Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    estava a fazer uma limpeza ao meu recuperador de calor para começar a minha queima deste ano quando me apercebi que no seu interior está com bastante ferrugem. Sou bastante distraído, mas acho que isto aconteceu do ano passado para este, sendo que o recuperador já tem pelo menos 10 anos de uso.

    Nestas situações como devo proceder? Posso ligar na mesma a lareira ou não o devo fazer? Há algum perigo?

    Aproveito a oportunidade para colocar outra questão. Para uma obra de remoção de lá de dentro da hotte, abertura de rasgo em baixo para o calor circular(em cima já tem) e possível reparação desta história da ferrugem (se for reparável), existe alguma referência na zona do Porto?
    Obrigado
      IMG_20201107_122244.jpg
      IMG_20201107_122236.jpg
      IMG_20201107_122227.jpg
  2.  # 2

    Isso parece apenas superficial.
    Tente "espetar" uma chave de fendas a ver se lasca alguma coisa, mas não me parece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  3.  # 3

    Esse é dos bons.

    A ferrugem é superficial ou já corroeu o aço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpiresIsso parece apenas superficial.
    Tente "espetar" uma chave de fendas a ver se lasca alguma coisa, mas não me parece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nunofb


    Obrigado pela ajuda.

    Usei uma chave de fendas para "raspar" e sai uma camada superficial, mas parece mais sugidade ou cinza acumulada.
    Tentei espetar a chave de fendas em várias superficies e o "som" parece bastante sólido.
    Concordam com este comentário: rjmpires
      IMG_20201111_190329 (1).jpg
  5.  # 5

    Colocado por: PoisÉEsse é dos bons.

    A ferrugem é superficial ou já corroeu o aço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nunofb


    Não sei se está a gozar ou a falar a sério. :)
    Eu estou satisfeito tendo em conta que o uso há bastantes anos, mas não sei o tempo de vida destas coisas. A maior parte das pessoas que conheço só os têm para decoração. :)

    Não faço ideia se já corroeu o aço. Não percebo nada disto, por isso é que tentei ver se alguém me consegue ajudar sem ter de recorrer a um profissional.

    Obrigado.
  6.  # 6

    Isso ainda dura uns bons anos!
    Possivelmente as ultimas lenhas que queimou não estavam bem secas e oxidou a superfície do metal, mas parece bastante sólido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  7.  # 7

    Lenha para dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  8.  # 8

    Isso quer é calor!!!
    Está como “novo”.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  9.  # 9

    isso da ferrugem é normal, nao se preocupe. o meu pai tem um recuperador com mais de 15 anos e sempre teve ferrugem.

    em relação a abertura de lado na hotte, isso não é difícil fazer, eu próprio fiz na minha a uns anos atrás.
    como é a hotte? tijolo, pladur? pedra?

    para retirar a lã é que pode ser mais complicado, no meu caso consegui retirar a lã sem remover o recuperador, apenas tirei a parte frontal do recuperador. Tente ver atraves da grelha de cima a quantidade de lã que tem dentro da hotte

    veja logo no inicio do meu post
    https://forumdacasa.com/discussion/32233/1/melhorar-rendimento-recuperador-de-calor-novo-recuperador-pag6/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunofb
  10.  # 10

    Colocado por: fsilva106isso da ferrugem é normal, nao se preocupe. o meu pai tem um recuperador com mais de 15 anos e sempre teve ferrugem.

    em relação a abertura de lado na hotte, isso não é difícil fazer, eu próprio fiz na minha a uns anos atrás.
    como é a hotte? tijolo, pladur? pedra?

    para retirar a lã é que pode ser mais complicado, no meu caso consegui retirar a lã sem remover o recuperador, apenas tirei a parte frontal do recuperador. Tente ver atraves da grelha de cima a quantidade de lã que tem dentro da hotte

    veja logo no inicio do meu post
    https://forumdacasa.com/discussion/32233/1/melhorar-rendimento-recuperador-de-calor-novo-recuperador-pag6/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nunofb


    É tijolo.

    Tem só uma abertura/grelha em cima que eu tapei. Olhando lá para dentro aquilo tem lã à volta do tubo presumo. Só se vê lã. Presumo que vá até ao recuperador propriamente dito. Tapei a grelha em cima porque não fazia convecção por não ter a entrada de ar em baixo e única coisa que saia dali eram particulas que não interessam.

    Acho que o procedimento passa por partir o tijolo imediatamente acima do recuperador, extrair o que tem lá dentro e fazer um rasgo lateral. Mas não sou entendido. :)

    Acho que a parte mais complexa desse trabalho é tapar o buraco e fazer o acabamento. Acredito que se fosse pladur a coisa fosse mais fácil e não faltam tutoriais online de como tapar um buraco de pladur.

    Obrigado.



    Neste momento o recuperador so irradia calor e faz a convecção pelas grelhas frontais.
  11.  # 11

    tem lã á volta do tubo dos fumos??
    consegue colocar aqui uma foto do interior.
    para retirar a lã pode não ser preciso partir a parede de hotte por cima do recuperador, depois fica sempre a notar-se o remendo.
    Outra opção seria tirar o recuperador fora, ou então fazer o tal buraco nas laterais da hotte.
    como é a sua hotte? por colocar uma foto ?
 
0.0171 seg. NEW