Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Necessito de repressurizar a caldeira (Beretta Ciao), mas não tenho conseguido encontrar um técnico livre. Pelo que entendi, é necessário rodar a válvula de enchimento, mas não tenho a certeza de qual seja.

    Alguém me pode indicar como reestabelecer a pressão?

    Obrigada
      IMG_3897.jpeg
  2.  # 2

    já pesquisou... pelo manual tecnico da caldeira?
    Não tem um manual consigo?
  3.  # 3

    Só a válvula da esquerda parece estar "meio-fechada" as outras parecem abertas.
  4.  # 4

    Infelizmente não tenho manual, pesquisei online mas os que existem apenas têm esquemas do funcionamento interno.
    O manual mais próximo que encontrei, está em italiano, mas indica que a válvula de enchimento é a número 18, que parece que a minha não tem. Mas não tendo certezas de nada, achei melhor não tocar.
      Capture2.JPG
  5.  # 5

    A torneira de enchimento é aquela em latão, com veio facetado e base hexagonal junto à segunda torneira a contar da direita. Falta-lhe é o manípulo. Talvez com um alicate de pressão. Cuidado para não dar pressão a mais. Eu tipicamente acerto entre 1.2 e 1.4 bar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquelsp
  6.  # 6

    A torneira de enchimento é aquela em latão, com veio facetado e base hexagonal junto à segunda torneira a contar da direita. Falta-lhe é o manípulo. Talvez com um alicate de pressão. Cuidado para não dar pressão a mais. Eu tipicamente acerto entre 1.2 e 1.4 bar.


    Obrigada! Mas tenho receio de que tenham tirado o manípulo por terem desconectado o loop de enchimento, pois tenho um tubo pendurado sem ligação (o segundo tubo, que parece silicone, com ligação dentro da caldeira), mas não sei se será por aí. Na realidade acho que ambos os tubos de "silicone" estão soltos numa das pontas.
  7.  # 7

    esses tubos de silicone parecem para alívio da água em caso de sobrepressão (i.e., a caldeira deita alguma água fora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquelsp
  8.  # 8

    Consegui entretanto um técnico, que me disse exactamente o mesmo - os tubos de silicone são de alívio de sobrepressão, a torneira de enchimento era aquela a que lhe faltava o manípulo. E por uma visita e um mero manípulo novo paguei mais de 100€ 😫😤. Serviu para descargo de consciência, mas de futuro, vai a alicate!

    Obrigada a todos os que participaram.
 
0.0115 seg. NEW