boa noite, estou a pensar remodelar a cozinha e wc. estou a ponderar aquecimento a gaz ou eletrico se for electrico penso por termoacumulador e fogao de inducao, mas terei q aumentar a potencia do quadro se for a gaz penso renovar a tubagem do gaz com parte embutida na parede e parte á vista. agora a questao? a tubagem á vista do gaz pode ser protegida por calha plastica do tipo legran 60x40, ou tem q ser obrigatoriamente aquela metalica?
Quando diz gás, é gás natural? No meu caso optei por gás natural para aquecimento (central e AQS), mas placa de indução pela facilidade de limpeza. Tendo por base a minha experiência atual e anteriores, os preços do gás natural neste momento são imbatíveis.
estou a falar de aquecimento de agua para banhos, e de fogao para a comida. agora se faço tudo a gaz ou a electricidade.......?????
em relacao á tubagem de gaz a vista, tem obrigatoriamente q ser protegida por calha metalica??? só assim é q é se tem o termo de responsabilidade do instalador??? pergunto porque a nivel estetico fica um pouco feio...
depois da certificação da instalação, faz como quiser.
Mas depois existem as inspeções periódicas obrigatórias da instalação do gás, logo também não convém inventar muito.
É verdade que o preço do gás natural é mais barato do que o da eletricidade, mas também existe a parte da sustentabilidade e do compromisso em usar mais energias renováveis. Se vai fazer uma remodelação, se calhar era de pensar em numa solução menos dependente das energias fósseis, e ver se por acaso até tem condições de elegibilidade nos programas de apoio de edifícios mais sustentávei.
se está a remodelar, tem de ficar com parte da rede de gás à vista dentro do fogo, porque motivo?
eu acho muito mais pratico e seguro ter tudo electrico. Claro está que ter um esquentador tem as suas vantagens... teoricamente nunca acaba a agua quente.. quantas pessoas terá a casa? Qual a idade do predio? qual a potencia electrica actual?