalmente aberta. O piso 0 seria ao nível do solo, uma vez que gostava de inserir casa num "fosso", antiga mini pedreira que depois deu lugar a floresta.

    Piso nivel 0

    Sala de estar + cozinha open space - 45m2. A fotografia indica bastante bem o conceito que gostava de replicar ao nível deste piso. (Sofás para 6 pessoas aprox, lareira/recuperador de calor com cobertura em pedra estilo a das fotografias)
    2 quartos ao fundo da casa, iguais, com cerca de 12-15m2
    1 WC que será dos quartos e de acesso- 8m2
    A parte da frente da casa, seria maioritariamente em vidro e teria um bom alpendre, come mesa e cadeiras e um jacuzzi feito num pipo/dorna de vinho também para 6 pessoas.
    Total área de edificação imagino que possa ser aproximadamente o somatório das áreas do primeiro piso, ou seja 85m2, mas façamos contas aos 90-100m2.

    Na parte superior da casa, piso 1, tal como aquihttps://www.charmoises-immo.ch/agences/plaquette_balcons_de_charmey_mail.pdf,gostaria de fazer a suite principal com um closet e uma WC.
    Gostava também de ter o conceito mezanino e numa das partes que se poderá prolongar para cima da sala, a esquerda, para quem estaria de dentro a olhar para a entrada principal, ter uma espécie de sala de leitura ou semi escritório aberto. Devo considerar 30m2 de area na parte superior para quarto + closet + WC?
    https://www.airbnb.pt/rooms/10382172?source_impression_id=p3_1604799303_2obKnHvgyHK9qTtF

    O site é de uma propriedade na américa, mas prefiro as casas alpinas, e gostava de entrar num conceito rústico moderno, ou seja, vidro, madeira, e pedra.

    Gostava de ter uma noção aproximada se as áreas que estou a colocar são viáveis. A ser feito, é no âmbito do PDR2020 (2030?!) com o intuito de diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, uma vez que gostava de poder explorar uma pequena floresta que tenho numa propriedade agrícola da família e também ficar com uma casa desta traça.

    Quanto estariam disponíveis a pagar por noite, tendo em conta um conceito de luxo e a descrição da casa que fiz? Totalmente isolada, numa floresta ancestral de carvalhos sobreiros pinheiros e loureiros, tendo em conta que estão a 5 minutos do centro de uma capital do Minho? 300€ por noite é viável?

    Quanto me poderia ficar o investimento total de um projeto destes? Há quem faça isto em Portugal? Apenas conheço a empresa Portilame, mas a madeira não tem aquele requinte que eu vejo nos chalets Alpinos!
      b238631c94622d132ef9777c5b2e8382.jpg
      6565a125b6d690b2af703a5990010c61.jpg
      7cdc52cbdbc83b5bab00c7812928f0ef.jpg



    espetacular também gostava , tenho preferência por aquelas que são em cru como tem no canada as log cabin house , supostamente um dos métodos mais rápidos para construir um abrigo
  2.  # 3

    Gostava de conseguir ter aqui um conceito moderno rústico e tendesse a vitalício.
    Queria as divisões não muito grandes nem muito pequenas, quer pelo custo, quer pela facilidade e operacionalidade de limpeza na troca de famílias.

    Faltou dizer que a ser feito, estará completamente orientada a oeste, com uma vista soberba sobre vinhas.

    Na planta, faltou-me também arranjar uma força de subir ao piso 0 sem que se apanhe chuva.
      Screen Shot 2020-11-08 at 01.59.28.png
      Screen Shot 2020-11-08 at 01.58.47.png
  3.  # 4

    Colocado por: Quantic1994


    espetacular também gostava , tenho preferência por aquelas que são em cru como tem no canada as log cabin house , supostamente um dos métodos mais rápidos para construir um abrigo


    Também gosto dessas, mas acho que não se enquadram tanto por cá em portugal, acho que esta mistura de chalet com Aframe, comi imensa luminosidade na sala fará a conjugação perfeita.

    Confesso é que não tenho qualquer noção de quanto € poderia colocar nisto, nem se haverá famílias com poderio económico que gostariam de passar ferias numa cabana deste género, inserido numa floresta que por si está inserida também quinta tradicional minhota.
  4.  # 5

    Colocado por: TicMicQuanto me poderia ficar o investimento total de um projeto destes?
    o mesmo de qq outro projecto.

    Colocado por: TicMicHá quem faça isto em Portugal?
    há.

    Colocado por: TicMicinserido numa floresta que por si está inserida também quinta tradicional minhota.
    esta fica perto do gerês...https://www.archdaily.com/18822/casa-adpropeixe-carlos-castanheira-clara-bastai
    • DR1982
    • 8 novembro 2020 editado

     # 6

    Pesquise pelas cabanas em A, podem adaptar-se ao que pretende...
    A bivel de construção sao muito mais simples, basicamente são triângulos ao alto o que pode pesar caso o objetivo seja economizar em custos!
    • r.v
    • 8 novembro 2020

     # 7

    RUSTICASA
  5.  # 8

    Colocado por: antonylemoso mesmo de qq outro projecto.

    há.

    esta fica perto do gerês...https://www.archdaily.com/18822/casa-adpropeixe-carlos-castanheira-clara-bastai


    O mesmo de outro projeto qualquer?! Então uma construção totalmente diferente ficaria o mesmo que erguer parede em cimento? ( Não sei se estes chalés tem parede a cimento e depois são revestidos a madeira)

    Essa casa do gerês eu já lá estive e não tem nada a ver com o que link que eu coloquei. Está muito aquém. Quero algo bastante moderno rústico como o link da casa que está para venda. A própria madeira que vemos por cá é muito "lisa".
  6.  # 9

    Colocado por: r.vRUSTICASA


    Não me convenceu, usam madeira bastante banal e no fundo, as casas parecem bungalows. Queria algo bastante mais distinto.
  7.  # 10

    Colocado por: DR1982Pesquise pelas cabanas em A, podem adaptar-se ao que pretende...
    A bivel de construção sao muito mais simples, basicamente são triângulos ao alto o que pode pesar caso o objetivo seja economizar em custos!


    Há imensas e Sao bastante simples de se conseguir, mas não fazem totalmente o que eu pretendo, eu prendia uma mistura entre o telhado em A e a sala de estar com um pé direito alto. O telhado deverá fazer um ângulo de 45, direi...
  8.  # 11

    Colocado por: antonylemoso mesmo de qq outro projecto.


    Mais caro até pois não é qualquer construtor que faz disto...
    Concordam com este comentário: TicMic
  9.  # 12

    Colocado por: TicMicestá inserida também quinta tradicional minhota.


    Talvez fosse coerente que a construção fosse também ela tradicional, não?

    Não literalmente, poderia ser uma reinterpretação atendendo aos materiais e conforto actuais...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  10.  # 13

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Talvez fosse coerente que a construção fosse também ela tradicional, não?

    Não literalmente, poderia ser uma reinterpretação atendendo aos materiais e conforto actuais...


    Poderia ser, mas esse não é o propósito. O propósito é criar algo diferenciador, e como está dentro de uma floresta, não causa qlq impacto visual
  11.  # 14

    Colocado por: TicMicnão causa qlq impacto visual


    Não me refiro ao visual, refiro-me à coerencia do conjunto. Em vez que se procurar o chalet alpino, porque não reinterpretar com madeira o tema dos espigueiros por exemplo? Ou das casas senhoriais? Um chalet em madeira que não mimetize outros de outros climas e culturas tão diferentes...

    Os alpinos respondem à neve, ao frio extremo, elaborados por artesãos seculares etc. etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  12.  # 15

    Casema
  13.  # 16

    Mas em termos estéticos eu concordo as alternativas apresentadas ao meu gosto pessoal não são tão apelativas. As alpinas tem outro encanto
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 17

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não me refiro ao visual, refiro-me à coerencia do conjunto. Em vez que se procurar o chalet alpino, porque não reinterpretar com madeira o tema dos espigueiros por exemplo? Ou das casas senhoriais? Um chalet em madeira que não mimetize outros de outros climas e culturas tão diferentes...

    Os alpinos respondem à neve, ao frio extremo, elaborados por artesãos seculares etc. etc...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    A Quinta é uma cada senhorial já, do séc 16, e já tem os espigueiros tradicionais, mas ainda se usam para milho e estão relativamente perto da casa.

    O objectivo seria criar uma unidade isolada portanto a coerência do conjunto não se coloca. Onde irá ficar e à distância que é, não tem que haver semelhança.

    Colocado por: Reduto25Mas em termos estéticos eu concordo as alternativas apresentadas ao meu gosto pessoal não são tão apelativas. As alpinas tem outro encanto
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Pois, é verdade. Eu procuro o interior alpino, o exterior queria argo diferente e mais northern house. Madeira bem mais escura estilo óleo queimado. As da rusticasa são bastante feias
  15.  # 18

    Colocado por: TicMicA Quinta é uma cada senhorial já, do séc 16, e já tem os espigueiros tradicionais, mas ainda se usam para milho e estão relativamente perto da casa.

    O objectivo seria criar uma unidade isolada portanto a coerência do conjunto não se coloca. Onde irá ficar e à distância que é, não tem que haver semelhança.


    Não percebeu o que quis dizer com "reinterpretar" ou com "não tem que ver com o visual"...
  16.  # 19

    Então para juntar à festa. Leva com uma casa de madeira alpina.😱 Espectacular!😒
  17.  # 20

    Colocado por: TicMic
    A Quinta é uma cada senhorial já, do séc 16, e já tem os espigueiros tradicionais, mas ainda se usam para milho e estão relativamente perto da casa.

    O objectivo seria criar uma unidade isolada portanto a coerência do conjunto não se coloca. Onde irá ficar e à distância que é, não tem que haver semelhança.



    Pois, é verdade. Eu procuro o interior alpino, o exterior queria argo diferente e mais northern house. Madeira bem mais escura estilo óleo queimado. As da rusticasa são bastante feias


    Eu vi algumas da rusticasa e de facto a madeira tem um ar quase de plástico também nao fiquei fã , nao tem aquele ar mais cru natural da madeira apresentada em cima
 
0.0247 seg. NEW