Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,
    estou a pensar remodelar a cozinha e wc.
    estou a ponderar aquecimento a gaz ou eletrico
    se for electrico penso por termoacumulador e fogao de inducao, mas terei q aumentar a potencia do quadro
    se for a gaz penso renovar a tubagem do gaz com parte embutida na parede e parte á vista.
    agora a questao?
    a tubagem á vista do gaz pode ser protegida por calha plastica do tipo legran 60x40,
    ou tem q ser obrigatoriamente aquela metalica?

obrigado desde ja aos que ajudarem
  2.  # 2

Colocado por: lx_gadjeteletrico
  3.  # 3

Quando diz gás, é gás natural?
    No meu caso optei por gás natural para aquecimento (central e AQS), mas placa de indução pela facilidade de limpeza.
    Tendo por base a minha experiência atual e anteriores, os preços do gás natural neste momento são imbatíveis.
  4.  # 4

Colocado por: lx_gadjeta tubagem á vista do gaz pode ser protegida por calha plastica do tipo legran 60x40,

depois da certificação da instalação, faz como quiser.

Se é em Lisboa.. aquecimento a gas!? de quê do apartamento... eu não acho vantajoso.

Se conseguir aumento de potencia para 5.75 ou 6.9kVA monofásico, meta tudo a electrico que chega e sobeja. é um descanso.
  5.  # 5

estou a falar de aquecimento de agua para banhos, e de fogao para a comida.
    agora se faço tudo a gaz ou a electricidade.......?????

em relacao á tubagem de gaz a vista, tem obrigatoriamente q ser protegida por calha metalica???
    só assim é q é se tem o termo de responsabilidade do instalador???
    pergunto porque a nivel estetico fica um pouco feio...
  6.  # 6

gaz natural ,lx ,apartamento
  7.  # 7

depois da certificação da instalação, faz como quiser.

Mas depois existem as inspeções periódicas obrigatórias da instalação do gás, logo também não convém inventar muito.

É verdade que o preço do gás natural é mais barato do que o da eletricidade, mas também existe a parte da sustentabilidade e do compromisso em usar mais energias renováveis. Se vai fazer uma remodelação, se calhar era de pensar em numa solução menos dependente das energias fósseis, e ver se por acaso até tem condições de elegibilidade nos programas de apoio de edifícios mais sustentávei.
  8.  # 8

se está a remodelar, tem de ficar com parte da rede de gás à vista dentro do fogo, porque motivo?

eu acho muito mais pratico e seguro ter tudo electrico.
    Claro está que ter um esquentador tem as suas vantagens... teoricamente nunca acaba a agua quente..
    quantas pessoas terá a casa?
    Qual a idade do predio?
    qual a potencia electrica actual?

0.0133 seg. NEW