Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apesar de acompanhar este fórum há largos meses, esta é a minha primeira participação.
    Tenho inúmeras perguntas a fazer a este fórum as quais serão oportunamente colocadas, agradecendo desde já as possíveis respostas e comentários e enviando cordiais cumprimentos a todos os participantes.

    Como muitos outros participantes, estou na iminência de comprar terreno e iniciar o processo de construção de casa e gostaria de partilhar o meu esboço de casa para um terreno com 19 metros de largura, cuja frente fica orientada a nascente.

    Casa_VF

    Algumas considerações:
    A casa é térrea de construção tradicional com duas águas (orientadas de nascente para poente, portanto o "V invertido para norte e para sul) e um dia mais tarde irei fazer aproveitamento de sótão (por isso existe escada);
    A sala e a cozinha estão do lado esquerdo pois estão viradas a sul;
    A casa tem um alpendre à frente e outro atrás (tipo varanda do quarto);
    O "quarto" da frente é um escritório;
    A casa de banho de serviço é debaixo da escada;
    As lareiras não ficarão necessariamente nessa posição e a da cozinha servirá também para aquecimento central;
    O espaço anexo à cozinha é obviamente uma dispensa;
    Tomei a liberdade de colocar o que julgo serem as posições ideias para a colocação de pilares.

    Tomando em consideração que este é apenas um esboço feito por mim em ArchiCad e que não sou Arquitecto, Engenheiro ou Desenhador (longe disso), gostaria de saber as vossas sinceras opiniões acerca da disposição e das dimensões das divisões da casa e possíveis reparos susceptíveis de serem realizados.

    Cumprimentos
    Somdigital
  2.  # 2

    Boa Noite, antes de mais parabéns este "esboço" já diz muito do que pretendes.
    Considerações:
    Quanto à Implantação e disposição das divisões e não tendo conhecimento do local (quanto a características, tais como o acesso ao terreno, se se faz prioritariamente vindo de sul ou de norte, a visibilidade do lugar, etc) onde se pretende implantar a moradia, numa primeira observação verifico que com a solução apresentada um dos quartos virado a Norte (algo que se tenta sempre evitar), mas depois verifica-se que se deu preferência a que as duas divisões que socialmente se utilizam mais ficam viradas a sul (sala e cozinha), se esta é a ideia serão os quartos a sofrer, ficando um virado a Norte, outro a Poente.
    Considerações quanto aos compartimentos:
    Cozinha:
    2 portas neste tipo de compartimento com esta área torna-se difícil colocar bancada, a menos que se preveja colocar bancada em "ilha" no meio da cozinha.
    I.S. / Despensa:
    Melhor aproveitamento da área destas duas divisões (uma despensa com a mesma área mas com uma forma diferente tem mais funcionalidade)
    Não esquecer que na I.S. face ao D.L. nº 163/2006 tem que se inscrever um círculo de diâmetro 1,50m para que uma cadeira de rodas possa rodar.
    I.S. de Serviço:
    de notar que a I.S. ao estar sob o esconso da escada de acesso ao sotão deverá ter de altura na zona menos favorável +-1,75m (+- 11º degrau) de forma a que quem se sentar na sanita ao levantar-se não bata com a cabeça no referido esconso.
    Quanto aos pilares consegues eliminar alguns, considera +- como medida máxima entre pilares 6m, e se optares por lage maciça existe alguma liberdade no "plantar" dos pilares.
    Quartos:
    Talvez correr o roupeiro a todo o comprimento dos quartos (3.95m, permite dividir 1,90m de roupeiro para cada quarto), teria que obrigar a porta do quarto a avançar 0,60m e reduzir o outro roupeiro de 1,90m para 1,30m mas optimizava a entrada no quarto)
    Vou agora dar uma opinião do que faria:
    Um "mirror" na solução de forma a que o quarto central ficasse virado a sul, o quarto a tardoz, faria com que a varanda (e a porta de sacada) ficasse virada a sul também.
    este mirror obrigaria a que a sala ficasse virada a Norte/Nascente a cozinha ficassem a Norte/Poente (isto agora tudo depende da utilização que se faça de cada compartimento, normalmente sacrificam-se Cozinhas, I.S.)
    Cumprimentos,
    Carlos Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: somdigital
  3.  # 3

    Sr. Carlos Dias:

    Começo por agradecer toda a atenção despendida e sobretudo os comentários que fez sobre o meu esboço e ajuda que me deu.

    O grande problema desta situação é sobretudo o orçamento; não poderei gastar mais que €100.000 (exceptuando terreno) e aponto para uma casa entre os 150-180 m2 (T2 com sotão a aproveitar, muito mais não precisarei). Mas orçamentos à parte, acho que o maior problema na minha situação é o terreno ser de apenas 19 metros de largura, o que limita um pouco porque tenho ideia de um dia mais tarde construir a garagem e outros anexos na parte de trás do terreno já que este tem 98 metros de comprimento. Se supormos que a casa tem de ter de cada lado 3 metros de terreno, fica 19m-6m=13m (não sei qual o mínimo permitido pela câmara para o terreno do vizinho) o que não me deixa grandes voos quanto à largura da casa, tenho de idealizar "ao comprido". Provavelmente, por causa disto, até considero inclusive desistir da comprar deste terreno.

    O terreno em questão é rectangular (19mx98m), passando uma estrada a nascente do terreno (lado mais pequeno). O terreno não é exactamente enquadrado nascente, norte, poente, sul, mas tem alguma rotação no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

    A ideia inicial em relação aos quartos não é coloca-los propriamente a norte mas sim a nascente. A situação punha-se que desta forma forma os quartos ficariam na frente da casa e teria talvez de colocar a porta principal do lado sul...

    A cozinha é um erro. Para o uso que lhe pretendo dar (parte da casa a utilizar mais) acaba por ser pequena para a inclusão de uma copa e estou disposto inclusive a dispensar a dispensa. Mas a sua ideia de colocar a bancada em ilha agradou-me imenso e alargou-me horizontes!
    O espaço da dispensa daria lugar a mais espaço à IS e até poderia prolongar o roupeiro mais pequeno do quarto e alongar o alpendre.

    Em relação à IS de serviço tem toda a razão em algo que nunca havia me apercebido. Talvez se virar a escada ao contrário poderia por a dispensa debaixo da escada e pensar noutro local para a IS de serviço.

    Em relação à localização dos roupeiros, mais uma vez tenho-lhe a agradecer a "visão". Já observei alguns projectos e tenho me sentido influenciado pela colocação de roupeiros na parede de entrada dos quartos.

    Peço que me elucide em relação a um pequeno factor de modo a poder alargar ainda mais as minhas ideias: com a mudança para laje maciça, é verdade que o número de pilares (m3 de betão) diminui mas também aumenta o número de m3 de betão a utilizar na laje maciça; como ficará mais em conta?

    Cada vez compreendo mais a importância do uso dos serviços de um arquitecto em vez de um engenheiro ou desenhador. E o Sr. ajudou-me a ver isso. Decididamente não tenho grande jeito "prá coisa" e sobretudo não tenho conhecimentos que só poderiam ser adquiridos num curso de Arquitectura.
    Visto que resido no interior do país e por ser um projecto "pequeno" ser-me-à um pouco difícil fugir a entrega do projecto a um gabinete de projectos. E do que tenho lido neste fórum, a qualidade paga-se, o resto é uma questão de sorte...

    De qualquer modo, pedi e pedirei ajuda, não para ser eu a fazer o projecto da minha casa, mas para poder poder abrir cada vez mais as minha ideias para um dia chegar ao Arquitecto (ou lá o que for...) e ser eu a dizer a ele como quero a minha casa e não o contrário.

    Mas uma vez agradeço a atenção despendida.

    Cumprimentos
    Somdigital
    •  
      FD
    • 14 abril 2008

     # 4

    Colocado por: somdigital
    Cada vez compreendo mais a importância do uso dos serviços de um arquitecto em vez de um engenheiro ou desenhador. E o Sr. ajudou-me a ver isso. Decididamente não tenho grande jeito "prá coisa" e sobretudo não tenho conhecimentos que só poderiam ser adquiridos num curso de Arquitectura.
    Visto que resido no interior do país e por ser um projecto "pequeno" ser-me-à um pouco difícil fugir a entrega do projecto a um gabinete de projectos. E do que tenho lido neste fórum, a qualidade paga-se, o resto é uma questão de sorte...

    De qualquer modo, pedi e pedirei ajuda, não para ser eu a fazer o projecto da minha casa, mas para poder poder abrir cada vez mais as minha ideias para um dia chegar ao Arquitecto (ou lá o que for...) e ser eu a dizer a ele como quero a minha casa e não o contrário.

    Há para aí uma serie de ditados que diz que "o barato sai caro". Ora, eu pessoalmente, depois de tudo o que tenho lido por aqui, preferia tirar uma divisão ou torná-la mais pequena e ficar com um bom projecto e um bom acompanhamento em obra...
    Se fizermos conta aos 750€/m2 para construção e a um custo de 5000€ para o projecto isso quereria dizer uma casa 7m2 mais pequena... ;)
 
0.0129 seg. NEW