Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Já acompanho o fórum há algum tempo e hoje decidi inscrever-me e expor uma situação que tenho.

    Tenho uma casa na qual estou a ver se faço uma recuperação.

    A casa é antiga, com paredes exteriores de pedra e interiores em tabique. Pedra de 50/60. Com uma parede meeira.

    Em cerca de 40m2 da casa o piso é em madeira. Soalho e vigamento de madeira, com cave por baixo.

    Acontece que o vigamento e o soalho está desgastado e com algumas irregularidades, pelo que estou a ver soluções pouco invasivas para fazer reforço dessa estrutura.

    Como o vigamento está um pouco desgastado um senhor da construção civil que me foi ver o local disse-me que a melhor solução seria colocar uma perfil de ferro heb 100, transversal às demais, ajudando assim a suportar e a reduzir o esforço do vigamento de madeira. Os perfis de ferro para não serem introduzidos na parede seriam colocados em colunas que se fariam para o efeito na cave.

    Como não entendo muito disto gostaria de saber a opinião dos foristas. Parece uma boa opção ? Desvantagens?

    Ele falou em colocar 3 desses perfis. 1 em cada ponta e um +- no meio.

    Isso não retira demasiado peso das paredes? Porque penso que o esforço passaria quase todo para os perfis, que estariam apoiados nas colunas, no chao. Isto nao colocaria as paredes em risco? Elas estão em ótimas condições, mas não sei se as vigas de madeira tem função de estabilização das paredes. A diminuição da carga e do esforço nelas exercido não diminuiria a segurança do imóvel?

    Antecipadamente grato.
  2.  # 2

    Bom dia.

    Sugiro alguma prudência na inclusão de novos elementos "pesados" sobre a estrutura existente.

    Sem conhecer pormenores do seu projeto, parece-me que a sua leitura está correta - é arriscado sobrecarregar as paredes ou pilares que não sabe se estavam dimensionados para essa carga adicional.

    Se as vigas de madeira estavam com caruncho, trate-as ou substitua-as por outras de secção idêntica mas em madeira lamelada colada (exemplo).
    Desta forma garante que não está a adicionar carga relevante à estrutura existente e aumenta a resistência do pavimento.

    Não obstante tudo isto, caso alguém lhe garanta que os pilares e fundações aguentam bem o peso nos novos perfis metálicos, a solução proposta pelo seu contacto é válida e correntemente executada.


    Cumprimentos,
    Pedro Sarmento
    919814514
 
0.0088 seg. NEW