Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu ando a "estudar" a hipótese de colocar torneiras termostáticas inteligente/sem fios (zigbee talvez) e depois gestão centralizada (com HA talvez)
    • SrR
    • 13 novembro 2020

     # 22

  2.  # 23

    Colocado por: LrLisboaCada cabeça termóstatica 79€,vamos considerar 10 radiadores, 790€


    Esses preços caiem uns 50% nos black fridays. É estar atento.
    Já tenho duas weather stations + modulos internos extra, e o termostato e nunca paguei o preço de tabela.

    E nem sempre a Amazon compensa nos produtos deles, já os vi mais baratos na própria store.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  3.  # 24

    Colocado por: SrREsses equipamentos nunca se irao pagar, se for pelo ROI nunca será opção este tipo de equipamentos, servem sim para dar mais conforto e optimização dos diferentes espaços a climatizar.


    Conforto consegue-se na mesma com cabeças normais, aliado a um crono usando a programação diária e semanal consegue-se a poupança.
    Daí que o ROI me parece mais importante neste caso, é só esse o meu ponto.
    • SrR
    • 13 novembro 2020 editado

     # 25

    .
  4.  # 26

    Colocado por: hangasOra o ROI :)

    É obviamente um factor, nem que seja para me justificar a compra a mim mesmo (e à patroa, se bem que ela já está habituada a eu comprar todo o tipo de gadget e até achou piada quando comprei um FLIR)

    Anyway, eu acho que em 2 ou 3 anos (invernos) sou capaz de ter o break-even.


    A lógica? Um termostato com calendário custa uns+/- 30Eurcomo tal o custo real do smart é apenas a diferença para o upgrade.

    Isto porque não ter termostato nenhum, mesmo que com cuidado manual e uma gestão criteriosa das torneiras acaba por não funcionar. Seja por preguiça, esquecimento, etc.


    Mesmo com um crono, e tentando programar em função da rotina há sempre o problema de gerir as torneiras manualmente, mais uma vez a preguiça e esquecimento levam a que esteja a aquecer areas que não interessam na altura, como os toalheiros, por exemplo.

    Ou durante a tarde num fim de semana, estamos na sala não me interessa muito os quartos, mas 1h hora antes de ir para o quarto, se calhar quero inverter (de preferência automaticamente ou manualmente sem me levantar)

    Se só precisar de um radiador, mas tiver dois ligados (na divisão de não interessa) não o usar representa menos 50% de energia dissipada (não é assim tão linear, porque as divisões não são estanques, mas anda por ai perto) e a caldeira vai fazer mais ciclos de queima pois a agua de retorno volta mais fria mais rapidamente.

    Outra coisa que dá jeito com a ligação internet, é que no crono uma pessoa introduz a rotina, e ele segue cegamente.
    Se por acaso decidimos ir jantar fora numa sexta-feira, ou ir jantar aos sogros a meio da semana aquilo ia estar a queimar sem necessidade. Desta forma tenho a hipótese não só controlar à distancia, mas também configurar de forma a que ele não ligue se pelo menos um de nós não estiver perto de casa, ou diferir o aquecimento para quando pela localização estivermos a chegar.

    Mas o ganho em euros depende muito a dinâmica da casa, e da rotina de cada um.


    1st world problems, certamente :)



    A titulo de exemplo, no primeiro inverno depois de comprar a casa, e os meus vizinhos lá demos uso ao aquecimento pela primeira vez. A meio do inverno já andava pessoal a queixar-se de ter pago 300Eur de gás, certamente por não saber utilizar sequer o termostato mecânico que vinha com a casa.

    Eu dei-me ao trabalho de o calibrar, pois como aquilo não é para eles os técnicos metem a rodinha com os graus em qq posição, e induz as pessoas em erro. Eu com um uso razoável para ter conforto pagava em média 50-60 Eur a mais de gás.

    Ainda assim era ineficiente, pois ocorriam com frequência picos de sobre-aquecimento e outros de desconforto, quando o ideal e que aquilo esteja sempre a tentar manter a temperatura exacta, fazendo queimas de poucos segundos apenas para repor a temperatura de circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LrLisboa,agatapm



    Boa tarde,

    Obrigada por este comentário.

    Tenho caldeira Roca R-30/30F para aquecimento de águas e para radiadores e toalheiros. Ainda não utilizei o aquecimento central com algum receio da conta ao final do mês. Quando me mudei, a empresa que fez o arranque da caldeira, desbloqueou os radiadores e deixou-os abertos (aconselhou-me a não fechar as torneiras) e falou-me de um termostato wifi que iria ser óptimo para controlar a temperatura e a conta no final.

    Sei que o aparelho ronda os 230€ e queria perceber se compensa mesmo o investimento?

    Para já não vou precisar de usar alguns dos radiadores mas ao fechar tenho receio que fiquem bloqueados. Alguma dica ou algum aparelho que possa ajudar nesta questão do controlo de cada radiador?

    Peço desculpa desde já pelas perguntas mas este é todo um novo mundo em que estou a tentar entrar. Obrigada.
  5.  # 27

    as torneiras são termoestaticas?

    em relação ao controle da caldeira por, por exemplo usar um shelly 1 para fazer o acionamento da caldeira e o shelly h&t para medição de temperatura.
    ps: o shelly 1 com o add-on de sensores pode fazer tudo no mesmo
  6.  # 28

    Colocado por: manelvcas torneiras são termoestaticas?

    em relação ao controle da caldeira por, por exemplo usar um shelly 1 para fazer o acionamento da caldeira e o shelly h&t para medição de temperatura.
    ps: o shelly 1 com o add-on de sensores pode fazer tudo no mesmo


    Isso é num cenário de termostato on/off. Os cronotermostatos modulantes têm vantagens, mas claro são mais caros. E também depende da caldeira.
  7.  # 29

    cronotermostatos modulantes para si são aqueles que dão para fazer uma calendarização semanal/diaria/horaria?
  8.  # 30

    Se não estou enganado há termostatos on/off que desligam o aquecimento a determinada temperatura e voltam a ligar quando desce.
    Os modulantes ajustam a potência da queima de modo a tornar a amplitude de oscilação de temperatura menor.

    A função crono controla a temporização/calendarização e a função modulante controla a potência
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 31

    Colocado por: manelvcas torneiras são termoestaticas?



    Sim, são. Tem controlo de 1 a 5.
    As minhas (burras) questões são:
    1- Fazer apenas a ligação do aquecimento na caldeira e fazer o controlo em cada radiador será um grande custo, correto?
    2- O termostato sem fios iria ajudar no controlo da temperatura e no controlo da conta, correto? Vale o investimento (cerca 230€)?
    3- O funcionamento do termostato é ligar a caldeira, controlar a temperatura e quando chega à temperatura correta desliga a caldeira, certo?
    4- Devo desligar os radiadores que não forem necessários ou regula-los para 1 para que a água possa circular e não provocar entupimento futuro ou ar no radiador?

    Obrigada!
 
0.0183 seg. NEW