Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Os dois radiadores do aquecimento central que tenho na sala de casa, estão constantemente frios pela metade. Por mais que faça a chamada “purga” e aqueçam por inteiro, basta desligar de um dia para o outro para voltarem ao mesmo.

    Dos vários radiadores da casa, só acontece isto nestes dois.

    Qual pode ser a causa?
    Como resolver?

    Obrigado
  2.  # 2

    Haverá alguma obstrução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniopmfs
  3.  # 3

    Não sei mesmo. Quando faço a purga, ficam a trabalhar a 100%.
    Mas basta desligar o aquecimento na caldeira durante umas horas para voltar ao mesmo...
  4.  # 4

    Certamente a valvula da torneira esta presa. Por vezes, em alguns invernos, acontece-me isso.

    Basta desapertar a torneira/regulador, tirar mesmo para fora, depois é possivel ver um espigao e com a ajuda de um alicante de pontas empurra-se para dentro e para fora até soltar o espigao. Este espigao tem um curso de 5 a 10 milimetros. Nao vale a pena insistir mais porque podemos danificar.

    Antes de voltar a por a torneira, deixa-la na posiçao toda aberta, pois se tiver na posiçao fechada, ao enroscar a torneira, esta vai voltar a empurrar o espigao para a posiçao fechada e mesmo abrindo a torneira, o espigao nao volta a abrir.

    Eu recomendo até ligar o aquecimento central com o espigao todo para fora, mesmo antes de por a torneira, e verificar que o radiador esta todo a aquecer.

    Existem uns produtos porreiros para tirar o calcario do circuito dos radiadores.

    E muito importante, no verao deixar todos os radiadores abertos, nunca os fechar. Isto é um erro comum e estes pequenos gestos ajudam na longevidade dos componentes nos radiadores.
  5.  # 5

    Pode tambem fazer uma circulaçao forçada nos radiadores com os sintomas, apos verificar que realmente o espigao esta bom.

    Fechar todos os outros radiadores bons, e deixar aberto apenas o radiador com o problema durante umas horas, e depois abrir progressivamente todos os outros.

    Se verificar que continua a ter problemas entao pode ser um caso de perda de carga e o sistema pode tar com uma tubagem mal dimensionada/obstruida ou com pouca pressao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniopmfs
  6.  # 6

    Testei a segunda opção, da circulação forçada só nos radiadores com problemas, e a coisa não se alterou: hoje de manhã voltei a ligar o aquecimento e eles tornaram a só aquecer metade...
    Vou tentar a primeira opção mais logo.

    Obrigado pelas dicas.
  7.  # 7

    Muito obrigado, Nostradamus!
    A opção de retirar a torneira e soltar o espigão funcionou!
    Impecável mesmo!
 
0.0106 seg. NEW