Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Comprei recentemente um apartamento que tem um problema que honestamente não esperava. Estou no 3º andar de um prédio em que no rés do chão existe um minipreço, partilhado entre este prédio e um dos adjacentes. Comecei a reparar que por vezes quando estou no sofá sinto uma vibração de baixa frequência mas um pouco incomodativa. Se me encostar às janelas da sala também sinto isso de forma bastante mais notável.

    Tive a tentar perceber com vizinhos de onde vinha a vibração entre maquinas e etc e não cheguei a nenhuma conclusão, a não ser que venha do prédio adjacente. Nao existem também motores de ar condicionado no prédio (mas mais uma vez, pode haver num adjacente).

    Esta vibração por exemplo hoje está notável desde meio da tarde e se for ao local sinto-a mesmo por exemplo agora (1 e meia da manha). Nao me parece também que ela tenha estado sempre presente, já estou cá há 5 semanas e teria notado mais cedo.

    Quando abro a janela e vou para a varanda não sinto a vibração, no entanto há o barulho bastante audível, também de baixa frequência, das máquinas de refrigeração do minipreço.

    O vizinho por baixo de mim nao é muito comunicativo e rabugento portanto não posso saber se a mesma coisa é notável em casa dele. Posso no entanto ainda tentar ir ao do 1º andar a ver se também sente, que ainda não tentei falar.

    A questão é então a seguinte:

    Acham que esta vibração é causada pela máquina em questão ou estou a olhar para o sitio errado?

    Caso seja causado pela máquina como abordavam isto? Existem leis que possam ajudar? Tento ir de boa fé lá esclarecer o ponto? Tento ir pelo condomínio? O minipreço tem um ar relativamente degradado e não me surpreenderia se tivéssemos a falar de maquinas com os seus 20 ou 30 anos. O prédio é de 1972 portanto o isolamento acústico é também nao existente.

    Não sei muito o que fazer e sei que é mau ser a pessoa que acabou de chegar e quer mudar algo, mas honestamente sou muito sensível com barulho e é mesmo algo com que não estava a contar.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Fale com o condomínio primeiro e peça um estudo de ruído e vibrações.

    Vá a casa de vizinhos ver se também sentem o mesmo

    É muito normal ser das máquinas de um supermercado pois trabalham quase 24h e pode ter os apoios anti vibraticos ressequidos

    Fale também com a gerência do supermercado e aborde a situação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelis
    • imo
    • 9 novembro 2020

     # 3

    Tive um problema exatamente igual, a vibração era causada pelo compressor de uma arca congeladora ou frigorífica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelis
  3.  # 4

    Obrigado pelas respostas.

    Estranhamente hoje quando acordei o barulho ja tinha desaparecido.

    Fui ao vizinho do primeiro andar, e é uma senhora velha surda que nem uma porta. Quando finalmente percebeu o que eu estava a perguntar disse "não, eu não oiço barulho nenhum", que parece-me expectável naquela situação. As restantes parcelas não me parece que valha a pena tentar ir falar dado não estarem completamente na vertical.

    Fui ao minipreço e falei com o gerente, diz que não fizeram nada de diferente nos últimos dias e que portanto não sabe ao certo como me ajudar. Fiquei de voltar a tentar falar com ele num momento em que a vibração esteja presente. Disse no entanto inclusive que o ar condicionado deles está avariado à mais de um ano (que também não me parece muito correcto...).

    E pronto é isto. Vou tentar ver se encontro algum padrão dado que continuo a achar que é do minipreço, e ser algo causado por uma arca estar mais cheia ou algo do género, mas sem estar a acontecer é difícil de mostrar também. É também esperar que seja uma exceção e não algo comum.
  4.  # 5

    Casi de certeza deve ser algum equipamento associado à refrigeração por estar a funcionar durante a noite, ou porventura um equipamento de lavar/limpar/encerar.

    Quanto mais importância dará ao barulho, mais incomodativo este se irá tornar com o tempo ( é o efeito psico-acústico associado ao barulho ).
    Menciona a data de construção do imóvel de 1972, anterior à regulamentação técnica publicada sobre o efeito [ uma síntese dos textos http://www.oern.pt/legislacao/71/regulamento-dos-requisitos-acusticos-dos-edificios )
    O estabelecimento comercial tendo alvará de utilização, e não vivendo imediatamente por cima da loja comercial vai ser complicado fazer pressão.
    Hoje em dia para construções novas grande parte das câmaras aceitam um termo de responsabilidade do estudo apresentado, sem depois serem feito verificações in situ como previsto no regulamento.
    FYI não irá encontrar o termo de "vibrações" per si nos textos de lei, mas sons de condução aérea e sons de percussão ( quem realiza os ensaios técnicos costumam chamar ao equipamento de percussão máquina de martelinhos ).
    Pode pensar em fazer um estudo, é caro e pode ser estéril se não souber a real fonte da incomodidade, e for medir quando esta estiver desligada.

    Pense em adoptar novos hábitos para atenuar o efeito sentido.
  5.  # 6

    Obrigado pela resposta, entretanto esqueci-me de actualizar o tópico.

    Já encontrei a fonte, era o desumidificador da vizinha de cima. Ofereci-lhe um recorte daqueles tapetes que se vendem no leroy para por por baixo da máquina de lavar e o barulho desapareceu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, BoraBora, ClioII, desofiapedro
 
0.0113 seg. NEW