Iniciar sessão ou registar-se
    • klober
    • 8 novembro 2009 editado

     # 1

    necessito de adquirir - de caracter urgente - a licença de utilização para uma loja num centro comercial.
    gostava de saber quais os honorários do arquitecto associados a esse processo.
    alguém sabem?
  1.  # 2

    quer a licença de utilização? ou o projecto também?
    veja primeiro que requisitos pede a câmara para obter a licença.
  2.  # 3

    klober
    Isso é em Portugal?
    É que eu pensava que as lojas dos Centro Comerciais não precisavam de licenças de utilização individuais, porque a licença é atribuida a TODO o Centro Comercial.
  3.  # 4

    É um centro comercial antigo e cada loja é uma fracção, o que faz com que cada uma precise de licenças de utilização individuais.
    É necessário dar entrada na câmara um processo de "autorização de utilização para actividade e emissão de alvará", que engloba além de elementos tipicos de informação urbana - planta de localização, ordenamento, condicionantes e topográfica - também tem que se apresentar uma avaliação acústica, certificado de inspecção da rede de gás e certificado que avalie o desempenho energético e da qualidade do ar interior da fracção em questão.
    Por fim, tem obviamente que ser assinado por um arquitecto. Admitindo que fica a cargo do arquitecto tratar de tudo isto, inclusive sub contratar entidades responsaveis para os parametros técnicos acima referidos, gostava de saber quanto é que levará o arquitecto por este trabalho?
    • naar
    • 9 novembro 2009

     # 5

    E acho que ainda faltará aí uma inspecção dos bombeiros!
  4.  # 6

    Luís. o CC pode ter uma licença de utilização global, mas as actividades enquadradas pelo DL 234 e 259/2007 precisam de uma licença específica. Que obriga a projecto de arquitectura, SCIE, avaliação acústica e, eventualmente, águas e esgotos, estabilidade, etc. Coisa para 1000 a 2000€, conforme a zona do país. E há câmaras a cobrar uns 750€, só em taxas
  5.  # 7

    Precisa de uma licença de utilização de que? Onde fica o Centro Comercial?
 
0.0119 seg. NEW